Para comemorar a reabertura do Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça em Três Pontas, que passou por obras de revitalização, a Prefeitura abriu oficialmente na noite de sexta-feira (14), a 25º edição da Copa Futsal do Trabalhador. A maior competição do esporte trespontano, ganhou o prestígio de autoridades, atletas, treinadores, patrocinadores e torcedores. Apesar da “casa” não estar cheia como em anos anteriores, todos conheceram como ficaram as obras que provocou o fechamento da praça esportiva desde meados do ano passado. Consequência disso foi a não realização da Copa que retornou em 2015, com a participação de 37 equipes, dividas em quatro categorias, adulto, mirim, infantil e juvenil.

A noite foi cheia de homenagens, começando pelo dentista Gilmar Mendonça Mesquita, o popular “Gilmar Entre os homenageados está o ex atleta Gilmar Lua, que fez o juramento e acendeu a pira olímpicaLua” (foto) que empresta o seu nome a competição. Durante 11 anos ele participou da Copa, como jogador, depois treinador e chegou a integrar a Seleção de Três Pontas.

Os trespontanos puderam enfim conhecer de perto, outros conterrâneos que brilham em outras áreas, no esporte e no jornalismo. Do esporte, seus familiares os representaram e se depararam com um enorme painel com a foto de filhos ilustres que brilham em todo o Brasil. João Paulo de Figueiredo Tavares, que conquistou títulos e resultados importantes nas três categorias da Seleção Brasileira de Vôlei e Matheus Azevedo, que atualmente é da Seleção de Basquete Sub 16. Além deles, os jornalistas que trabalham na Rádio Itatiaia e Rede Globo Minas, Claudio Rezende e Guto Rabelo, respectivamente, que tiveram o trabalho reconhecido e foram homenageados.

Claudio não pode participar por compromissos profissionais. O mesmo acontecendo com João Paulo e Mateus que estavam em missão oficial e foram representandos pelos pais.  Todos eles, inclusive o deputado licenciado e Secretário de Turismo de Minas Gerais Mário Henrique “Caixa”, receberam elogios, placas e presentes oferecidos e entregues durante a cerimônia pela Administração e pela diretoria do Três Pontas Atlético Clube (TAC).

Atletas das equipes acompanharam no centro da nova quadra a cerimônia de inauguração
Atletas das equipes acompanharam no centro da nova quadra a cerimônia de inauguração

Os atletas e dirigentes, perfilados no centro da nova quadra, que ganhou novo piso, todo emborrachado, em tamanho oficial, que garante mais segurança aos atletas e usuários do Poliesportivo, além de vestiários mais modernos e confortáveis, acompanharam a solenidade. A execução do Hino Nacional Brasileiro, feita pela Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro, a pira olímpica sendo acessa por Gilmar Lua, o juramento e os discursos que reforçaram o compromisso da Administração com o esporte, o apoio que o Governo Municipal recebe de outras esferas para viabilizar obras e investimentos e o descerrando da placa inaugural.

A obra no Ginásio Poliesportivo foi viabilizada graças a emenda parlamentar do então deputado estadual do PCdoB Mário “Caixa,” no valor de R$310 mil, com uma contrapartida de mais R$80 mil do Município.

A secretária Municipal de Esportes Érika dos Reis Roberto, reforçou que a obra de revitalização do Ginásio era um sonho antigo, já que desde a sua inauguração, o prédio vinha recebendo ao longo do tempo pequenas reformas e reparos, mais nada que demandasse tantos recursos.  Em nome da população agradeceu ao secretário de Turismo Caixa, aos trespontanos homenageados e a confiança do prefeito Paulo Luis em dirigir a pasta.

Momento mais marcante na abertura de toda Copa é quando é acessa a pira olímpica
Momento mais marcante na abertura de toda Copa é quando é acessa a pira olímpica

Mário Henrique lembrou que foi ali que começou sua carreira, como radialista, transmitindo futebol e fazendo a cobertura de Eleições, na época ainda quando o voto ainda era manual. Proporcionar uma revitalização deste local, através de sua intervenção política, é para o secretário uma realização profissional, política e pessoal.

O prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), cumprimentou o seu ex-secretário de Esportes Lúcio Flávio Pirai, destacou a puljância da secretária Érika dos Reis Roberto e sua dedicação a frente da área. O gestor voltou a informar sobre os desafios que enfrentou para colocar Três Pontas no eixo, o que vai acontecendo de forma gradativa, demonstrando que a Administração segue entre outros caminhos, no incentivo firme à promoção do esporte.

Antes de declarar aberta a competição, Paulo Luis chamou Caixa para simular a narração do primeiro gol do novo ginásio poliesportivo. A jogada que recebeu aplausos, começou com Paulo Luis e terminou com um golaço de Gilmar Lua.

Como anunciado, o jogo inaugural foi com dois times veteranos, com atletas que marcaram uma época áurea no esporte trespontano. A bola rolou entre o time Amarelo que venceu por 4 a 1 o time de Branco.

A Copa do Trabalhador começa realmente nesta segunda-feira (17), com quatro partidas, uma da categoria mirim, uma no infantil e duas no adulto.

VEJA A TABELA COMPLETA DOS JOGOS

Conheça o regulamento da competição

 

COMPARTILHAR

Comentários