Fotos: Equipe Positiva

 

Fazer um mandato a frente da Presidência, participativo e democrático, são estes os princípios que devem nortear o mandato de presidente de Maycon Douglas Vitor Machado (PDT). Foram estas as palavras utilizadas por ele, ao utilizar a Tribuna, depois que foi declarado pelo atual Chefe do Legislativo Luis Carlos da Silva (PPS), presidente eleito da Câmara Municipal de Três Pontas para o biênio 2019-2020.

A eleição transcorreu de forma tranquila na sessão ordinária desta segunda-feira (05), e foi realizada após a votação apenas de uma Moção de Aplausos, inclusa na pauta que estava vazia. O resultado parecia imprevisível, pela quantidade de candidatos concorrendo, porém, com as desistências dos vereadores Francisco Fabiano Diniz Júnior “Professor Popó” (PSL) e Marlene Rosa Lima Oliveira (PDT), ao cargo de Presidente, ficou mais claro que a vitória seria do Professor Maycon. Aliás, Sérgio Eugênio Silva (PPS), comentou durante o Pequeno Expediente que alguém já havia postado em uma rede social que já sabia o resultado. Mantiveram-se na concorrência Érik dos Reis Roberto (PSDB), Antônio Carlos de Lima (PSD), Maycon Machado e Sérgio Eugênio Silva (PPS). De todos estes, apenas Sérgio já havia ocupado a Presidência.

O procedimento foi aberto. Como foi abolido o voto secreto na legislatura anterior, o presidente Luis Carlos orientou que cada um dos vereadores deviam anunciar seu voto no microfone. A votação começou da bancada da esquerda para a direita, na posição de quem está de fora do Plenário Presidente Tancredo Neves. Começou por Érik e terminou no presidente, votando antes dele, o vice Donizetti Benício Baldansi (PSL) e Maycon secretário. Não foi difícil perceber que o professor venceria. Ele disparou, recebeu 8 votos, contra 2 de Érik e 1 de Sérgio. Após ser anunciado sua vitória ainda no primeiro escrutínio, o presidente abriu uma exceção para os aplausos, já que o Regimento Interno não permite nenhuma manifestação do público e a votação seguiu.

O presidente eleito é o mais jovem vereador da atual legislatura, tem 30 anos, é professor da rede estadual de ensino e atualmente dá aulas na Apae de Varginha. Maycon disputou sua primeira eleição em 2016, pela coligação dos partidos PDT-PSDB que apoiou o ex-prefeito Paulo Luis Rabello (PPS) e foi eleito com 1.666 votos. Ocupa o cargo de secretário da Mesa Diretora e de Presidente da Escola do Legislativo. 

Vice presidente Antônio do Lázaro

Antônio Carlos de Lima (PSD) venceu a disputa pela vice presidência. Ele concorreu com Sérgio que teve 3 votos e também Érik que não votou em si mesmo. Popó e Marlene retiraram a candidatura e Maycon estava obviamente fora, por já ter vencido a presidência. Também com 8 votos, Antônio do Lázaro foi anunciado o vice presidente eleito.

Antônio tem 50 anos, cumpre seu terceiro mandato na Câmara. Foi eleito em 2016 com 782 votos, foi defensor ferrenho da gestão anterior, do ex-prefeito Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias e pertence a base da atual Administração.

Secretaria volta a ser ocupada por uma mulher

O cargo de secretária da Mesa Diretora, vai voltar a ser ocupado por uma mulher, a única vereadora da atual legislatura, Marlene Rosa Lima Oliveira (PDT). Depois de desistir dos cargos de presidente e vice, Marlene manteve seu nome e recebeu os mesmos 8 votos. Ela concorreu com Érik, que obteve apenas 3.

Marlene tem 57 anos, é funcionária pública federal. Trabalha no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde 1983. Foi eleita pela primeira vez, com 381 votos, também pela coligação PDT-PSDB. A última vereadora a ocupar este posto foi Valeria Evangelista Oliveira (PPS), entre 2015 e 2016.

Abaixo você confere como cada um dos vereadores votaram na Eleição da Mesa Diretora.

VOTO A VOTO

PRESIDENTE

Érik – Érik
Marlene – Maycon
Sérgio – Sérgio
Flavão – Maycon
Antônio – Maycon
Coelho – Maycon
Robertinho – Érik
Popó – Maycon
Maycon – Maycon
Benício – Maycon
Luisinho – Maycon

VICE PRESIDENTE

Érik – Sérgio
Marlene – Antônio
Sérgio – Sérgio
Flavão – Antônio
Antônio – Antônio
Coelho – Antônio
Robertinho – Sérgio
Popó – Antônio
Maycon – Antônio
Benício – Antônio
Luisinho – Antônio 

SECRETARIA

Érik – Érik
Marlene – Marlene
Sérgio – Érik
Flavão – Marlene
Antônio – Marlene
Coelho – Marlene
Robertinho – Érik
Popó – Marlene
Maycon – Marlene
Benício – Marlene
Luizinho – Marlene

COMPARTILHAR

Comentários