Obra do Saae na Rua Marechal Deodoro. Fotos: Equipe Positiva

 

A substituição da rede de água da Rua Marechal Rondon, é importante para o abastecimento de vários bairros. Até o dia 10 de junho, o fornecimento está comprometido durante o dia, entre 8:00 da manhã e 15:30 e o trânsito nesta via fechado para a obra. A rede é bastante antiga, está comprometida, constantemente se rompe e exige muito trabalho para a equipe de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além dos transtornos com a falta d’água.

De acordo com o diretor da Autarquia Marco Antônio de Oliveira Junho, a rede atual que está sendo substituída é de cimento amianto, material que não é utilizado mais. Ela possui cerca de 300 metros e vai da esquina da agência da Caixa Econômica Federal até a Praça Teodósio Bandeira, a popular ‘Praça do Pirulito’.

A nova é de PVC DEFoFo, material de maior resistência, proporcionando maior vazão e pressão da água. Além da troca, os servidores estão retirando a tubulação de ferro, que era a utilizada antes do amianto que foi deixada no local soterrada. Esta tubulação de ferro será utilizada em outras demandas, como na construção de estruturas.

Quando a manutenção precisava ser feita em caso de rompimento, o registro existente na Avenida Ipiranga, era fechado, o que provocava o desabastecimento de bairros próximos. Com esta substituição, foi instalado um novo registro próximo a agência da Caixa, diminuindo o número de bairros que ficavam sem água durante o serviço.

A obra não posse ser feita de forma mais rápida, devido às interferências com a rede de esgoto e de água pluvial, além da execução das novas derivações de água que estão sendo feitas.  Uma parte da escavação é feito por máquina e a outra manualmente. Por isto, Marco Antônio pediu paciência e compreensão dos moradores e dos comerciantes e justificou que é por uma melhoria, que vai beneficiar várias pessoas, principalmente na diminuição da manutenção, inclusive nos fins de semana.

Os recursos investidos são da própria autarquia, que prevê a substituição de outras redes no município.

O prefeito Marcelo Chaves e o diretor do Saae Marco Antônio Oliveira

A substituição dessa rede foi priorizada em razão do recapeamento da rua. O prefeito Marcelo Chaves Garcia que foi com o diretor do SAAE visitar a obra, comentou que a troca está acontecendo antes da Rua Marechal Deodoro ser toda recapeada. Se o recapeamento fosse feito primeiro, tapar depois este buraco enorme, provocaria a ondulação da via e já comprometeria o investimento caro com o asfalto. “Então a gente está evitando abrir onde a gente conserta o asfalto, porque sempre fica uma ‘lombadazinha’. Fazendo nesta ordem, vamos ter um asfalto de excelente qualidade por mais tempo e sem problemas”, explicou o prefeito.

A obra está demandando o uso de um caminhão de hidrojateamento e sucção que foi adquirido recentemente por R$860 mil e utilizado na rede de esgoto, para lavagem e retirar a sujeira da rede. Quando a Equipe Positiva estava no local, o caminhão estava fazendo a limpeza de um bueiro. Ele faz a sucção dos resíduos que vai para um tanque de 4 mil litros e o líquido volta para o esgoto. Se não tivesse feito esta aquisição, o SAAE teria que alugar e os custos seriam maiores.

Por falar em obras, o SAAE já licitou e vai começar no início do mês de junho, a construção da rede de esgoto da Avenida Oswaldo Cruz. Ele antecipa que ela também causará um pouco de transtorno, como toda obra, mas será fundamental para retirar o esgoto do Córrego dos Bambus.

A previsão da licitação para duplicação da Estação de Tratamento de Água Sete Cachoeiras, será em 30 dias, ampliando a capacidade de fornecimento de água. Engenheiro civil de profissão, o prefeito disse que muitas vezes este tipo de investimentos, que ficam embaixo da terra, são caros e não aparecem, acabam ficando esquecidas, caso do tratamento de esgoto. “Tratamos com prioridade e a população está vendo que temos feito isto em vários pontos da cidade”, disse Marcelo Chaves.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here