[php snippet=2]

 

A Prefeitura chama a atenção dos moradores dos bairros Santa Margarida, Santa Edwirges, Santa Inês, Meia Pataca, Padre Victor, Vila Romana, São José, Peret, Século, Jardim Greenville, Santa Marta, Cidade Jardim, Eucaliptos, Bela Vista, São Francisco e Vila Marília devem ficar atentos, pois as terças-feiras não haverá coleta de lixo convencional. Serão recolhidos apenas os materiais recicláveis que devem ser separados pelos moradores.

Durante esta semana, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento (INSEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), promoveram encontros para capacitar agentes multiplicadores que irão conscientizar e orientar a população sobre o funcionamento da Coleta Seletiva Solidária, como agentes de saúde, de endemias e outros profissionais que estão diariamente em contato com o povo.

A qualificação bem feita para a conscientização vai impactar no volume de material que chega ao aterro controlado e que será sanitário. Cada vez menor, a quantidade de lixo será de 50%, segundo o representante do Movimento Nacional dos Catadores e do Projeto Novo Ciclo. A população precisa fazer sua parte, separando ainda em casa os secos dos molhados. Os secos são embalagens de produtos alimentícios, limpeza, plásticos, papel, papelão e metal. Os molhados são os orgânicos como papel higiênico, pano, borracha, madeira, acrílico e vidros.

DSC00376A educadora social do INSEA Renata Siviero Martins (foto) falou do lançamento da coleta pois ela só terá eficiência se  as pessoas forem bem mobilizadas. “Precisamos capacitar mobilizadores que visitam as famílias e expliquem à elas como devem separar o lixo”, afirmou Renata. Na visão dela, a mudança é na cultura das pessoas que precisam estar preocupados com assuntos cada vez mais cruciais, fortalecendo a associação de catadores. Grupos de serviço como Rotary, educadores, entidades e jovens do Conselho Municipal da Juventude,“Movimento Levanta e Ousa” também participaram de palestras.

De 7 a 11 será a semana de mobilização e, no dia 15 na Praça Cônego Victor. A saída será de frente da Prefeitura, percorrendo algumas ruas até a Praça da Matriz. A coleta seletiva até o início de 2015 deve estar já em toda a cidade.

[php snippet=3]

COMPARTILHAR

Comentários