Os vereadores fizeram nesta quinta-feira (09), a sessão ordinária da Câmara Municipal que tradicionalmente acontece às segundas-feiras. Com uma pauta tranquila, com apenas três itens, o destaque foi para um novo convênio entre o Estado de Minas Gerais e a Câmara Municipal, que implanta na sede do Poder Legislativo, o serviço de emissão de carteira de identidade.

No Pequeno Expediente, destaque para as manifestações de pesar pelo falecimento da esposa do jornalista Silvano Alves da Equipe Positiva, Margareth Aparecida Pereira Rabelo e as felicitações ao vereador Geraldo José Prado, o Coelho, pelo seu aniversário.

Luciano Reis Diniz (PV) – o vereador disse que começou a reparar nas praças que o colega Paulo Vitor da Silva (PP) tem criticado a falta de cuidado com os jardins a diversas semanas. A dificuldade é usar água potável para regar a grama, neste tempo de escassez, mas lembrou que isto pode ser feito pelo caminhão pipa, com água retirada no Parque Municipal Vale do Sol. Assim, como a Prefeitura está fazendo a limpeza de ruas e avenidas de grande movimento, com as praças poderia também assim também. “As praças estão uma vergonha”, classificou Luciano, afirmando que a única que é cuidada é que fica em frente a Prefeitura. Sobre os comentários vereadores feitos por ele e os colegas, o vereador do partido verde, esclarece que são críticas construtivas, que precisam ser ouvidas e as reclamações levadas até eles por moradores, que ficam atentos a pequenos problemas que não resolvem nunca.

Paulo Vitor da Silva  (PP) – ele criticou um Decreto e a redação do documento feito pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), que trata sobre loteamentos. Não fosse ele revogado pelas suas razões que ele apontou ser contrário, seria pela escrita feita de forma totalmente errada. Ao abordar o assunto das praças como faz toda semana no Pequeno Expediente, Paulinho lembrou do início das comemorações do Aniversário de Morte do Beato Padre Victor. Apesar da situação pandêmica e de não haver grande público, romeiros vão visitar a cidade e as praças que vão apresentar a eles é resultado de uma falta de zelo e descuido total. Ele ‘corrigiu’ Luciano Diniz quando falou do cuidado com a grama, sendo que na verdade elas nem existem mais, é apenas terra e cheia de buracos.

Sérgio Eugênio Silva (Cidadania) fez questão de deixar registrado que não é do seu perfil fazer alguns pedidos em Plenário, porém, é ali que se faz um ato político prestando contas à população de que os pedidos são encaminhados ao Poder Executivo, apesar de que o acesso ao secretariado da atual gestão é fácil. Sérgio pediu postes de iluminação em um trecho da Rua Amélio Garcia de Miranda, no bairro Santa Edwirges, limpeza da Mina do Padre Victor, por causa do início da novena de Padre Victor e uma cobertura externa no Centro de Especialidades que fica no antigo Centro Pediátrico.

Geraldo José Prado (Coelho – PSD) – Coelho e Antônio visitaram o Hospital São Francisco de Assis e foram recebidos pelo provedor Michel Renan Simão Castro que adiantou a eles que até março do ano que as obras da Hemodiálise e da ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estarão prontas. Ele mencionou outras melhorias na Santa Casa e enfatizou o apoio financeiro dado pelos deputados federal Diego Andrade (PSD – MG) e estadual Mário Henrique “Caixa” (PV), além da Administração Municipal. Coelho disse que fez uma reunião com o secretário de Cultura Alex Tisto, sobre realizar um concurso de pipa para aquelas pessoas que usado o loteamento Cidade Nova nos fins de semana. O problema, de acordo com o vereador, é que as pessoas querem no evento usar linhas cortantes. Diante disso, não é possível ser utilizado o Parque Multi Uso da Mina do Padre Victor. Ele concluiu o assunto alertando que a descarga elétrica no bairro é 13 mil volts e o risco de alguém ser eletrocutado é grande. Já sobre as praças Coelho saiu em defesa da Secretaria de Obras. Na visão de Coelho, o problema das praças é o momento seco e sem chuva que estamos vivendo, por isso ele acha que seus colegas tem feito tempestade em copo d’agua.

Roberto Donizetti Cardoso (Democratas) – cobrou a promessa que fez o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), em cerimônia própria Câmara, sobre a construção da terceira faixa entre Três Pontas e Varginha. A promessa no era que neste segundo semestre as obras começariam. Enquanto isto, mais uma morte foi registrada no trecho, no feriado de 07 de setembro.

O vice presidente da Câmara Antônio Carlos de Lima (PSD) – agradeceu o trabalho do Saae que está levando água para os moradores do Distrito do Quilombo diante da escassez de chuva e consequentemente a falta d’água. Isto vai continuar até que se resolva o problema de um reservatório, amenizando o problema aos moradores. Antônio elogiou a ouvidora municipal Maísa Patrícia Veloso que faz um excelente trabalho no órgão, principalmente ocorre falta de energia elétrica, no Quilombo e em comunidades rurais vizinhas.

O presidente da Câmara Maycon Douglas Vitor Machado (PDT) – parabenizou ao Coelho e sua mãe Rosilane Machado pelo aniversário. A sua matriarca, ele destacou que é grato a Deus por ser quem ela é – sempre atentas e as questões religiosas e sociais, e agora, coordena o Terço das Mães que rezam pelos filhos na Paróquia Cristo Redentor.

Ele elogiou a Secretaria de Cultura pelo retorno do Sarau no Quintal da Casa da Cultura e depois fez a divulgação de cursos que serão oferecidos pelo Polo IF Sul de Minas. Mulheres que estão cadastradas inclusas no Cadastro Único e recebe o Bolsa Família ou tem algum benefício social eventual, podem ser inscrever nos cursos on-line, gratuitos, destinados exclusivamente às mulheres. As inscrições serão feitas nesta sexta-feira (10) e na próxima segunda-feira (13). O requisito é apenas ter conhecimento básico de internet para manusear a plataforma. Os Centros de Referências de Assistência Social estão fazendo contato com quem pode participar. Entre os cursos estão cuidador de idoso e auxiliar administrativo.

Maycon também comentou sobre o trânsito, assunto abordado por Luciano. Há bastante tempo, o presidente pediu análise da situação da Rua Judith Corrêa, porque o movimento nela é grande demais e moradores e condutores estão preocupados com o risco de um acidente grave no local. A via tem sido muito usada como travessia para vários bairros e se tornado um perigo. Foi dada até a sugestão de ser mão única, mas as respostas dos ofícios é sempre que está em estudo e nada mais.

O vereador Luan Donizeti Elias (Luan do Quilombo – PDT), também enalteceu a volta do Sarau no Quintal, com a apresentação dos talentos artistas trespontanos.

Projeto “troca” estrada por Avenida

O Executivo enviou ao Legislativo um projeto de lei que altera a nomenclatura da Estrada do Foguetinho. A via era estrada municipal e com o asfaltamento se tornou avenida. Por isto o nome da “Estrada Municipal Dr. Antônio Mauro Simões Machado” para “Avenida Dr. Antônio Mauro Simões Machado”, permitindo a colocação de placas e sinalizações indicativas que melhor representem a realidade atual do local popularmente conhecido como “Estrada do Foguetinho”. Uma emenda apresentada determina que a Avenida começa na Rua Maria Josepha de Brito e termina na Rodovia Estadual Claudionor Vasconcelos, a MG 167.

Do vereador Antônio do Lázaro, o Plenário aprovou o nome de Yedda Therezinha Brito de Oliveira, em uma via do loteamento Cidade Nova.

Por último, os vereadores aprovaram com elogios, destacando a importância do Poder Legislativo, em um convênio celebrado entre o Estado de Minas Gerais, através da Polícia Civil e a Câmara Municipal de Três Pontas. A parceria tem o objetivo de instalar na sede da Casa Legislativa, o Posto de Identificação, que faz a emissão da carteira de identidade, o RG. O documento é assinado pelo presidente da Câmara Maycon Machado e o delegado da 15ª Delegacia de Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes.

Para o vereador, o posto é a realização de um sonho que ele tinha desde o início da sua carreira política. “Conseguiremos atender melhor, dando mais celeridade e eficiência na prestação de serviço de identificação”. Ele mencionou que foram muitos estudos e reuniões até conseguir formalizar o convênio. Maycon agradeceu ao Poder Executivo pela parceria e empenho, assim como o delegado Dr. Gustavo e a toda Polícia Civil pela confiança.

O Chefe do Legislativo, enviou um abraço especial a identificadora Cristiane que tem ajudado nesse início do projeto, desejou sorte e inteligência a todos nós e especialmente ao Rudnei e equipe para que sejam sempre prontos e atentos às necessidades da população.

A Câmara fez agora a oficialização do serviço que já está funcionando no prédio, de terça a quinta-feira de 08:30 as 11:30 e de 13:30 as 16:30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here