Fotos: Sandro Mesquita

A cidade ganhou mais ferramenta no combate ao mosquito transmissor da Dengue , o Aedes aegypti. É que a caminhonete da Secretaria de Estado de Saúde chegou na tarde desta sexta-feira (03), em Três Pontas para fazer o fumacê pesado. Ele realiza o procedimento de forma mais rápida.

O trabalho começou a ser imediatamente e os moradores do bairro Padre Vitor foram os primeiros a ver o fumacê pesado na rua. Neste sábado foi seguido um cronograma começando as 5:00 da manhã na região central. A tarde, a caminhonete vai para os bairros Santa Inês, Santa Edwirges e Santa Margarida.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente Marcelo Figueiredo, são feitos a cada período 40 quarteirões, sendo 80 por dia. O fumacê é realizado de 5:00 as 9:00 da manhã e depois das 17:00 as 21:00 horas, todos os dias da semana. Ele precisa ser feito três vezes no mesmo local.

Pela programação do Estado, o serviço será feito durante 9 dias em Três Pontas, podendo se estender, dependendo da disponibilização do material químico utilizado.

Na foto, caminhonete percorre durante a manhã, a Rua Afonso Pena no Centro

Em uma rede social, a Prefeitura informou que o prefeito Marcelo Chaves Garcia e a secretária municipal de Saúde Teresa Cristina se reuniram com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, solicitando o envio do fumacê pesado, já que a Superintendência Regional de Saúde de Varginha havia num primeiro momento não atendido ao pleito, com o argumento que outros municípios necessitariam mais da medida. Após esta visita, o secretário determinou o envio da caminhonete para a tranquilidade da população trespontana.

O fumacê leve feito com duas bombas costais motorizadas, avaliado como o mais eficiente porque entra nos quintais das residências, continua sendo realizado normalmente, o dia todo pelos agentes de controle de endemias. Pelo cronograma, ele vai na próxima semana para os bairros São Gabriel, Ouro Verde, Vila Campos e adjacências.

COMPARTILHAR