As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições do dia 07 de outubro, data em que o Brasil vai eleger deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente, já chegaram em Três Pontas.

Os equipamentos estão armazenados no Cartório Eleitoral. São 168 urnas no total, sendo 136 utilizadas em Três Pontas, 20 em Santana da Vargem, números que correspondem a quantidade seções que fazem parte da 273ª Zona Eleitoral. Há também 12 urnas reservas, chamadas de urnas de contingência.

Os aparelhos já estão passando por testes e a carga nas urnas serão feitas entre os dias 29 e 30 de setembro, período que os dados dos candidatos serão inseridos nelas. De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa Guimarães Miari, este é um ato público, que pode ser acompanhado por qualquer cidadão.

Novas seções

Equipe do Cartório Eleitoral de TP00

Aumentou o número de eleitores em Três Pontas em relação a 2016. São 44.070, ou seja, 362 eleitores a mais e por isto sete novas seções tiveram que ser abertas. Foram três na Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis, no Caic. O estabelecimento de ensino foi requisitado como local de votação na última eleição municipal e tinha apenas duas seções e agora passa a ter cinco. 

Na Escola Municipal João de Abreu Salgado também terá uma nova seção este ano, subindo de 10 para 11. Na Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola eram 11 seções agora serão 13, com duas a mais. Na Creche Pedacinho de Céu serão duas seções, mas até então era apenas uma.

Já em Santana da Vargem, mesmo com a redução de 53 eleitores aptos a votarem, a Justiça Eleitoral colocou mais uma seção na Escola Estadual Padre José Ribeiro, onde eram seis seções e em 2018 serão sete. Santana da Vargem está atualmente 5.907 eleitores que deverão ir as urnas.

São 168 urnas que chegaram para serem utilizadas nas Eleições de 07 de outubro deste ano

Eleitor já pode simular votação na urna eletrônica no site do TSE

Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele o cidadão pode treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições de outubro da mesma maneira como ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica, de forma rápida, didática e divertida.

Desenvolvido pelo TSE, o software lançado no último dia 24 apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”). Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

COMPARTILHAR

Comentários