Todos os postos de saúde estarão aberto a partir das 7:00 da manhã para deixar o cartão de vacinas em dia

Neste sábado (16), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estarão abertas em função do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

O Dia D tem o objetivo de ampliar o acesso do público infantil e adulto à vacinação e mobilizar mães, pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes (de 0 a 15 anos) a uma Unidade Básica de Saúde, para atualização do cartão de vacinação. Estarão sendo oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Tríplice Viral, Pentavalente, Tetravalente, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), Rotavírus, Meningite, Pneumocócica 10 Valente, Poliomielite Oral e Inativada e HPV.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Lara Miranda da Silva, alerta que ainda existe cerca de 7 mil trespontanos que ainda não se imunizaram contra a Febre Amarela. A meta parou em 85%, a procura caiu e existem doses disponíveis para serem feitas neste Dia D. O Ministério da Saúde preconiza pelo menos uma dose da vacina da febre amarela ao longo da vida.

“As baixas coberturas vacinais podem acarretar a reintrodução de doenças consideradas como eliminadas”, alerta a coordenadora. Além disso, existem novas vacinas que muita gente ainda não tomou. Por isto, a indicação dela é que todos devem ir aos postos munidos do cartão de vacina.

O que deve ficar claro é que as vacinas são seguras, e protegem contra doenças graves e letais.

COMPARTILHAR

Comentários