A Escola Municipal Professora Nilda Rabelo Reis (Caic), recebeu durante a última semana, o primeiro exame de seleção do Exército Brasileiro, realizado pela Escola de Sargentos das Armas de Três Corações. Entre terça e sexta-feira, os jovens de Três Pontas que se alistaram este ano que acabaram de completar 18 anos, participaram da primeira seleção. Eles foram submetidos a um posto de apresentação, onde ele vai atualizar suas informações, passar por uma inspeção de saúde, odontológica e por fim uma entrevista.

De acordo com o presidente da Comissão de Seleção, Capitão Cleto Martins Barbosa, esta primeira fase de seleção tem o objetivo de selecionar 450 jovens que vão ser incorporados no Exército Brasileiro na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2022. Ela é responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Depois desta bateria de exames, alguns jovens já são dispensados, outros jovens vão receber uma nova data para reapresentação junto a junta do Serviço Militar para dar seguimento à comissão de seleção que vai culminar na incorporação.

Segundo Capitão Cleto, são três as fases de seleção, a comissão inicial, a comissão de seleção complementar e a designação para a Corporação. A ESA tem uma demanda de cerca de 300 recrutas, que são selecionados em Três Pontas, São Gonçalo do Sapucaí, Nepomuceno, Campanha, Cambuquira e Cambuquira, além de Três Corações, cidade sede da Escola, que são coordenadas pela equipe do Capitão. Este é um efetivo chamado variável, isto porque ele oscila de acordo com o ano. Para este ano foram incorporados cerca de 290 recrutas e no próximo ano deve ser alto em torno disso.

Participar do alistamento é importante para fechar o ciclo. É preciso respeitar as datas e adquirir o seu certificado de reservista, até para que o jovem não seja prejudicado nas suas atividades como cidadão. O certificado de reservista ou de dispensa é importante quando o jovem for pleitear alguma vaga de emprego, tirar seu passaporte, a carteira nacional de habilitação, concorrer ao concurso público, ou até mesmo uma vaga em uma faculdade pública.

Na visão do Capitão Cleto, o interesse do jovem hoje em integrar o Exército é maior do que antigamente. As mídias digitais e os meios de comunicação tem divulgado bastante informações a cerca da carreira militar. “O jovem já vem para comissão de seleção já com algumas informações, com ideias prontas sobre o serviço militar. Em Três Pontas a metade deles são voluntários. Eu acredito que a juventude não pode fechar a porta para uma opção de profissão que é a nossa carreira das armas”, disse o Capitão. Para ser incorporado junto ao Exército, existem três formas de ingresso: o concurso público, seja para Escola de Sargentos, ou para a Academia Militar e outros mais. Existe os processos seletivos daqueles cidadãos que já tem curso técnico ou curso superior na área de interesse do Exército e também um serviço militar obrigatório que os jovens podem permanecer até o limite máximo de 8 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here