Um adolescente de 15 anos, de Campos Gerais (MG), espera pela decisão da Justiça para poder fazer um transplante de intestino nos Estados Unidos. Antônio Gleiber Cassiano Júnior está internado em Curitiba (PR). Mas o Governo mesmo com multa de R$1,8 milhão não quer custear a cirurgia. Ele sofre de uma doença chamada de “Síndromo do Intestino Ultracurto”, que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado.

Há 7 meses, o menino só se alimenta por uma sonda. Ele não pode ingerir nenhum alimento desde que fez uma cirurgia de urgência em agosto de 2014 para retirar o intestino. Para sobreviver, Antônio recebe os medicamentos e nutrientes diretamente na veia.

meninocamposgerais3“Não pode comer, tem que aguentar né, não tem outra opção, mas é difícil, muita dificuldade”, disse o menino Antônio Gleiber Cassiano Júnior direto do hospital onde ele está internado.

O tratamento indicado para salvar o menino é um transplante de intestino que até hoje só foi feito com sucesso em um hospital de Miami, nos Estados Unidos. Sem recursos, a família entrou com uma ação na Justiça para que o governo pague pela cirurgia. O Ministério da Saúde recorreu dizendo que o tratamento pode ser feito em uma instituição no Brasil. No entanto, segundo o advogado da família, a unidade fez apenas dois procedimentos do tipo e os casos não tiveram sucesso.

“Na verdade, ele está saudável e está em condições plenas de receber esse intestino. Dois casos apenas feitos com resultado de morte mostram que os hospitais brasileiros ainda não têm condições. O objetivo da União claramente é economizar recursos e ganhar tempo. caso esse menino venha a falecer, o processo perde o objeto e ela não precisa gastar nenhum valor”, diz o advogado Claudinei Szymczak.

Ainda de acordo com o advogado da família, o preço do transplante somando tratamento e transporte é de aproximadamente R$ 900 mil. Uma campanha em uma rede social chamada “Ajude o Juninho”, está sendo feita para tentar arrecadar esse valor.

PARA AJUDAR, DEPOSITE A DOAÇÃO DIRETAMENTE NA CONTA DA FAMILIA

BANCO DO BRASIL
TÍTULAR: ANTÕNIO GLEIBER CASSIANO

AGÊNCIA 1723-X
CC 12125-8
CPF 051.170.106-39


(Com informações e fotos do G1 Sul de Minas)

COMPARTILHAR

Comentários