Por Dr Humberto Gurgel

A água é a principal fonte da vida, nós seres humanos nos desenvolvemos dentro de uma bolsa com água no útero materno. Quando bebês somos formados por 85% de água e a medida que envelhecemos essa concentração vai diminuindo. Um adulto tem, em média, 70% de água e um idoso em torno de 60%. Mesmo com essa queda, nossas células, órgãos, tecidos, ossos, cérebro precisam de água para manter seu perfeito funcionamento e estrutura. Perdemos diariamente uma grande quantidade de água através da urina, suor, atividade física e para manter nosso metabolismo funcionante.

Por essa razão, a ingestão diária, nas quantidades adequadas, se faz necessária para que nosso corpo mantenha seu funcionamento e vitalidade. Porém não é qualquer água que vai desempenhar o papel que nosso corpo precisa. Quando ingerimos uma água ácida nosso corpo mobiliza substâncias para corrigir essa acidez, dentre elas minerais como cálcio, magnésio, potássio, que fazem parte de outros processos do metabolismo, inclusive da estrutura dos nossos ossos, aumentando o risco do desenvolvimento de osteoporose e baixa da imunidade. Isso ocorre sempre que o pH da água está abaixo de 7.4 que é o valor de pH do nosso sangue.

Se diariamente ingerirmos uma água ácida além de estarmos comprometendo nossa saúde com o excesso de acidez, estamos também o deixando pouco oxigenado, pois a acidez repele o oxigênio. Todo ambiente ácido possui pouco oxigênio. Isso prejudica a função das nossas células que ficam mais susceptíveis a alterações em seu funcionamento. Quando ingerimos uma água alcalina estamos corrigindo a acidez de nosso organismo e favorecendo a oxigenação necessária para as funções vitais. Nenhuma doença se desenvolve em ambiente alcalino, nem mesmo o câncer.

Na segunda parte falaremos das vantagens de consumir a água alcalina.

Clinica Santé, fazendo sempre o melhor por você.

Av. Prefeito Olinto Reis Campos, 220 – Jardim Brasil

Três Pontas – MG

Contato:(35) 3265-3324/ (35) 9.9904-3324/ 9.8898-3324

COMPARTILHAR

Comentários