Escolas seguirão protocolos sanitários e pedagógicos no retorno às aulas e atendimentos presenciais, mesclando aulas presenciais e remotas, chamado de sistema híbrido

A Prefeitura divulgou nas redes sociais nesta terça-feira (23), um vídeo, em que mostra a simulação da aplicação dos protocolos sanitários e segurança da Covid-19, para o retorno das aulas presenciais de forma híbrida, no dia 1º de março, nas escolas da rede municipal de ensino. O ano letivo 2021 começou oficialmente no dia 08 de fevereiro, tem 200 dias e vai ser concluido em 17 de dezembro.

 

A gravação foi realizada na Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis, o Caic, e alguns estudantes demonstraram como será a nova rotina escolar dos 4.785 alunos, que estão matriculados nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

A demonstração foi feita desde a entrada nas crianças no portão do estabelecimento educacional, passando pela chegada na sala, a hora da refeição e até a ida deles aos sanitários está no protocolo.

A Secretaria de Educação está preparando este retorno desde outubro do ano passado, quando foi nomeada uma comissão para dar início aos protocolos sanitários que se deveria seguir. O grupo é composto por membros de vários segmentos de ensino do município.

Para o retorno, os pais precisam assinar uma autorização em que resguarda que o aluno estará realizando as atividades de forma híbrida ou de forma remota, não prejudicando na aquisição de conhecimento, frequência escolar e rendimento. Porém, o retorno neste momento é opcional. Os pais que não desejarem não enviar os filhos tem que serem responsáveis por buscar e entregar as atividades impressas na escola.

Secretária de Educação Mariane Pimenta

Já foram adquiridos todos os EPI’s necessários e obrigatórios, como máscaras e toténs com dispenser de álcool em gel e termômetros. Todos os 510 servidores da Secretaria de Educação foram submetidos ao teste da Covid-19, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O objetivo segundo a secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila, foi saber se os profissionais já tiveram contato com o novo Coronavírus e se eles podem retornar ou não. Aqueles que testaram positivo foram orientados a ficarem em casa, até que possam retornar ao trabalho.

Fotos: Assessoria de Imprensa de Três Pontas

As salas de aulas devem comportar metade da capacidade a cada semana. Parte dos estudantes segue em casa em uma semana e na semana seguinte, vão à escola. Quem ficar em casa estará aprendendo o mesmo conteúdo. Na Escola Municipal José Vieira de Mendonça, a Escola Agrícola, como existem salas com menor número de alunos, em alguns casos não será preciso realizar o revezamento. Para as salas com maior números de alunos, o revezamento acontecerá normalmente, conforme protocolo.

Ao chegar na escola, os alunos deverão estar usando máscara e encontrarão na portaria o totén de álcool em gel. Um funcionário da escola fará a aferição da temperatura na entrada.

Nas sala de aulas, as carteiras estarão indicadas com os nomes, alternando os assentos para haver o distanciamento. A merenda será servida em marmitex dentro da sala de aula, que será entregue pelo agente operacional, que permanecerá na sala com os alunos. Após a alimentação, as marmitas serão recolhidas e descartadas. O profissional disponibilizará novamente álcool em gel para a limpeza das mãos e o professor retornará para a sala de aula. Para o uso dos sanitários, os alunos deverão seguir os distanciamentos e também haverá um funcionário com álcool em gel para a sanitização na entrada e na saída.

O transporte escolar também seguirá os protocolos sanitários. Será realizado a sanitização do transporte, com aferição de temperatura, uso de álcool em gel e máscara de proteção e distanciamento, com número reduzido de passageiros. O estudo já foi realizado pela coordenadora do transporte Aline Mariane Elias. Para os dois primeiros dias as aulas terminarão mais cedo, por se tratar da adaptação. Nos dias seguintes, o horário será normal.

Escolas passaram por obras e melhorias

Neste período de pandemia, a Prefeitura aproveitou para fazer melhorias nas escolas do Município. Foi realizada a cobertura de uma área na Escola Professora Edna de Abreu, assim como pintura nas salas de aulas, aumento do refeitório e secretaria. Na Escola José Vieira Mendonça, foi feita a reforma dos banheiros e a pintura e manutenção das salas de aula. No Cônego Vitor, começou a cobertura da quadra, que é um sonho antigo da escola. No João de Abreu Salgado, foi realizado a pintura, manutenção e cobertura da quadra. As quadras receberam as melhorias através de emenda parlamentar do deputado estadual Mário Henrique Silva (Caixa – PV). Nas creches, foram realizadas pinturas e manutenções. O Centro Municipal Cônego Francisco foi ampliado para o Cemaca e o número de crianças atendidas será ampliado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here