*Eleitores vão voltar às urnas no dia 19 de novembro, para eleger prefeito e vice

Os eleitores de Santana da Vargem se preparam para voltar às urnas no próximo dia 19 de novembro, e eleger prefeito e vice prefeito que vai governar a cidade até 2.020. O calendário da Eleição suplementar está sendo aberto nesta quarta-feira (11), quando os partidos políticos podem realizar suas convenções e escolherem quem vai disputar os cargos. O prazo termina já na próxima segunda-feira (16). Três dias depois, na quinta-feira dia 19, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos. A Chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa Guimarães Miari, explica que o calendário é muito diferente do tradicional, tudo é mais rápido, o que demanda muito trabalho. A partir desta data, até a proclamação dos candidatos eleitos, o Cartório Eleitoral de Três Pontas funcionará das 12:00 as 19:00 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados de 13:00 as 19:00 horas.

Os candidatos a prefeito e vice poderão iniciar a propaganda eleitoral no dia 20 de outubro, regulamentada pela Resolução do TSE que cuidou das regras relativas à propaganda de 2016.

No dia 19 de novembro, os eleitores, inscritos no cadastro eleitoral até o dia 21 de junho de 2017, voltam às urnas. O horário de votação é o mesmo das tradicionais de 8h às 17h. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 08 de dezembro.

Desde outubro de 2016, quando os brasileiros elegeram seus respectivos gestores, os vargenses vivem a expectativa de quem vai ocupar o cargo de Chefe do Executivo.

A nova Eleição em Santana da Vargem foi provocada porque o ex-prefeito Argemiro Rodrigues Galvão, concorreu ao pleito com a candidatura indeferida. Argemiro concorreu com a Coligação “Unidos para Retomar o Desenvolvimento” – formada pelos partidos PDT/PTB/PMDB/PSB/PSD/PSC/PSDB) foi indeferido porque ele teve as contas referentes ao ano de 2005 rejeitadas pela Câmara Municipal. Argemiro ficou inelegível porque fez abertura de crédito suplementar sem autorização do Poder Legislativo.

Na disputa com Vitor Elói (que concorria a reeleição) pela Prefeitura ano passado, Argemiro venceu por uma pequena diferença de votos e provocou a Eleição suplementar no Município, que pertence a Comarca de Três Pontas.

Os cargos podem ser disputados por três chapas, encabeçadas: pelo ex-vereador Emerson Araújo (PT), o prefeito interino Renato Teodoro (PTB) e o vereador João Martins Boaventura “João Fran Fran” (PMDB).

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores Renato Teodoro da Silva (PTB) continua respondendo pelo Executivo municipal desde janeiro de 2017.

COMPARTILHAR

Comentários