Os católicos expressaram mais uma vez, a fé na Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida e, os trespontanos que desfrutam de sua denominação na segunda paróquia mais antiga de Três Pontas, se reuniram mais um ano, para pedir a sua benção e proteção.

Desde o dia 03 de outubro, os devotos participaram de sua novena preparatória em três horários de missas e bençãos especiais. Entre os sacerdotes convidados, estavam ex párocos que no passado recente exerceram a missão de pastorear este povo, entre eles, padre Vânis Vieira da Cunha (atualmente em Campos Gerais) e André Rodrigues Villas Boas (em Coqueiral). Amigos que eles deixaram aqui, nas terras do Beato Padre Victor, puderam matar saudades e ouvir a pregação deles com o tema do novenário que foi: “Com Maria, Somos Povo de Deus, Unidos pela Aliança”.

Neste feriado, os fiéis tiveram missas o dia todo na Matriz. As 10 horas, a  solene foi presidida pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo pároco padre Alexandre Mancilha. Este é o primeiro ano dele a frente da festa no município e demonstrou sua alegria e satisfação em ver a participação popular das pessoas na Igreja. Antes de vir para Três Pontas, Alexandre era pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Três Corações.

Dom Pedro durante homilia ressaltou a melhora da situação da pandemia, bem melhor que ano passado, resultado da providência, seguindo as regras sanitárias e a própria ciência médica, que possibilitou que este encontro da festa fosse um pouco melhor que em 2020, onde as restrições eram bem maiores. Dom Pedro revelou que nas orações a Maria Santíssima, o que mais pedia era o fim da pandemia da Covid-19, que trouxe tantas dores, marcando com várias cicatrizes os corações, com as perdas, inseguranças e incertezas.

No fim da celebração, o bispo diocesano gravou uma mensagem divulgada nas redes sociais e falou mais sobre a situação que a pandemia trouxe. “Estamos ainda terminando de atravessar este deserto pandêmico e temos Nossa Senhora Aparecida, como nossa grande intercessora. Que a nossa presença aqui possa renovar o ardor da fé, o ardor discipulado missionário e que possamos ser filhos e filhas de Maria Santíssima, que sempre aponta o caminho da santidade, cumprindo portanto a palavra de Deus, a sua vontade, iluminando a nossa existência pela palavra de Deus. Ela que permitiu que a palavra de Deus pudesse fazer carne no seu ventre e trazendo-nos portanto a salvação. Que possamos confiar neste olhar materno e intercessor de Maria, para que possamos vencer este período difícil que estamos vivendo”, destacou o líder religioso diocesano.

Após a missa, devotos que estavam na Igreja e outros que aguardavam do lado de fora por causa da limitação de público, saíram em carreata pelas ruas das comunidades urbanas que integram a paróquia. Quem não pode participar do trajeto, teve a oportunidade de acompanhar a transmissão feita ao vivo pelas redes sociais da Equipe Positiva.

Os privilegiados de estarem no trajeto, enfeitaram suas casas, montaram altares com balões, flores e imagens de Nossa Senhora. Em muitas residenciais estavam também o Beato Padre Victor.

Com os olhos fixados no andor, no alto de uma caminhonete, rodeada por flores, Nossa Senhora percorreu ruas e avenidas, emocionando famílias com a sua presença ali tão perto, sendo reverenciada, aplaudida, coroada e amada por pessoas de todas as idades, inclusive as crianças.

Respondendo ao pedido do padre Alexandre Mancilha, que as pessoas fizessem um gesto concreto, doando alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias carentes da paróquia, as doações superaram as expectativas. Junto a muitos altares haviam alimentos e cestas básicas formadas, que foram recolhidas e farão a diferença na mesa de muita gente. Apesar da melhoria dos números da Covid-19, ainda tem muita gente com dificuldades financeiras e passando necessidades básicas.

A carreata fez todo o trajeto em duas horas e meia. O tempo ajudou porque não choveu, mas os participantes enfrentaram o sol forte. A temperatura subiu de 21° para 26° graus e na despedida, ficou a sensação de missão cumprida por este ano. Que em 2022 possamos estar com Nossa Senhora Aparecida celebrando mais um ciclo.

A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal escoltaram a carreata.

A noite teve missa de encerramento da festa e a apresentação da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro.

Veja a cobertura fotográfica feita pela Equipe Positiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here