Fotos: Denis Pereira a Voz da Notícia e Dioninho Solo - Equipe Positiva

 

E o tempo de Natal chegou em Três Pontas. A terra da música e da arte, respira nestes três dias a cultura e mantém uma tradição de comemorar com as famílias a festa natalina. Apesar das incertezas ainda vividas depois de um ano difícil por conta da pandemia da Covid-19, onde tantas vidas se foram, é preciso seguir e comemorar a vitória de termos superado mais um ciclo, o mais difícil para todos.

E o Natal que celebra a vida, não pode passar em branco, por isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo organizou nestes dias 09, 10 e 11, um grande evento, em formato de cortejo, diferentes de todos os anos anteriores.

Neste primeiro dia, na noite desta quinta-feira (09), na Praça Francisco José de Brito, em frente a Prefeitura, foi a saída do grupo Rasgacêro. Rodeados da inseparável kombi sonorizada e iluminada, eles foram esperados por um grupo de crianças que não viam a hora de começar. Eles ficaram de frente a grade do prédio do Centro Administrativo “Adriene Barbosa de Faria Andrade” e quando a trupe saiu foram gritos só.

Os personagens cumprimentaram a criançada e saíram escoltados pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Fogos, luzes, fumaça e bolhinhas de sabão. No chão, a trupe contou com seres místicos, fadas pirafagistas com bambolês iluminados, rodeado de gigantes duendes em pernas de pau. No alto da kombi, um Papai Noel Artêro invocado, com a sua tradicional barba branca, mas com roupa diferente e pouco vermelho. A camisa era branca com listras de cor preta e calça roxa.

Eles desceram animando as pessoas que aos poucos foram se juntando. Quem estava no comércio foi nas portas para ver a atração e registar em vídeos para as redes sociais e claro buscar muitos likes.

Em outros anos, era para a parada ser na Praça Cônego Victor, em frente a Matriz. Mas o público desceu um pouco mais. Foram até a Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures, a Praça do Centenário. Bastante utilizada para outros eventos, pela primeira vez está recebendo as comemorações, iluminação natalina. É bom lembrar que nela está também a Casa do Papai Noel. O bom velhinho vai estar pronto para as receber as visitas dos trespontanos entre os dias 20 e 24 de dezembro. A vinda dele é graças a uma parceria com a Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP), uma das parceiras da Prefeitura.

O cortejo chegou na Praça do Centenário, onde um bom público esperava. Muitas crianças no colo fixaram os olhares no Papai Noel, até ele parar sua kombi ao lado do palco, montado na Rua Boa Esperança. Dalí, o bom velhinho vou descansar e coube aos músicos dar sequência na festa no palco.

A Orquestra “Oswaldo Tiso” trouxe um repertório que começou a ser preparado em setembro, quando os componentes puderam voltar aos ensaios, seguindo as regras sanitárias e de distanciamento, no Centro Cultural Milton Nascimento e não no Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos, como acontecia. Eles estavam parados desde março de 2020, quando a classe artística foi obrigada a esperar este longe tempo. De acordo com o regente Mauro Marques, por isso, foi um período curto de preparação, mas a apresentação foi espetacular.

Para este espetáculo foram 30 integrantes – alunos e professores do Conservatório, que  atuaram com instrumentos de sopro, de cordas e flautas, agregando mais quatro cantoras convidadas, as divas Vivian Peloso, Izadora Morais, Aline Lauriano e à professora Déia de Jesus, elas são cantoras lírica e popular fazendo esta mistura no repertório. Todas com arranjos adaptados levam a assinatura do seu maestro.

A Orquestra trouxe canções cantadas e instrumentais. Populares e não tão populares, mas todas com uma carga de emoção e alegria pelo contexto de pode voltar a fazer música e ver a praça com público novamente. Isso é o combustível que move o artista e a orquestra é o pão de toda terça-feira deles, dia que acontece os ensaios.

O concerto foi dedicado a todas as vítimas da Covid-19 e aos profissionais que enfrentaram este momento com maestria. O público rodeou o palco e só saiu para ir embora quando a iluminação se apagou e ficaram apenas as luzes de Natal.

Veja a programação para esta sexta-feira e sábado

Hoje sexta-feira
18:00 – Cortejo saindo da Prefeitura Rasgacêro e os Artêros de Luz
19:30 – Rasgacêro na Praça do Centenário)

Amanhã, sábado
18:00 – Cortejo saindo da Prefeitura Rasgacêro e os Artêros de Luz
19:30 – Grupo Arte & Manha na Praça do Centenário em seguida Corporação Musical “Luis Antônio Ribeiro”

Iluminação é repaginada
Praça da Fonte tem túneis de luzes

A festa aberta nesta quinta-feira, marcou a inauguração da decoração de Natal instalada nas quatro praças centrais da saúde – da Prefeitura, da Fonte, Cônego Victor e Centenário. De acordo com o secretário de Cultura Alex Tiso, na Prefeitura nos pilares foram colocados laços com uma iluminação que altera as cores. Na Praça da Fonte, a decoração ficou de encher os olhos e encantar as crianças com um túnel de luz em cada uma das quatro entradas da praça. Uma nova torre foi colocada em cima da fonte que está sendo vista de longe e se mistura com as luzes inferiores. A decoração instalada pela Secretaria de Cultura com apoio da Secretaria de Transportes e Obras foi repaginada e a melhoria é fácil de ser percebida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here