Está em Três Pontas, uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio do país. É o que divulgou este mês, a Forbes Brasil, a mais conceituada revista de economia e negócios do mundo, a Forbes, rankeia bilionários e influentes. A pesquisa foi divulgada para marcar o Dia Internacional das Mulheres Rurais, comemorado no dia 15 de outubro, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é elevar a consciência mundial sobre a importância dessa figura feminina como protagonista nas mudanças econômicas, sociais, ambientais e políticas.

Ela é Carmem Lucia Chaves de Brito. Pelo nome algumas pessoas podem desconhecer, mas ela é a “Ucha”, apelido carinhoso que ganhou pela sua dedicação ao que faz, simpatia e atenção às pessoas. Ao longo dos anos, ela vem se destacando no campo. Há muito tempo, deixou apenas de administrar os negócios da família e se tornou referência.

É requisitada com frequência para falar do agronegócio e da gestão que promove nas duas fazendas da família – Caxambu e Aracaçu. As duas formam um complexo de 380 hectares de terras. Um manto verde que produz 9.500 sacas de café anualmente que atendem a demanda dos mais exigentes mercados e consumidores do mundo por serem trabalhados com requinte e comprometimento.

As mulheres têm cada vez mais conquistado seu espaço no campo e se tornado peça fundamental para a agricultura. A administradora Carmem Lucia Chaves de Brito “Ucha”, deixou em 2006 a sua profissão de psicóloga, no Rio de Janeiro, voltou para as terras da família e investiu em café especial. Os negócios na roça não poderiam estar melhor. Além da qualidade do café, as fazendas se tornaram ponto turístico rural, recebe gente do mundo inteiro como a Equipe Positiva mostrou em fevereiro deste ano.

Na lista, a Forbes procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo. Por meio delas, o objetivo é homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio – mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades.

Para chegar aos 100 nomes, a revista foi a campo pesquisar, perguntar, buscar orientação de lideranças e também resgatar informações de reportagens especiais. São mulheres que se destacam em diferentes setores do agronegócio: elas estão presentes na produção de alimentos de origem vegetal e animal, na academia, na pesquisa, nas empresas, em foodtechs, em consultorias, em instituições financeiras, na política, nas entidades e nos grupos de classe e, mais do que nunca, nas redes sociais.

Para a gestora e produtora rural, receber esta homenagem é como um bálsamo, para o coração e para a alma. É um tipo de reconhecimento que ao mesmo tempo que traz muita alegria e satisfação, vem junto com ela, a responsabilidade dela e de todas as mulheres no sentido de continuar cada vez mais mostrando ao agronegócio brasileiro. “Elas chegaram para fazer a diferença e repensar um novo agronegócio. No nosso caso aqui, no interior de Minas Gerais, em Três Pontas e no meu caso que é a cafeicultura, é a gente tentar enxergar o café também por outras perspectivas, elas trabalhando na gestão, na lavoura,  nos processos. Somos nós chegando e colocando o jeitinho dela de fazer uma cafeicultura fantástica, tão incrível que os homens vem fazendo a tantos anos. A gente chega para dar uma cara nova, para reforçar a questão da sustentabilidade cada vez maior e mais bem pensada no agronegócio café” refletiu Carmem Lúcia.

Receber uma mensagem como esta aqui em Três Pontas, na visão dela, é simplesmente dizer às mulheres trespontanas que acreditem no agro, na capacidade delas. E orienta: se capacitem e assumem posições que vale muito a pena. Ela compartilha com parceiros e  todos os colaboradores,  para conquistar tudo que vem conquistando.

Carmem Lucia Chaves de Brito é produtora de café em Três Pontas (MG), nas fazendas Caxambu e Aracaçu. Em 2015, foi a primeira mulher a assumir a diretoria do conselho da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais, na sigla em inglês), entidade que promove o grão do país no mundo. Hoje, no conselho permanente da entidade, Carmem continua como ativista no setor, sendo uma das principais referências de trabalhos no campo para quem busca qualificação para atender o exigente mercado internacional do grão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here