O presidente da Unimed Dr. Dilson Lamaita e os diretores executivos – Dr. César Augusto de Miranda e Dr. João Carlos Nogueira Mesquita. Foto: Hécio Rafael

 

 

A Unimed Três Pontas inaugurou no fim da tarde desta sexta-feira (06), o seu maior empreendimento na cidade. É o HU – Hospital Unimed Três Pontas, um marco na história da cooperativa e do sistema Unimed mineiro, beneficiando toda a região, oferecendo um atendimento de excelência a seus clientes, conforto aos seus colaboradores e um ambiente de trabalho adequado, valorizando a atividade médica. Ele está localizado na Avenida Prefeito Nilson José Vilela, as margens da MG 167 e a obra começou a ser erguida a mais de 10 anos.

Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, o HU contará com unidade de internação, Pronto Atendimento 24 horas, Centro Cirúrgico, Farmácia e Centro de Diagnóstico com laboratório, tomografia, ultrassonografia e outros exames. Toda estrutura está inserida numa área de 43 mil m², sendo 7.500 m² de área construída e 16 leitos. Ele atenderá os clientes de Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Campos Gerais, Ilicínea e Guapé e das demais cidades próximas.

Representantes e diretores de todos os setores da cooperativa em todo o Brasil participaram da cerimônia, realizada no pátio do Hospital, autoridades políticas, médicos conveniados e convidados.

Os oradores destacaram em seus pronunciamentos a força associativa da Unimed e de como o cooperativismo médico tem assumido ao longo dos anos, o protagonismo da medicina também no interior do Brasil. Os diretores destacaram a evolução desta obra, que inicialmente seria apenas um Pronto Atendimento, que foi transformado em uma unidade hospitalar, que entra para a história da cidade e demonstra a força da marca na região. Todos fizeram questão de ressaltar a perseverança, confiança, competência e determinação do diretor presidente da Unimed Três Pontas, Dr. Dilson Lamaita Miranda. De acordo com Dr. Dilson, o hospital representa uma evolução e uma contribuição à cidade, que já conta com um serviço de saúde respeitado no Município, porém, o Hospital vem somar e trazer um pouco mais de qualidade e tecnologia para atender melhor seus clientes. “É um sonho que se realiza dos desejos dos clientes, que queriam ter principalmente um Pronto Atendimento”, ressaltou o presidente. O clientes com planos de saúde da Unimed poderão automaticamente usufruir de todos os serviços. Geralmente as pessoas precisavam sair da cidade, pegar estrada e ir principalmente para Varginha.

Na entrada do Hospital da Unimed os diretores fizeram desenlace da fita de inauguração

Apesar de inaugurado o HU precisa passar por vistorias da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, que podem pedir algumas alterações. As empresas que tiveram equipamentos comprados pela cooperativa precisam fazer testes e a equipe precisa ser treinada. Questões burocráticas costumam ser demoradas. O último Hospital Unimed inaugurado em Araxá, no Triângulo Mineiro, demorou 45 dias para ter seu funcionamento liberado. Cheio de expectativa, Dr. Dilson espera que as portas sejam abertas para atendimento em período ainda menor. Além de presidente da Unimed Três Pontas, o médico trespontano é Diretor de Controle, que cuida da parte financeira e administrativa de todo o Estado de Minas Gerais.

Em Minas Gerais, a Unimed possui hoje 41 núcleos de promoção à saúde, 21 unidades de pronto atendimento, 16 farmácias, 24 clínicas, 14 laboratórios, 87 ambulâncias e 14 hospitais.

Desde o início de suas atividades em Três Pontas, a Unimed contou com grandes parcerias e desenvolveu estreito relacionamento com seus clientes. Nestes 28 anos, cuidando da saúde dos cooperados da Cocatrel, a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. Nestas quase três décadas, um dirigente da cooperativa teve um marco especial devido a seus espírito empreendedor e sua visão cooperativista. Dedicou a causa de proporcionar saúde diferencia para seus cooperados e confiou este trabalho à Unimed. Representantes todos os seus clientes, o ex-presidente da Cocatrel Francisco Miranda de Figueiredo Filho, recebeu da diretoria executiva uma placa em homenagem a importância que representa a cooperativa de saúde.

O padre André Cruz da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda deu as bençãos nas dependências, antes do local ser aberto às visitações, onde foi servido um coquetel.

OPINIÕES 
Ganho à saúde da população trespontana, mais emprego e mais qualidade

O Hospital Unimed é um hospital dia, fruto de um grande empreendedorismo, tem uma grande tecnologia e traz inúmeros benefícios para Três Pontas. Como por exemplo, a geração de emprego que o povo tanto clama. Toda a parceria que temos vai ser ampliada e vai diminuir o número de atendimentos no Pronto Atendimento Municipal, porque uma boa parte vem para cá.
Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias – médico cardiologista e prefeito de Três Pontas

Este hospital vem agregar à cidade. É um sonho para os usuários da Unimed Três Pontas. Para nós, médicos, vamos contar com um local de trabalho onde poderemos exercer nossa função com qualidade e eficiência.
Dr. Gilberto Ximenes Abreu – presidente da Associação Médica de Três Pontas

Este Hospital vem trazer um grande aporte de reforço à saúde da população, principalmente aos conveniados de Três Pontas e da região. É mais agilidade, recursos em assistência de urgência, exames, tratamento e internação.
Dr. Aloysio Nogueira Resende – Gastroenterologista

“Um sonho justifica todos os esforços”

Esta frase que constou no convite de inauguração do nosso hospital, ilustra bem nossa trajetória até o dia de hoje.

Sonhamos em construir neste local, uma estrutura hospitalar de ponta, que pudesse crescer com os anos e servir a atual e as futuras gerações e empenhamos esforços necessários para que uma Unimed sediada em uma cidade de pequeno porte, pudesse realizar seu sonho.

Construir um hospital é uma decisão muito além de construir um prédio. Uma responsabilidade enorme para quem o ergue.

Um hospital é um lugar único. Suas paredes são testemunhas de alegrias e tristezas. De alívio e de dor. Em seus corredores soam as preces mais calorosas e os agradecimentos mais sinceros.

Aos nossos clientes

Aqueles que confiam a nós seu bem mais precioso que é a sua saúde, agradecemos imensamente este ato de confiança e podem ficar realmente tranquilos, somos Unimed.

Nossos alicerces estão no cooperativismo, o melhor caminho. É o sistema Unimed e nada menos que a maior experiência de cooperativismo na saúde do mundo… Somos formados e dirigidos por médicos e isto faz toda a diferença.

Somos socialmente responsáveis. Não escolhemos apenas grandes centros, as grandes cidades… estamos presentes em todo o Brasil independente de ser economicamente viável ou não.

Aqui em Três Pontas nossa história começou a 28 anos graças a iniciativa dos colegas fundadores os quais agradeço agora. Nesses anos estivemos juntos de todas as formas com nossa comunidade presente e ajudando, dentro de nossas possibilidades. Incontáveis campanhas, ações sociais, feiras, quermesses, não importa, continuaremos sempre presentes…

Faltava no entanto um local mais adequado para uma melhor assistência. Investimentos primeiros na Casa Unimed e agora o Hospital Unimed Três Pontas, que em conjunto com as nossas Santas Casas proporcionarão às cidades da nossa região, um novo patamar de assistência médica.

Senhoras e senhores

Permita-me falar um pouquinho de minha satisfação pessoal neste momento. Satisfação de dirigir esta cooperativa em um momento tão importante. Satisfação de, em consonância com os outros diretores e cooperadores, inaugurar uma unidade de saúde em um país não há nenhuma política pública de incentivo aos investimentos justamente nesta área tão sensível e necessária a todos. Contracenso …

Satisfação de poder dizer que há quase 30 anos me dedico permanentemente ao cooperativismo e a Unimed, e de poder receber aqui, hoje, tantos amigos das mais variadas e distantes cidades. Obrigado a todos.

Satisfação também por compor equipes tão eficientes e competentes como as que tenho aqui, tenho na Federação Sul de Minas e agora na Federação Mineira. Finalmente agradecer pela compreensão de tantos, mas em especial aos meus sócios ortopedistas pelos inúmeros ajustes de agenda…

A complacência de meus filhos, mesmo na reticente ausência e a doce cumplicidade de minha esposa, que sempre proporcionou o estímulo necessário para que eu fosse e o carinho indispensável para que eu voltasse…

Somos pouco mais de 70 cooperados e juntos passaremos pela angústia da doença e pela felicidade da cura …

E muitos colaboradores depositaram aqui sua inteligência e seu suor.

Cooperados e colaboradores

Costumamos ouvir que em uma empresa ninguém é insubistituível… Bom, não somos uma empresa qualquer, somos orgulhosamente uma cooperativa e aqui, ao contrário, ninguém é substituível. Cada um tem seu papel e seu talento e esse talento é único e indispensável.

Trecho do discurso do diretor presidente Dr. Dilson Lamaita Miranda

Reportagem: Denis Pereira
Fotos: Equipe Positiva e Hécio Rafael

COMPARTILHAR

Comentários