Conseguir o primeiro emprego não é tarefa fácil, ainda mais se você não sabe nem por onde começar. Foi pensando nisso que Cocatrel, Cootec e Unimed Três Pontas uniram-se em uma ação de intercooperativismo, com a missão de realizar uma semana inteira de treinamento para jovens com idades entre 15 e 18 anos, com o objetivo de capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho.

Esse projeto foi o Dia de Cooperar 2019, uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), que tem como objetivo desenvolver projetos de responsabilidade social, colocando em prática os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

“Como conseguir a primeira oportunidade?” “O que tenho que fazer?” “Como me preparar?” Foi a partir desses questionamentos, vindos das demandas dos próprios jovens, que o workshop foi planejado. “Eventos como esse são de extrema importância tanto para os jovens quanto para as empresas, pois receber um candidato preparado para um processo seletivo facilita muito na hora da escolha. Enquanto profissional de RH, é muito bom saber que existem jovens que de fato se preocupam com a preparação para o mercado de trabalho e estão buscando informações. Para nós é muito gratificante poder participar como voluntários desse projeto e contribuir para o crescimento desses jovens”, explica Analiete Sousa, coordenadora de RH da Cocatrel.

É um evento muito bom, pois muitos que estão aqui não tiveram nem a primeira chance de ingressar no mercado de trabalho e isso pode agregar muito em um currículo e até para gente, como pessoa. Temos muita informação na internet mas aprender na prática é muito melhor. Agradeço muito essa iniciativa das cooperativas, afirma Lucas Esteves, um dos jovens participantes do workshop.

“O que nos traz a certeza de que estamos no caminho certo é quando vemos o brilho nos olhos desses jovens e a vontade que eles têm de vencer. Fico muito feliz ao ver as oportunidades reais de trabalho que surgiram para alguns deles ao longo da semana. Tudo isso atende tanto as nossas expectativas quanto a desses jovens de estarem realmente preparados para conquistarem um futuro melhor”, afirma Analiete.

O wokshop foi realizado gratuitamente, entre os dias 8 e 12 de julho, por instrutores voluntários, no auditório da Cocatrel. (Assessoria de Imprensa da Cocatrel)

COMPARTILHAR