A Conab divulga anualmente os números da cafeicultura no Brasil, os dados não são exatos, mas ficam bastante perto da realidade. A Emater-MG iniciou um trabalho inédito no país para o mapeamento do parque cafeeiro do Estado.

Até o final deste ano, será anunciada com mais precisão qual a área plantada nos 50 municípios com a maior produção de café em Minas e que respondem pela metade da safra estadual. Em Minas são 465 municípios produtores do grão.

Pela primeira vez, as áreas de café de Minas Gerais estão sendo mapeadas com o auxílio de imagens do Google Earth. Uma equipe da Emater-MG, em Belo Horizonte, elabora os polígonos das áreas com cafezais, que são as figuras com as demarcações das glebas plantadas com café desenhadas nas imagens dos municípios produtores.

Em seguida, os polígonos são comparados às imagens de satélites como o Landsat8, Rapid Eye e Cbrs. As imagens destes satélites, embora tenham uma definição inferior às do Google Earth, são atualizadas com mais frequência. A próxima etapa é identificar os chamados “pontos de dúvida” nos polígonos, onde não foi possível garantir, após a comparação, se as imagens são mesmo de cafezais.

O anúncio foi feito pelo extensionista da Emater Edson Logato durante a abertura oficial da Expocafé 2107, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas.

Para fazer o mapeamento, a Emater-MG assinou um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), no valor de R$ 4 milhões, para compra de veículos, drones softwares, tablets, computadores, impressoras e notebooks. Também assinaram o convênio a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, parceiras neste trabalho. O convênio conta com a contrapartida da Emater-MG e Epamig, no valor de aproximadamente R$ 2,4 milhões, representados por horas de trabalho dos técnicos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Embrapa também são parceiras do projeto.

“Todos estes equipamentos obtidos por meio do convênio irão aprimorar o mapeamento. A grande vantagem do trabalho que começamos a desenvolver é evitar a especulação de preços. O produtor, muitas vezes, fica a mercê de informações com pouca precisão e que podem prejudicar a comercialização”, explica Edson Logato.

Os dados só serão divulgados oficialmente no fim do ano, mas Logato adiantou que o Sul de Minas responde a 51,47% da produção de café do Estado. Possui uma área de 1,2 milhão de hectares, 136 mil cafeicultores e uma safra estimada em 2017 de 26,8 milhões de sacas. Minas Gerais produz 56% da produção nacional e 70% do café arábica. O grão representa mais de 50% do PIB agrícola do Estado. Aproveitando a presença de tantos trespontanos na Expocafé, Logato adiantou números apenas de Três Pontas, que possui 26.700 hectares.

“Os números que são divulgados pela Conab não mudam muito, mas o levantamento do geoportal dará mais credibilidade nestes dados”. Tudo deve ficar pronto em dois meses.

Além do mapeamento da área de café no Estado, também será feito um levantamento de onde estão os cafés de qualidade superior em Minas Gerais. “Geralmente eles são encontrados nas regiões com maior altitude. As amostras destes cafés deverão ser enviadas para análise pelas comissões dos concursos de qualidade dos cafés promovidos pela Emater-MG. Desta forma, teremos uma radiografia de onde se encontram os melhores cafés produzidos aqui”, conta.

O mapeamento do parque cafeeiro também prevê o desenvolvimento de metologias para averiguar a produtividade e o custo de produção em cada região produtora. Neste caso, serão feitas parcerias com universidades e com a Conab.

EXPOCAFÉ COBERTURA EQUIPE POSITIVA – PATROCÍNIO

Rey Auto Peças – Peças para carros, caminhões e caminhonetes. Filiado a Rede Pit Stop. Em novo endereço Avenida Osvaldo Cruz 400. Telefone: 3265-1881.

Mundial Tintas e Ferramentas. O que você precisa está na Mundial. Placas em MDF – Linha de refrigeração – mangueiras e perfis. Avenida Oswaldo Cruz – Telefone 3265-1308.

Minas Cereais – Compra e venda de cereais – Arroz e Feijão Minas, Feijão Segredo e Del Plata. Estrada Três Pontas – Campos Gerais km 01 – Telefone 3265-4664.

SINFAS – Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos do Município de Três Pontas. Rua Imperatriz Leopoldina 16, no Centro. 3265-1359.

Potencial Auto Center – Alinhamento, balanceamento e serviço mecânico em geral. Rua Dr. João Batista Reis, 134 Fone: 3265-3509

Organização de Luto Cônego Victor. Plantão Funerário 24 horas. Rua Barão da Boa Esperança, 168 Telefone 3265-8225.

Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Três Pontas. Avenida Osvaldo Cruz, 392 Fone: 3265-1664.

Oficina Dual – Funilaria e pintura trabalhando com as melhores seguradoras.  Avenida Caio de Brito 1300 Telefone 3265-3351.

Cafeicultor de TP e região, a LBS tem a melhor prestação de serviços com máquinas TDI automotriz e operadores capacitados, além de recolhedor e varre tudo, trincha, esqueletadeira, decotadeira, caminhões e prancha para transporte de máquinas. Agora em novo endereço – Estrada Municipal CTP 050 KM 1 Região do Quatis. Telefone 3661-2716.

Futuro Factoring – Há mais de 20 anos oferecendo produtos e serviços com qualidade e profissionalismo. A solução do problema de capital de giro. Telefone 3265-7400.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Município de Três Pontas. Seja um filiado. Rua Afonso Pena 58. 3265-2490.

Imobiliária Mendonça – O sonho da sua casa própria. Aproveite as últimas oportunidades de adquirir seu lote, no Loteamento Nova Três Pontas. Ligue 3265-2192 e 99888-1636 (ZAP). Em frente a Câmara Municipal.

COMPARTILHAR

Comentários