Por: Mariana Tiso
Equipe Positiva

Três Pontas, MG – A 16ª edição da Feira Cocatrel de Negócios (FECON) foi palco de oportunidades e colaboração para os cooperados da região, destacando-se como um evento essencial para impulsionar o setor cafeeiro. Realizada no Espaço Cocatrel, a feira reuniu mais de 50 parceiros, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, desde fertilizantes e defensivos até máquinas e implementos agrícolas.

Jacques Miari, executivo de lojas Cocatrel, ressaltou as condições favoráveis ​​para os negócios, afirmando que “estamos com preços estáveis e muitos produtos com melhores oportunidades do que os que tivemos no ano passado. Uma condição de café dentro da instabilidade que vivemos, muito boa para fechar um negócio”.

A FECON não apenas proporcionou negócios vantajosos, mas também serviu como um ponto de encontro para produtores em busca de soluções e inovações para suas atividades. Um exemplo é o Donizete, cafeicultor de Nepomuceno, que viu na feira uma chance de encontrar uma varredeira de terreiro para melhorar sua produção.

“Vim aqui ver se consigo principalmente uma varredeira de terreiro para vacas, porque eu tenho a vaca mas não varre. Vim buscar esse equipamento e vou conseguir achar, se Deus quiser”, compartilhou o Seu Donizete, destacando a importância do evento para suas necessidades específicas.

Alexandre Nunes, representante de cooperativas, enfatizou o papel fundamental da Cocatrel em fornecer suporte aos cooperados, especialmente em tempos desafiadores. Ele afirmou: “A Cocatrel está fomentando as operações comerciais para os seus cooperados, um momento de suma importância, onde estamos passando por dificuldades em vários outros cultivos, mas a cafeicultura está num momento adequado”.

Além das oportunidades de negócios, a FECON ofereceu um espaço para compartilhamento de conhecimento, com palestras e atividades relacionadas ao setor agrícola. Jacques Miari destacou a expansão da feira, mencionando a presença de mais de 50 parceiros e um volume de negócios significativo.

A preocupação com o futuro da cafeicultura e o apoio aos produtores foram temas recorrentes durante o evento. Juberto, um dos premiados do programa “Melhores Cafés da Cocatrel”, expressou sua gratidão pela cooperação da Cocatrel, afirmando: “É uma cooperativa muito forte que apoia o produtor. Se não fosse ela, a gente não estaria aqui, e não teríamos chegado onde chegamos”.

Para Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel, “a Fecon já ocupa lugar de destaque no calendário das feiras da região, possibilitando condições diferenciadas para os cooperados, fruto do relacionamento de longo prazo que a cooperativa mantém com seus parceiros comerciais. A feira foi realizada em parceria com as demais cooperativas, que participam da Coccamig, central de 16 cooperativas que conseguem, por meio da intercooperação, preços e condições mais vantajosas, gerando benefícios diretos para os cooperados da Cocatrel.

Além das transações comerciais, a FECON também reservou espaço para entretenimento, com atividades voltadas para as crianças e a presença de animais, garantindo um ambiente familiar e acolhedor durante os três dias de evento. 



     

Para o cooperado José Osvaldo, fazer negócio utilizando o café como moeda de troca traz resultados positivos. “Sempre vale a pena. Essa modalidade de troca por café é muito boa pra gente porque é garantido de pagar com aquilo que eu tenho, que eu faço e que eu colho. Quando trocamos pelo café, vendemos o café com o preço do dia, o preço não muda mais”.

O 3º Seminário Cocatrel apresentou uma programação extensa, com palestras de interesse geral para os produtores, como: Importância do Seguro Rural (ministrada pelo representante do Senar, Guilherme Ferreira; Fertilizantes de alta performance para altas produtividades (ministrada pelos parceiros do Café Brasil); Quem certifica, certo fica (apresentada pelo representante da Emater, Marcelo Dias Tardiolli); Vantagens e Benefícios da Nutrição Organomineral e Foliar (AgroCP); Estratégias Tecnológicas para Impulsionar a Produtividade (Vanessa Figueiredo – Epamig); Nutrição do Cafeeiro Buscando Altas Produtividades (Leandro Reis – Yara); ESG na Prática para Altas Produtividades (Caio Oliveira – Senar); Jornada da inovação no controle de bicho mineiro e phoma (Eduardo Sousa – Syngenta); Manejo biológico na cultura do café (Hugo Soares – Agrivale); Intercooperação – união estratégica do cooperativismo (Fernando Lopes – Coccamig); Quem é a mulher que mora em você? (Maria Flávia Menegatto – especial Grupo Cafeínas Cocatrel); Indicação de cultivares (Lucas Bartelega – Fundação Procafé) e Saúde do solo para cafeeiros mais tolerantes à estresses (Marina Scalioni Vilela – UFLA).

 

A colaboração e o apoio mútuo entre as cooperativas também foram destacados, evidenciando o papel da intercooperação na obtenção de condições mais vantajosas para os cooperados. Fernando Lopes, da Coccamig, enfatizou essa união estratégica como um elemento fundamental para o sucesso do cooperativismo na região.

Com um forte foco no cooperativismo e no desenvolvimento sustentável da cafeicultura, a 16ª Feira Cocatrel de Negócios reiterou seu compromisso em impulsionar o setor e oferecer suporte essencial aos produtores rurais da região.

A FECON, portanto, além de gerar oportunidades comerciais significativas, reiterou o compromisso da Cocatrel em impulsionar o desenvolvimento sustentável da cafeicultura e oferecer suporte integral aos produtores rurais da região. Com um forte foco no cooperativismo e na colaboração, a FECON continua a ocupar um lugar de destaque no calendário das feiras da região, beneficiando diretamente os cooperados da Cocatrel e fortalecendo ainda mais o setor cafeeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here