As trespontanas terão a oportunidade de escolher as atividades que vão participar para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, domingo.

A intenção é que elas entendam a importância da data e também da luta feminista nos tempos atuais. A participação delas em encontros e debates, ajudam a tomar decisões para a construção e organização de outros encontros, como estes organizados pela Frente Feminista criada a partir do movimento Juventude Que Levanta e Ousa. Elas afirmam que a programação elaborada, foi pensada através de reuniões somente com mulheres e buscam abrir os olhos da população para a luta das mulheres, contra a violência, por direitos iguais, políticas sociais, entre outros.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também se organizou e preparou atividades que começam um dia antes, no sábado e se estende até a noite de domingo. A presidente do Conselho da Mulher, vereadora Valéria Evangelista, afirmou na sessão da Câmara desta segunda-feira (02), quando divulgou a programação, que ‘elas’ precisam chamar a atenção para seus direitos e quem infelizmente os dados ainda mostram que a violência contra as mulheres é enorme e que a sociedade ainda é machista e patriarcal, por isto a luta pelos seus direitos tem que ser permanente. Tudo isto, tem sido muito discutido nas reuniões do Conselho, afirmou Valerinha.

PROGRAMAÇÃO

FRENTE FEMINISTA

No sábado (07), às 9 horas, as meninas farão uma panfletagem e uma animada batucada na Praça Cônego Vitor (Praça da Matriz), e a partir das 17 horas haverá um Sarau com muita música e poesia na Praça Prefeito Paulo de Paiva Loures (Praça do Centenário).

No domingo (08), a partir das 14 horas, acontecerá na Praça do Centenário, uma Roda de Conversa com as militantes da Frente Feminista. Elas contarão com a presença da sexóloga Drª Adélia Maria Batista, que discutirá sobre a importância da mulher conhecer seu corpo e a interferência/influência que a sociedade tem sobre isso.

Mulher PrefeituraCONSELHO DA MULHER

As atividades programadas pelo Conselho da Mulher, serão abertas no sábado (07), em dois supermercados da cidade. As 14 horas no Moacyr Supermercado e as 15 no Supermercado Marques, haverá o “Arte para Mulher”, apresentação de músicas e poesias.

A tarde, partir das 16 horas, tem uma caminhada com atos de gentileza a. A concentração será na Praça Cônego Vitor, passando pela Praça Tristão Nogueira, descendo a Frei Caneca e chegando na Avenida Oswaldo Cruz, quando elas participarão da aula de zumba com o professor Myl Bueno que já acontece no Sambódromo Jaime Abreu. A noite, ali pertinho, na Praça da Bíblia acontece um Sarau, a partir das 18 horas.

O domingo (08), começa com uma feira de artesanato na Praça Cônego Victor das 8 da manhã as 16 horas. De 8 as 10 horas, a saúde será o foco da programação, com dicas importantes para elas. Cuidados preventivos são as melhores formas de manter a saúde em dia. Além da consulta periódica, adotar hábitos saudáveis e manter os exames em dia é primordial.

Haverá uma missa especial para as mulheres na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, as 10h30. A celebração dominical que tem a participação dos romeiros e devotos do Venerável Padre Victor, terá a presença feminina como ponto crucial na Igreja.

A noite serão as igrejas evangélicas que farão orações pelo Dia Internacional da Mulher. As 19 horas, todas as igrejas de Três Pontas se uniram em homenagem a data.

SEST-SENAT

A Unidade C-100 do SEST/SENAT de Três Pontas está presente em diversas comemorações do calendário e não será diferente no Dia da Mulher. A equipe fez um cronograma que demonstra a valorização que a instituição dá a elas. Ela será toda no sábado de 8 da manhã as 12 horas, na própria Unidade. As 8:00 será aberto o evento e em seguida haverá aula de zumba com o professor Myl Bueno. As 9:00, a professora Maira trará noções básicas de dança oriental árabe. As mulheres saberão a importância da dança na saúde física e mental da mulher. As 10:30, o auditório será o local para orientações sobre atividade física e sua importância na saúde da mulher com a fisioterapeuta Helga e a alimentação saudável com a nutricionista Evelyse. Para que gosta de ficar mais bonita, tem dicas de automaquiagem com a instrutora e esteticista Fernanda Miranda. Durante o evento as mulheres receberão orientações de saúde nas áreas de fisioterapia, nutrição e odontologia com os profissionais da Unidade, que também ficarão a disposição para aferição da pressão arterial.

COMPARTILHAR

Comentários