A 151ª Companhia de Polícia Militar de Três Pontas, foi agraciada com o Prêmio Excelência Profissional, por ser 1º Lugar na Redução do Índice de Crimes Violentos em 2018. A solenidade aconteceu no dia 25 de abril na Universidade Federal de Lavras (Ufla), fez parte das comemorações dos 33 anos na 6ª Região (RPM), que integra 44 municípios e foi realizada pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Geovane Gomes da Silva. Quem recebeu o diploma foi o comandante da Companhia, Capitão Bruno Neves Tavares.

São considerados crimes violentos, o homicídio, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e estupro. Eles provocam na comunidade um enorme sentimento de insegurança.

A redução no geral foi de 38% se comparando com 2017. nas ocorrências de roubo, por exemplo, houve queda de 29,76%. Foram 84 ocorrências registradas em 2017 e 59 em 2018.

Na avaliação de Capitão Bruno Neves, Três Pontas vem mantendo uma situação peculiar, com um planejamento voltado principalmente a questão da análise criminal. A Companhia trabalha com uma sistemática de levantamento da incidência criminal, os principais autores e o mapeamento destas situações. Assim, o planejamento é estruturado para a redução, principalmente da criminalidade violenta que impacta na sensação de segurança das pessoas como um todo.

A redução entre outros fatores, é resultado de um planejamento eficiente, um policiamento orientado para a solução de problemas, colhendo assim resultados expressivos. Também se destaca, a dedicação do policial militar neste combate incessante a criminalidade violenta.

Capitão Bruno também enfatiza que a participação da comunidade é fator primordial no combate a criminalidade. “A população é a mais atingida, sofre direta ou indiretamente seja ela vítima do crime ou mesmo morador da cidade. O crime atinge a forma da segurança objetiva, que é a própria vítima, e, também a segurança subjetiva que é o sentimento da sensação de segurança. O sentimento de tranquilidade e a sensação de segurança é extremamente importante para a comunidade”, reforça o Comandante. A interação com a comunidade é importante porque a sociedade contribui muito com denúncias anônimas, seja com a própria participação dela, ou em projetos sociais, através da participação comunitária, que é de suma importância para qualquer sistema de segurança existente no Brasil.

Três Pontas integra com outros 9 municípios, o 24ª Batalhão com sede em Varginha, que também foi congratulado, por ser o batalhão que obteve a maior redução da criminalidade.

COMPARTILHAR