Três Pontas evoluiu para a onda verde, do Programa Minas Consciente. A notícia foi divulgada pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), em sua página em uma rede social, junto com o provedor da Santa Casa de Misericórdia Michel Renan Simão Castro.

O gestor disse que a mudança era muito esperada por todos, já que o programa orienta o funcionamento dos comércios e serviços nas cidades de Minas Gerais durante a pandemia. “O resultado é fruto de muito trabalho que vem sendo feito com apoio e parceria com a Santa Casa”, ressaltou o prefeito. Já o provedor, acrescentou que o trabalho está sendo bem feito inclusive no número de testagem realizada para detectar a Covid-19, que é acima do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A onda verde, segundo o Governo de Minas, é a fase mais avançada do Minas Consciente, e prevê o retorno de atividades escolares, abertura de parques, cinemas, zoológicos, museus e a realização de shows em bares.

Em nota, a Prefeitura destacou que o avanço é tendo em vista, principalmente, o empenho das autoridades na garantia de atendimento para população local, com o aumento de equipamentos, profissionais e leitos de UTI. Sendo assim, esclareceu por meio da sua Assessoria de Comunicação:

– o rol de estabelecimentos abertos na Onde Verde são estabelecidos pelo
protocolo do Estado de Minas Gerais denominado Minas Consciente, podendo ser acessado por qualquer cidadão através do site Minas Consciente . Mesmo os estabelecimentos liberados pelo protocolo do Minas Consciente deverão para funcionar apresentar Plano de Contenção do COVID-19 na Vigilância Sanitária Municipal, e, apenas após a autorização expressa da autoridade máxima sanitária poderão desempenhar suas atividades comerciais; – as aulas presenciais somente voltarão no Município de Três Pontas após criteriosa e rigorosa análise por parte das autoridades sanitárias locais juntamente com a equipe da Educação (será instituída por Portaria Municipal uma comissão específica para este fim com representantes do segmento).

Enquanto não forem definidos por esta comissão protocolos de contenção do vírus para cada estabelecimento de ensino público ou particular que garantam a segurança no retorno às aulas para professores, colaboradores da educação, alunos, e familiares, e que não haja risco de aumento exponencial no contágio pelo Coronavírus, seja na rede pública ou privada, as aulas presenciais permanecerão suspensas em Três Pontas.

Vale ressaltar que a partir do momento que o município de Três Pontas foi
obrigado por decisão judicial a aderir ao Programa Minas Consciente, a
Prefeitura não possui mais autonomia para decidir sobre a reabertura ou fechamento de estabelecimentos comerciais. No tocante aos estabelecimentos de ensino, o próprio Estado de Minas Gerais estabeleceu à necessidade de oitiva de autoridades locais sanitárias, haja vista que segundo especialistas crianças e jovens podem se tornar vetores de transmissão, acelerando a circulação da pandemia.

COMPARTILHAR

1 Comentário

  1. acorda povo,como podemos aceitar que Três Pontas está avançando com aumento de casos confirmados e morte por covid 19,acho que está na hora do povo acordar e mostrar a verdade para o prefeito e provedor,vamos ser mais transparente e parar de brincar com sentimentos alheio,onde se viu com uma onde crescente de casos confirmados ter coragem de dizer que a cidade está avançando,me desculpe,mas não consigo me calar é muita falta de respeito para com o ser humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here