Movimento ‘Tchau Zika! Aqui você não fica!’ acontece neste sábado (27), a partir das 08h30, nos bairros Vila Marilena, Ponte Alta e Jardim Primavera

O alastramento do Zika Vírus é algo que tem preocupado cidadãos de diversos cantos do Brasil, e em Três Pontas não foi diferente. Com a presença da doença em diversos Estados, os trespontanos têm mostrado desconforto e insegurança com a chegada da doença do município.Mesmo com o baixo número de notificações em relação a 2015, a Prefeitura de Três Pontas irá promover uma série de mutirões de limpeza, para manter o mosquito Aedes Aegypti bem longe.

A Secretaria de Saúde revela que até 23 de fevereiro de 2016, Três Pontas apresentava 145 notificações de Dengue e Zika Vírus. Deste número somente 5 foram confirmados com Dengue, 21 já foram descartados e 119 ainda estão em investigação. Destes 145, existem 31 suspeitas de Zika Vírus, mas nenhum caso ainda foi confirmado. Em 2015, a cidade teve 1953 casos notificados de Dengue, entre confirmados e descartados.

Segundo o prefeito Paulo Luís Rabello a situação preocupa, mas ainda não existem testes acessíveis para se diagnosticar o Zika Vírus. Mesmo assim intensificará as mobilizações para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O mosquito ainda é o principal transmissor do Zika e da Dengue, por isso impedir que ele se reproduza ainda é a melhor forma de prevenir destas doenças. Por isso, a partir deste sábado (27), a Prefeitura de Três Pontas irá promover uma série de mutirões nos bairros para recolher lixos espalhados por terrenos, e também facilitar que os moradores deem um destino ao seu lixo e/ou entulho, que possam estar acumulando água. O primeiro encontro do movimento ‘Tchau Zika! Aqui você não fica!’ acontecerá a partir das 08h30, nos bairros Vila Marilena, Ponte Alta e Jardim Primavera.

Os caminhões percorrerão as ruas com dezenas de voluntários da Prefeitura de Três Pontas, do Grupo de Escoteiros Boa Vista, da  – Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (ATREMAR) e também do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os Agentes de Controle de Endemias auxiliarão no mutirão, orientando os moradores sobre os sintomas e os diversos riscos de contrair o Zika Vírus e a Dengue.

Diversas caçambas também serão espalhadas pelo bairro, e estarão dispostas para os moradores levarem os entulhos e outros materiais acumulados há muito tempo no quintal de casa.

Durante a semana, os caminhões também percorrerão os bairros Aristides Vieira, Vila Marília, Santa Mônica, Jardim Boa Vista I, Jardim Boa Vista II, Santa Maria, Morada Nova, Antônio de Brito, Padre Victor, Santa Inês, Santa Margarida e Santana.

Um outro mutirão também está marcado para o dia 12 de março, no bairro Santa Edwirges.

Denúncias

A Guarda Civil Municipal está recebendo denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Você também pode denunciar através da Ouvidoria Municipal (35) 3266-2153, ou enviando um e-mail para [email protected] (Assessoria de Imprensa da PMTP)

COMPARTILHAR

Comentários