A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo termina nesta sexta-feira (14). Com o fim do período de vacinação de crianças de 1 a 5 anos, Três Pontas está na lista das cidades das cidades que ultrapassou os 95%, percentuais determinados pelo Ministério da Saúde. O município atingiu 96%, depois de muita insistência e busca pelo público alvo. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde Lara Miranda da Silva, afirma que foi preciso reforçar o comunicado sobre a vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantis e nas escolas.

Nem mesmo após realizar o segundo Dia D de Vacinação foi suficiente para conseguir vacinar todas as crianças que precisavam. A principal dificuldade em atingir a meta, foi mesmo o desinteresse e a resistência de pais e responsáveis pela vacina.

Casos de sarampo

Até 10 de setembro, 1.673 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.326 casos e 7.738 em investigação, e em Roraima com o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

Alguns casos isolados foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará. Até o momento, no Brasil, foram confirmadas oito mortes por sarampo, quatro em Roraima e quatro no Amazonas. (Com informações da Agência Brasil)

COMPARTILHAR

Comentários