O governo Zema decidiu prorrogar a vigência da Onda Roxa do programa Minas Consciente até 11 de abril em 13 das 14 macrorregiões de saúde do Estado. A única macrorregião que regridirá para a Onda Vermelha é a Triângulo Norte, primeira a ser inserida na fase mais restritiva do Minas Consciente.

As outras ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI, diz nota do governo de Minas Gerais. A medida se dá na tentativa de conter o avanço da Covid-19, que, na última semana, teve recorde de casos notificados em Minas.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do governo de Minas Gerais. Na última semana, Minas Gerais apresentou aumento de 6,9% no número de casos notificados de Covid-19 e de 8,1% nos óbitos. As medidas são reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê.

Os números de Três Pontas

Considerando a última semana epidemiológica, entre 21 a 27 de março e os 10 maiores municípios em população do Sul de Minas, Três Pontas permanece em 9ª lugar em número da casos e óbitos. Em número de casos o município também continua em 4ª lugar com 5,2 casos para cada 100 habitantes, mesmo percentual de Minas Gerais, mas um pouco acima do Sul de Minas com 4,5%.

Em número de mortes entre os doentes (letalidade) Três Pontas registra 1,8%, sendo a nona entre os dez maiores municípios, mas abaixo do valor da região sul e do Estado de Minas Gerais que tem a marca de 2,1% Em número de mortes por habitante, o município apresenta 9,2 mortes para cada 10 mil habitantes, estando abaixo da região sul e do Estado com 9,6 e 11 óbitos respectivamente.

Na semana terminada em 29 de março, Três Pontas registrou em média 13 casos por dia, nenhuma morte e duas internações. Esses números fazem com que, comparando com os dados de duas semanas antes, o município tenha registrado tendência de crescimento na média semanal com 58% nos casos e 38% nas internações. A boa notícia é que a tendência da média semanal de mortes se manteve estável. Mas, para garantir a diminuição de mortes é preciso conter o surgimento de caso e internações, que apresentam tendência de crescimento, comparando com 14 dias antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here