*Carreta da Mamografia ficará estacionada na Praça da Matriz.Pacientes precisam se inscrever na Secretaria de Saúde atualizando o Cartão do SUS. 

A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando neste mês de março duas ações importantes para a saúde da população. A primeira delas é receber a Unidade Móvel de Mamografia que atenderá mulheres entre 40 e 69 anos, idade indicada a fazer o exame essencial na detecção precoce do câncer de mama, o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres mineiras.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Carreta estará estacionada na Praça da Igreja Matriz entre os dias 24 a 28 de março, de 7:30 as 12 horas e de 13 as 17:15. Para conseguir o atendimento, é preciso antes fazer um cadastro na Secretaria de Saúde até o dia 21 de março, levando RG, CPF, comprovante de endereço, número de telefone de contato e o Cartão do SUS que será atualizado. Ele é fundamental para qualquer atendimento na rede pública de saúde. Quem ainda não tem não se preocupe, leve os documentos citados e garanta o seu. 

A secretária de Saúde Jorgelane Talma Caires lembra que é bom não deixar para última hora, pois serão feitas 50 mamografias por dia. “Estamos divulgando esta ação que vai dar oportunidade de todas as mulheres fazerem o exame de forma rápida e segura”, afirmou Jorgelane.

Santana da Vargem também está incluída no Mutirão de Cirurgiãs Oftalmológicas, como a de Catarata que apesar de não ter data marcada para realizar, o cadastramento já pode ser feito também na Secretaria de Saúde, até quinta-feira dia 20 de março. O caminhão do Programa Ver Minas estará em Três Pontas e serão atendidas pessoas acima de 50 pessoas com problemas de visão. Será feita consulta e exames. Se for detectada a necessidade de cirurgia, o paciente passará pelo anestesista, terá o risco cirúrgico, já será operado e vai ter até uma avaliação pós-operatória, tudo por uma equipe de especialistas.

Serão atendidas 200 pessoas de Santana, por isto, também é preciso ‘correr’ até a Secretaria e fazer a inscrição, pois as vagas também são limitadas e a documentação necessária é a mesma. O atendimento será feito todo em Três Pontas por ser sede de micro e vai atender além de Santana da Vargem as cidades de Coqueiral, Boa Esperança e Ilicínea. A prefeitura vai disponibilizar transporte, alimentação para todos os pacientes com acompanhamento de enfermeiros e equipe de apoio. “É uma estrutura muito boa e grande, que segue critérios rigorosos contando com o apoio do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas. Quem participou do mutirão de exames ano passado é a oportunidade que tem de enfim fazer a sua cirurgia”, afirmou a secretária de Saúde Jorgelane Talma.

Esta iniciativa busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população que está dentro da faixa etária priorizada pelo Programa Ver Minas. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo. Atualmente, a doença está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de quatro milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença. (ASCOM PMSV)

Jornal da equipe positiva

COMPARTILHAR

Comentários