Como já era esperado, o movimento em Três Pontas já na manhã deste domingo (20), é enorme de devotos e romeiros que se anteciparam para comemorar o aniversário de morte do Venerável Padre Victor. Eles vieram em romarias, em ônibus, vans e a cavalo.

Por isto, parte da estrutura na Praça Cônego Vitor já está pronta e disponível para receber os visitantes, no Centro da cidade. Uma barraca enorme que serve água e a preciosidade da “Terra de Padre Victor”, o tradicional cafezinho, com pão e manteira, já está erguida. Um outdoor ao lado da herma do Venerável, dá as boas vindas do Município.

Na Associação Padre Victor, além de conhecer a história, os pertences do Beato Eleito e adquirir lembrancinhas, a entidade que cuida exclusivamente do processo de beatificação, oferece sanitários com chuveiro e espaço para descanso. Lá também são registradas as graças atribuídas a Padre Victor. Esta atitude é fundamental para o processo, agora de canonização, já que para ser aclamado Santo, é necessário a constatação e comprovação de um segundo milagre.

Escoteiros do Grupo Boa Vista participaram da celebração da novena
Escoteiros do Grupo Boa Vista participaram da celebração da novena (fotos: Equipe Positiva)
Dois dos Escoteiros ocuparam as cadeiras do altar, a convite de padre Ednaldo
Dois dos Escoteiros ocuparam as cadeiras do altar, a convite de padre Ednaldo

Visitar a terra que Padre Victor paroquiou durante 53 anos, se tornou compromisso de fé e devoção. Milhares de pessoas já estão chegando, cada um a seu modo. Seja para ‘pagar’ promessa, para pedir graças ou simplesmente para rezar pelo Anjo Tutelar, é que no sétimo dia da novena, neste domingo, padre Ednaldo Barbosa celebrou as 7:00 horas na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda para dezenas de romeiros que se juntaram aos trespontanos. Alguns dos visitantes ocuparam as primeiras fileiras do banco em frente ao altar. Antes deles, estavam o 180º Grupo de Escoteiros Boa Vista de Três Pontas, uma semana depois da cerimônia de Promessa. O movimento voluntário educacional, acaba de completar um ano e já se desponta na prestação de serviços a Comunidade. De acordo com padre Ednaldo, eles ficarão responsáveis por orientar o trânsito nas rodovias de acesso a Três Pontas, Santana da Vargem e Varginha. Para caminhar a beira do asfalto é necessário de orientações, e os Escoteiros que estão “sempre em alerta”, estão preparados para ajudar a garantir um translado seguro.

No primeiro horário foram registrados as romarias de Machado, Varginha, Alfenas, Cruzília, Campos Gerais e Guapé. Neste domingo, ainda haverá missas, as 9:00, 10:30, 15:00 e 17:00 e 19:00 horas.

Na Mina do Padre Victor, o movimento bem de manhãzinha também já era maior. A enorme estátua do Venerável foi revitalizada, assim também a que está localizada no trevo de acesso a rodovia MG 167, no popular Trevo do Padre Victor.

Na Mina do Padre Victor movimento começou a aumentar logo cedo
Na Mina do Padre Victor, no bairro Vila Marilena, movimento começou a aumentar logo cedo

VEJA A GALERIA DE IMAGENSclique para ampliar

O milagre da beatificação

O Vaticano publicou em 06 de junho deste ano, a promulgação do primeiro milagre atribuído à intercessão de Padre Victor. A professora Maria Isabel de Figueiredo sonhava em ser mãe, mas não podia engravidar. Até que o milagre aconteceu em 2010, depois de dois anos de tratamentos e muitas desilusões, até que ela pediu ajuda a Padre Victor durante a novena.

Ela escreveu o pedido que é queimado no último dia da novena e em agosto de 2010, ela recebeu a notícia de que estava grávida sem nenhum tratamento. Isabel está gravida de novo da sua segunda filha. “Estou me sentindo muito feliz e emocionada por esse reconhecimento. Eu já acreditava que a minha gravidez era um milagre, mas ter agora a confirmação aprovada pelo Vaticano é uma felicidade muito grande. É uma felicidade muito grande poder proporcionar essa alegria para todos de Três Pontas e para tantos devotos de outras cidades também”, disse a professora quando o milagre foi divulgado pela Igreja.

COMPARTILHAR

Comentários