A Praça Cláudio Manoel, que fica no Centro, no cruzamento das duas avenidas mais movimentadas da cidade de Três Pontas – Ipiranga e Oswaldo Cruz, foi entregue pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em um visita realizando durante esta semana, o prefeito Marcelo Chaves e o vice prefeito Luis Carlos da Silva, conferiram o trabalho completo realizado pela equipe conduzida pelo secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes.

Em uma fala rápida à imprensa, o prefeito Marcelo classificou como importantíssimo o trabalho de revitalização em todas as praças. A Praça Cláudio Manoel é uma das mais tradicionais da cidade.

Monumento é de 1967 e foi restaurado pela artista plástica Bia Silva

Segundo a artista plástica Bia Silva, bastante tradicional, o monumento que fica a frente com o sino, símbolo do Rotary Club é de 1967. Toda a pintura foi renovada e onde parece ser tijolinhos, na verdade se trata de uma cerâmica antiga que não é mais usada. A peça foi revitalizada trazendo o realismo da peça original.

O trabalho de parcerias é defendido pelo gestor e o resultado tem sido visto por toda a cidade. Porém, Marcelo alerta que a equipe da limpeza busca manter a cidade toda limpa com o trabalho diário, mas as pessoas precisam ajudar a manter o município em ordem; principalmente aquelas que estão no entorno, que residem e ou tem seus estabelecimentos comerciais. “Vendo que estamos cuidando os moradores começam a valorizar e preservar o que é de todos”, acrescentou o prefeito.

O vice prefeito Luisinho afirma que é prazeroso ver que as praças, de ponta a ponta, estão sendo bem cuidadas e as ruas também tem sido revitalizadas com novas pinturas.

Francisco Botrel Azarias que atua diretamente no trabalho de melhorias destes espaços, afirma que as pessoas viam a grande transformação no Parque Municipal Vale do Sol e perguntavam sobre as praças. Receber a oportunidade de cuidar das praças e jardins, na visão dele, é gratificante.

O secretário de Meio Ambiente Marcelo Figueiredo explicou que a preocupação não é apenas o embelezamento, mas ambiental, um olhar que a pasta vem tendo há algum tempo. “As praças são importantes locais de convívio social, pontos de descanso e podem fazer o uso de forma harmônica, que afeta diretamente a qualidade de vida da população trespontana”.

Outra vertente é que as pessoas não utilizem as praças como depósitos de lixo. Isto vem acontecendo em alguns locais, onde moradores usam as esquinas das praças para colocar o lixo doméstico, e, assim, prejudicando a limpeza. ” A gente pede que a população que está no entorno das praças, que contribuam neste sentido, de mantê-las mais limpas possíveis, mantendo a revitalização feita”, solicita o secretário.

A revitalização sempre começa pelo trabalho e poda das árvores e de jardinagem. Em alguns pontos, a poda é pesada e as pessoas questionam, confundindo poda com cortes de árvores. Algumas que estão em praças provocam o sombreamento excessivo e prejudicando que outros serviços sejam feitos. Eles buscam provocar o embelezamento, a segurança e visibilidade das pessoas.

A equipe do Meio Ambiente que atua nas praças já estão atuando no entorno do Estádio Municipal José Comuniem, o Campo do Vila. É uma área grande que está ganhando utilidade já há cerca de três meses. Depois, o cronograma mostra que a revitalização será na Praça José de Anchieta no bairro Ponte Alta e depois na Praça Cônego Francisco, no Catumbi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here