Por Dr. Humberto Gurgel

Na coluna desta semana, Dr. Humberto Gurgel fala um pouco sobre a realização de exames antes de iniciar uma atividade física ou para acompanhamento da prática.

A decisão de praticar uma atividade física regularmente é o primeiro passo para quem está em busca de uma vida mais saudável – e, é claro, da boa forma -, mas, para isso, é necessário tomar algumas precauções. Antes de começar a correr, pegar pesado na malhação ou colocar seu filho na escolinha de futebol, é recomendável consultar especialistas para realizar exames médicos e físicos, que variam de acordo com a atividade praticada e com a idade da pessoa.

Segundo as Diretrizes das Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte e Exercício, é recomendada uma avaliação médica antes do início da atividade física, seja ela esportiva ou de lazer.

Comece com uma consulta especializada, onde é analisado o histórico familiar e pessoal, são levantados os casos de desmaios, tonturas, dores no peito, falta de ar, o uso de substancias anabolizantes e estimulantes, etc. Também é importante conhecer com detalhes o histórico de atividades anteriores e a que pretende iniciar: desde quando pratica, modalidade, intensidade e frequência.

Um dos exames iniciais a serem feitos é o eletrocardiograma (ECG) que analisa o ritmo cardíaco e mostra se teve algum problema cardíaco ou se está tendo naquele momento. Não prevê o futuro como o teste ergométrico. Outro exame importante é o hemograma para detecção de anemias e infecções etc. Sobre outros exames, o médico é que irá decidir quais a mais devem ser solicitados.

O próximo exame é o teste ergométrico, que avalia a tolerância ao esforço físico, ou seja, como o seu coração reage à intensidade do exercício. Este exame sempre é realizado na presença do médico.

Por último, outro exame que pode ser solicitado pelo médico é o ecocardiograma, que é um ultrassom do coração. Este exame não é de rotina, tudo vai depender da consulta inicial e do resultado dos outros exames.

Santé Cardiologia & Diagnóstico
Avenida Prefeito Olinto R. Campos 220, Três Pontas
Fone 3265-3324

COMPARTILHAR

Comentários