Hoje (18), a Cocatrel completa mais um ano de atividade. São 56 anos atuando no segmento cafeeiro e proporcionando aos cooperados o melhor em faturamento e recebimento de café.  Atualmente, é uma das maiores cooperativas de cafeicultores do país, reunindo cerca de 5 mil cooperados, em mais de 60 municípios do País.

Para o presidente da Cooperativa, Francisco Miranda “é uma satisfação muito grande celebrar esta data, em que a cooperativa colhe os muitos resultados de anos de dedicação. Hoje, depois de muitas lutas, conquistamos a granelização em nossa safra e, além disso, estamos cada vez mais modernizados. Eu percebo o sucesso que a cooperativa é hoje, e acredito que um dos grandes resultados que eu colho é que este ano o cooperado pode ir tranquilo depositar seu café, pois não haverá filas de espera. Eu, como engenheiro civil, participei muito das modificações nos armazéns e tinha muito medo de estar no caminho errado, mas vejo que fizemos o certo. Ainda temos muita estrada para percorrer, porque a vida não para, mas eu tenho certeza que o início foi certo”.

Este último ano, a Cocatrel foi marcada por grandes conquistas e implementação de novas técnicas e muito aprendizado nos armazéns. A cooperativa adquiriu o Armazém Paraíso, em Três Pontas, com capacidade para 200 mil sacas e 50% da UCOM, em Varginha, com capacidade para 350 mil sacas. Além disso, uma unidade de recebimento em Ilicínea, está em pleno funcionamento e uma balança rodoviária foi instalada em Coqueiral e este ano o armazém de lá também está recebendo a granel. Também foi adquirido novas empilhadeiras, contando agora com 15 e ampliou a estrutura de recebimento em Três Pontas.

Começou o processo de exportação, com envio de lotes de cafés para os Estados Unidos, Austrália e Itália, com eficiência, e ainda pretende continuar agindo para exportar com mais constância, agregando valor não só aos cafés dos cooperados, como também à marca Cocatrel.

Através do ICMS, repassa o valor de 1% das vendas de café aos cooperados e ainda conseguiu renovar toda a frota de carros e caminhonetes da cooperativa.

No departamento de laticínios investiu na contratação de pessoal qualificado e está reestruturando o layout da fábrica para adequação das normas de qualidade exigidas. Novos mercados, para a entrada do leite pasteurizado e de todos os produtos de laticínios comercializados pela Cocatrel, estão sendo conquistados.

Realiza-se duas feiras de negócios por ano, trazendo produtos com preços diferenciados e iniciou as comercializações através do barter, (trocas de café).  E já está marcada para setembro a próxima feira de negócios com foco em insumos e defensivos.

A Cocatrel é integrante do programa 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira), que dá ênfase à prática agrícola orientada para a sustentabilidade e melhoria continua das propriedades rurais. Além disso, as condições adequadas de armazenamento oferecidas pela cooperativa seguem as normas de cadeia de custódia da UTZ Certified, garantindo a rastreabilidade dos cafés certificados e especiais. Com base nos princípios do cooperativismo, desenvolvemos projetos de responsabilidade social e ambiental.

Como ações de proteção ambiental, apoia a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada em Três Pontas e nos postos de recebimento de Carmo da Cachoeira e Nepomuceno, mantém uma área de reflorestamento, com manejo sustentável para seu consumo de lenha; e realiza o tratamento de efluentes de sua indústria de laticínios, através de um projeto inovador, aberto à visitação, voltado para a educação ambiental.

E nesses 56 anos de cooperativa, só temos que parabenizar quem faz parte desta história, vocês, cooperados e colaboradores. Sem a confiança e o esforço de cada um, nada disso seria possível. Parabéns a todos. (Assessoria de Comunicação da Cocatrel)

COMPARTILHAR

Comentários