SANTANA DA VARGEM – A X Conferência Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Santana da Vargem realizada nesta quarta-feira (05), mostrou os trabalhos desenvolvidos na área e ouviu sugestões e ideias para melhorar e ampliar os serviços oferecidos à população vargense. O encontro realizado no Auditório Monsenhor José Ribeiro foi aberto pelas autoridades, teve a participação de todos os setores da pasta, que discutiram com os convidados o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. A participação dos moradores foi mais uma vez fundamental, já que foram traçadas as metas a serem implementadas nos próximos 10 anos da política de assistência social.

O prefeito Vitor Donizete Siqueira, Vitor Elói (PT), (foto) abriu o evento reforçando o compromisso em realizar uma gestão democrática e participativa. Tanto é que a equipe a Secretaria de Saúde já ouviu a população em sua conferência realizada a poucos dias e, agora foi a vez de dar voz aos que querem expor ideias para ampliar e melhorar os serviços prestados. O foco principal foi o Programa de Auxilio a Moradia, Alimentação e Saúde (PROAMAS). Os participantes conheceram em um vídeo, porque o Município recebeu dois prêmios por isto – o “Prêmio Inovação na Gestão Pública” e o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”. Entre tantas ações desenvolvidas pela Administração desde 2013, este é o carro chefe que tem ênfase na proteção à família.

Na opinião do chefe do Executivo, a assistência copiou o Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar das dificuldades e deficiências, garante uma base enorme no atendimento às pessoas. “Com a liderança da secretária Sandra Siqueira, temos conseguido oferecer uma alimentação adequada a quem tem um problema de saúde e necessita de alimentos diferenciados. Não tínhamos como adquirir medicamentos que não estão na cesta básica oferecida pelo Estado e as famílias que não tem condições de reformarem suas casas nunca imaginavam que iríamos criar o programa e atender a tantas residências. São vários benefícios que estão chegando e queremos melhorar cada vez mais”, descreve o prefeito.

A assistente social Helker Regina Mendonça Scalioni abordou o tema principal da Conferência e reconheceu que os serviços melhoraram prestados cresceram e melhoraram muito. O Governo Federal tem disponibilizado recursos, possibilitando aos municípios determinar a forma que o dinheiro seja aplicado. Para isto, a participação popular foi sempre fundamental para atender aos mais carentes. A conferência abre possibilidade que existe no parlamento nacional de se aprovar leis com mais facilidade que vai oferecer amparo a quem necessita.

A secretária de Assistência Social Sandra Aparecida de Souza Siqueira, também acredita que a Administração está no caminho certo, transformando a vida da população dando a oportunidade que todos vivam com dignidade. Mesmo assim, ela cobra não esconde que é preciso enfrentar as dificuldades, a burocracia e a morosidade do sistema público para um setor que sempre demanda recursos finitos para atender sempre mais e melhor.

A Conferência ainda contou com a apresentação das crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e elegeu os representantes que vão levar as demandas apresentadas e aprovadas para a etapa estadual. (ASCOM – PMSV)

 

COMPARTILHAR

Comentários