Organização retirou o número fixo de inscritos para atender a procura por novas vagas

A Universidade Federal de Alfenas abriu novas inscrições para o curso de filosofia e política “Um Livro, várias lições”.  Foram ofertadas duzentas vagas iniciais, todas foram preenchidas, mas a organização retirou o número fixo de vagas para atender a alta procura pelas aulas. As inscrições podem ser feitas através pelo Caex, no link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/.

O curso é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada. As aulas serão aos sábados, segundo o coordenador do curso, professor Paulo César de Oliveira, “mesmo que a pessoa tenha perdido a abertura e as duas aulas iniciais, ela ainda pode ingressar no curso”.

A próxima aula será dia 19 e outubro, e será ministrada pelo Professor Dr. Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade de Alfenas. O tema do sábado será Maquiavel e o Republicanismo, para o reitor o estudo do autor renascentista continua atual porque “a necessidade de instituições políticas fortes além da consciência de que uma sociedade livre e potente não é um presente da natureza ou dos deuses mas precisa ser construída com audácia e coragem sem desconsiderar a contingência”

Os outros sábados letivos serão: 26 de outubro – Economia como Ciência Humana, aula da pesquisadora Nara Lucia de Melo Lemos Rela. Em seguida, no dia 9 de novembro, Literatura e Política em Clarice Lispector, da Professora Dra. Aparecida Nunes. No dia 30 de novembro, o tema será Direita e Esquerda, razões e significados de uma distinção política com o jornalista e mestre em História Lucas Magalhães Costa. As aulas começam sempre às 8h e vão até meio dia. Ainda de acordo com o professor Paulo César, a proposta é que as aulas tenham espaços diversos para a participação e o debate de todos os alunos.

A abertura foi no último dia 5 de outubro, com a aula inaugural do sobre Ética e Política em Aristóteles e Justiça como Equidade e a Liberdade de Expressão. As aulas foram acompanhadas por cerca de cento e cinquenta inscritos.  O encerramento será com uma mesa redonda, no dia 7 de dezembro, também às 8h no auditório do Campus da Unifal em Varginha, no bairro Padre Victor.

Mais informações pelo telefone 35 3219 8610

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here