A queixa é que sempre falta emprego, porém, autoridades tem reconhecido que o maior problema é a falta de qualificação para ocupar as vagas existentes. Em muitos casos, elas ficam disponíveis há vários dias no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Dados divulgados na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) através do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que Três Pontas se destaca desde 2013 na geração de emprego formal, ou seja, com carteira assinada. Nos números do Estado, ela ficou em janeiro em 89ª com 438 admissões. Em junho ela saltou para 2º lugar com 1.240 contratações.

Já em 2014, entre as cem cidades de Minas Gerais com mais de 30 mil habitantes, no período de janeiro a março, Três Pontas só perde para Três Corações que está em 47ª em evolução de empregos formais. A cidade tricordiana gerou nos dois primeiros meses 160 vagas, depois 102 e 104 vagas respectivamente, totalizando 366. Em seguida vem Três Pontas na 48ª posição e a 2ª no sul de Minas. Foram 22 admissões em janeiro, 60 em fevereiro, 105 em março e 81 em abril, através do SINE. Ela ganha de cidades de grande porte, como Alfenas (3ª), Pouso Alegre (4ª), Lavras (7ª), Varginha (9ª), entre outras.

Já no mês passado, em junho, Três Pontas foi a 9ª cidade com 866 admissões. Este número se refere também a todo Estado em municípios com mais de 30 mil habitantes.

Paulo Luis 02Prefeito diz que desemprego em Três Pontas é baixo e que não há porque mudar política de incentivo a industrialização

Para o prefeito de Três Pontas Paulo Luis Rabello (PPS), (foto) a tendência da geração de emprego é de crescimento. Ele comentou em entrevista à Equipe Positiva, que em momento algum o gráfico foi negativo e que hoje o desemprego na cidade é baixo. “Não é o que dizem algumas pessoas de que precisamos mudar a nossa política de incentivo a industrialização. Estamos tanto no caminho certo que estamos gerando muitos empregos diretos, fora os indiretos, como mostram estes dados.

Feliz com a notícia, de que Três Pontas é o segundo lugar em geração de postos de trabalho, a frente de cidades com potencial maior e industrializadas, ele atribui o destaque ao empresariado e empregadores, que não demitiram inclusive com o fechamento do comércio mais cedo aos sábados, as 13 horas, o que segundo Paulo Luis foi  decantado há pouco tempo atrás.

Outro comentário do gestor é que as contratações começaram a partir de fevereiro deste ano, contradizendo que este aumento seria por causa da colheita do café. Os cafeicultores começam a empregar a partir de maio e as rescisões são no fim de agosto e começo de setembro. “Trabalhamos estatísticas e não de ‘achismo’, afirmou Paulo Luis.

O trabalho da Administração para a criação de novas vagas tem sido na ajuda dentro da possibilidade e de forma legal, ao pequeno, o médio e grande empresário, dando subsídios para se expandirem. Sobre a falta de qualificação, ele reforçou que a Prefeitura está junto com a Secretaria do Trabalho e Emprego oferecendo cursos profissionalizantes. A Prefeitura está empenhada em viabilizar outros cursos para sanar o problema da mão de obra qualificada e agilizar a disponibilidade de vagas que ficam em aberto na unidade do SINE.

13 Comentários

  1. Sine de Três Pontas
    – INSTALADOR DE ALARME
    – CORTE E COSTURA
    – VENDEDOR DE SERVIÇOS
    – SOLDADOR
    – SERVIÇOS GERAIS
    – DOMÉSTICA
    – GARÇOM
    – MOTOBOY (CNH A/B)
    – LAMINADOR DE PLÁSTICO
    – OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA
    – CUIDADOR DE IDOSO

    Sine Varginha
    – Agente Multiplicador (sem experiência)
    – Analista Contábil (com experiência)
    – Analista de Custo (com experiência)
    – Analista de Controladoria (com experiência)
    – Analista Químico (Estágio)
    – Auxiliar Administrativo (Estágio)
    – Auxiliar Administrativo (PNE Portador de Necessidades Especiais)
    – Auxiliar de Produção (com experiência)
    – Auxiliar de Manutenção Predial (com experiência)
    – Caseiro (com experiência)
    – Consultor de Vendas (com experiência)
    – Eletricista (com experiência)
    – Empregada Doméstica (com experiência)
    – Estagiário (Estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica ou Mecatrônica)
    – Estoquista (PNE Portador de Necessidades Especiais)
    – Instalador de Alarmes (com experiência)
    – Instrutor de Informática (com experiência)
    – Motorista Carreteiro (com experiência)
    – Oficial de Serviços Gerais (com experiência)
    – Operador de Patrol (com experiência)
    – Operador de Trator de Esteira (com experiência)
    – Representante Comercial (com experiência)
    – Supervisor Comercial (com experiência) CNH B
    – Terapeuta (com experiência)
    – Vendedor de Serviços (com experiência)
    – Vendedor Pracista (com experiência)

    Como diz o Joel Santana, “Equipe Positiva se ta de brinqueichon de mim”

  2. Hummm em junho saltou p segundo, e claro ta no pico da colheita de cafe, faz a pesquisa novamente em setembro pra ver o que vai dar, outro ponto a ser abordado, falta de mão de obra qualificada!!!! Claro que falta o sul de minas ta repleto de cidades onde a prefeitura junto com escolas técnicas capacitam seus futuros trabalhadores para que as industrias la existentes absorvam essa mão de obra q foi tecnicamente qualificada. O PRONATEC exerce esse papel de qualificação da mão de obra. Cidade com um potencial muito menor como, Eloi Mendes, Santana da Vargem, Monsenhor Paulo, São Tomé já tiveram esses cursos com alto índice, de alunos empregados. Bom Senhores governantes de Três Pontas, porque não fazer esses cursos, já que são sem custo a população? Chega de depender desse regime escravocrata, gerado pela colheita do cafe, passou da hora da população trespontana viver bem 6 meses por ano por conta da COLHEITA DO CAFÉ, e os outros 6 meses desempregados ou fazendo algum bico. SENHORES ADMINISTRADORES DE TRÊS PONTAS, INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE E QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA JÁ!!!!!!!!!!!! Chega dos barões do cafe…

  3. Equipe Positiva vocês poderiam mostrar para os leitores do seu site quais são esses empregos que estão há vários dias no Sistema Nacional de Emprego (SINE) por falta de qualificação profissional.
    Quais desses:
    – INSTALADOR DE ALARME
    – CORTE E COSTURA
    – VENDEDOR DE SERVIÇOS
    – SOLDADOR
    – SERVIÇOS GERAIS
    – DOMÉSTICA
    – GARÇOM
    – MOTOBOY (CNH A/B)
    – LAMINADOR DE PLÁSTICO
    – OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA
    – CUIDADOR DE IDOSO

  4. Indústrias tem, mas o que adianta ter e pagar um salario como se paga
    Como um pai ou uma mãe de familia vai sustentar o lar .
    E prq esta faltando pessoas qualificadas? Tres Pontas não tem, não oferece nada de ensentivo são sempre as mesmas coisas não sai desse mundinho (café).
    Conheço pessoas e tenho colegas que saem todos dias daqui pra irem fazer cursos em outras cidades. Faz uma pesquisa na cidade e vê quantas pessoas trabalham e que fazem cursos fora Tres Pontas.
    Depois vem falar de segundo lugar , evolui Tres Pontas

  5. Concordo totalmente com o Alex Oliveira, a questão da tal “qualificação” é muito relativa. O que temos hoje é a necessidade de uma mão de obra mecânica. A mão de obra qualificada, com ensino superior e que gera um salário melhor não tem lugar por aqui. E o Lucas tocou num ponto importante, se é para ter mão de obra barata, onde está o Pronatec? Sei de cidades com menos de 10 mil habitantes que já estão com cursos em pleno funcionamento.

  6. bom seria se fosse mesmo verdade…….outubro,novembro,vamos ver se vai estar assim ,as firmas começam a demitir pq se acaba a campanha ,as colheita do café tbm,e ai vai continuar a empregar mais de 300 pessoas/mensal?

  7. Como sempre, esta administração enganando o povo, divulguem o resultado em jan/2015, pois de jan a dez de 2013, além de não gerar nenhum emprego ainda foram fechados 36 postos de trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here