Por Sergio Resende

Em uma sessão terapêutica, quando aliamos duas terapias energéticas, o resultado e os benefícios são inúmeros. Podemos potencializar muito os seus efeitos quando as utilizamos em conjunto. Um exemplo é a junção do Reiki com a Cromoterapia. Ambas as técnicas são energéticas e, quando aliadas, trazem equilíbrio físico, mental e energético.

Podemos equilibrar nossos centros energéticos, os Chakras, utilizando as cores, durante uma sessão de Reiki. Para isso, na imposição das mãos podemos mentalizar e visualizar a cor que estimula cada um dos 7 Chakras principais do nosso corpo, imaginando-a penetrando em movimentos circulares durante alguns minutos. Outra forma é utilizar luminárias com luzes coloridas, deixando um tempo em cada Chakra, de acordo com a cor de cada um.Para perceber alguns dos benefícios, como equilíbrio, tranquilidade, calma, melhora dos quadros de ansiedade e na qualidade do sono, é necessário fazer pelo menos uma sessão por semana, durante 8 semanas.

Conhecendo as cores do chacras, é possível utilizar a cromoterapia como complemento ao Reiki. Uma forma é o uso de uma luminária com cores. Para trabalhar o chacra cardíaco, por exemplo, podemos utilizar uma luz verde durante a sessão. Já para trabalhar o chacra coronário, uma luz violeta será de bom auxílio. Como o reiki tem a capacidade de adaptar-se ao ambiente e a outras técnicas, acredito que a energia reiki utilizará o estímulo extra sempre da melhor forma para a pessoa sendo atendida.

Cromoterapia – A Terapia que Cura Através das Cores   

A Cromoterapia é uma terapia que auxilia nos processos de ativação de células doentes, recuperando-as na verdade. Através dela, capturamos as cores da natureza para aplicá-las em nossos campos energéticos, recuperando assim o nosso bem-estar e nossa saúde. Ela visa restabelecer o equilíbrio-cor, restaurando assim a nossa aura possivelmente fragmentada, restabelecendo, portanto, o nosso equilíbrio físico, mental e espiritual.

As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços.As cores podem ser utilizadas em conjunto com o Reiki ou de outras formas. Conhecer as cores e suas características permite aproveitá-las, não só em uma sessão mas também na vida.

É na verdade um método simples que, associado a outros procedimentos terapêuticos, pode contribuir para a restauração e manutenção da saúde de quaisquer seres vivos. Ela não é uma técnica de cura invasiva, caracterizando-se principalmente pelo seu aspecto harmonizador tanto do corpo físico quanto do emocional, mental e espiritual. Sua utilização, como forma de prevenção de doenças e restabelecimento de saúde, remonta aos tempos mais remotos.

O uso das cores não fica restrito ao Reiki, podendo ser utilizado em situações corriqueiras. É sempre um recurso a mais, simples e poderoso. Tem uma reunião de emprego? Experimente colocar um detalhe do vestuário em vermelho, para aumentar a coragem e a confiança. Quer recuperar-se mais rápido da gripe? Um pouco de verde só vai ajudar. Tem um consultório na área da saúde? Pinte uma parede de verde claro. Quer aumentar a criatividade? Experimente o azul. E assim, nos detalhes, podemos usar as cores a nosso favor.

Resumo de todas as Cores        

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa asenergias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas, com os elementais e os espíritos da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.

VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista liderança e senso de autoestima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).

AMARELO e o DOURADO despertam novas esperanças, no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as ideias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranquilidade. Não possui contraindicações.

VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).

BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.

LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto, traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado ao deitar, nas articulações, nas juntas doloridas, em dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade. Desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras.

Nossos telefones para marcar sessões são: 99813-1669 / 98722-1478 com Sergio ou 98722-4112 com Ruth.

Imagem 2

Comentários