O Clube de Campo Catumbi, o popular CCC, recebeu na noite deste sábado (13), a 22ª Festa Empresário do Ano, a festa da confraternização empresarial da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAI-TP) que homenageia os empresários do ano de 2023.

Nesta noite especial foram alguns bons motivos a comemorar. Partilhar momentos agradáveis, com comida boa, música de qualidade e um tempo para um bom papo e troca de experiências. Em 12 de janeiro de 1936, quem diria que a reunião realizada no Cine Teatro Ideal, gentilmente cedido pelo senhor Francisco Tomás de Aquino, onde reuniu-se dezenas de empresários de diversos setores iria gerar tão bons frutos, positivos, fortes e de muita união, nascendo assim a Associação Comercial, que tempos depois expandiu-se e acrescentou em seu nome Agroindustrial, virando assim a ACAI-TP.

De lá pra cá muita coisa aconteceu, muitos passaram por ela, cada um deixando um pouquinho de si por esta que se tornou uma das mais importantes entidades do Município. A ACAI-TP, que cresceu por essas grandes contribuições, tornou-se referência, sempre evoluindo e hoje, graças aos associados está completando em 2024, 88 anos de história e tradição, defendendo os interesses dos associados e buscando sempre promover uma maior integração.

O novo presidente da Associação Comercial e Agroindustrial, Hugo de Lima Pereira, discursou, destacando o aniversário da entidade, a importância de todos aqueles que fizeram parte desta história e os seus associados, especialmente os homenageados da noite.

“Hoje, nos reunimos para homenagear pessoas que têm dedicado suas vidas ao progresso da nossa comunidade. Nesta data, 13 de janeiro, celebramos não apenas a posse desta nova diretoria, mas também o aniversário de 88 anos da Associação Comercial. Como presidente recém-eleito da ACAI-TP, é uma honra estar aqui diante de vocês. Estendo meus mais calorosos cumprimentos a cada um e agradeço por se juntarem a nós para reconhecer aqueles que têm feito uma contribuição significativa para o nosso sucesso coletivo. Acredito que este evento será uma homenagem aos notáveis feitos dos nossos homenageados, inspirando-nos a todos a continuar buscando a excelência”, enfatizou Hugo Lima.

Homenagens reconhecem histórias e tradição

Além de celebrar seu aniversário, a festa também homenageou empresas e empresários que se destacaram durante o ano e também empresas tradicionais, nomeadas por três pilares conhecidos de Três Pontas e que movimentam inclusive a sua economia, Fé, Música e Café. A entrega começou por empresas tradicionais. No pilar fé, a honraria foi entregue ao Brasil Hotel.

O Brasil Hotel foi inaugurado na década de 60. Associados desde 2004 e com uma gestão familiar, o hotel vem se aprimorando e construindo uma história de sucesso e resiliência, entregando grandes experiências aos visitantes da nossa terra. À frente dessa trajetória, Dona Dagmar Reis Vilela, que prestes a completar 99 anos de vida, com pulso firme e voz ativa, contínua, ao lado dos filhos e netos, escrevendo a história do hotel e contribuindo com o desenvolvimento do nosso município. Dona Dagmar e representantes do Brasil Hotel receberam uma placa e flores, entregues pela atual diretoria da Associação Comercial.

Representando o pilar da Música, outra empresa de tradição premiada foi o Sanduba’s Burger. Associados desde 1997, o Sanduba’s faz parte da história de Três Pontas. Seja você da idade que for, não há por aqui quem não conheça ou nunca tenha experimentado um verdadeiro um sanduíche preparado no capricho. Inovadores, criaram em Três Pontas novos sabores e uma verdadeira tradição na maneira de atender seus clientes, seja dentro dos seus próprios carros, na praça ou em casa. Afinal, quem nunca ligou no 3265-2500? E não é por mera coincidência que no Avalia-TP, o Sanduba’s foi a empresa mais bem avaliada da cidade. Ângela Maria Mazoti Duarte e Antônio Carlos Duarte estavam extremamente emocionados a serem chamados a frente. O casal tem orgulho de contar as suas histórias, as dificuldades que enfrentaram e o carinho que tem por colaboradores e os clientes. Um funcionários que está com eles desde o início é o Claudinho que até ganhou no apelido o nome da empresa.

No quesito Café, ainda na categoria Tradição, a premiada é foi a Casa João Bandoni. Ela é uma associada desde 1998. Há 72 anos em operação, inteligentemente a tradicional e antiga selaria se desenvolveu e passou a ser uma loja que atende a população em geral, oferecendo de quase um tudo. Tem calçados, tem materiais de pesca, tem botinas, tem peças para bicicletas e se precisar de uma miudeza, lá você encontra também. Além de tradicional, é uma loja que resiste ao tempo por conta do empreendedorismo certeiro de seus donos. Légio Bandoni, Rita de Paula Guimarães Bandoni e Lívia Guimarães Bandoni. Rita era uma das mais emocionadas da família, por conta da superação dela, do marido e da família para manter a tradição e seguir os passos de João Bandoni, ícone do comércio trespontano que até hoje é lembrado por seu legado de honestidade e retidão.

Empresários do Ano

Criado em 1994, o Mérito Empresarial representa o reconhecimento do trabalho, empreendedorismo e da contribuição de pessoas que com sua determinação, talento e dedicação têm contribuído para o desenvolvimento econômico de Três Pontas.

Sonhar, acreditar, trabalhar muito e concretizar os sonhos, planos e projetos traçados. Essa é a trajetória de sucesso de Giovani Adenilson de Brito e Vitor Lúcio de Brito, empresários que, com uma história de superação e conquistas, inauguraram em 2010, o Philadelphia Auto Posto I e, desde então, com muita eficiência e profissionalismo vem crescendo e evoluindo na construção desse empreendimento, que gera empresa e fortalece o comércio. O empreendimento conta atualmente com postos de combustíveis em Três Pontas e Aguanil e uma empresa de venda de veículos e oficina.

ACAI-TP comemora premiação por modelo no associativismo

A Associação Comercial é reconhecida como modelo estadual de gestão no associativismo, identificando as necessidades de forma precisa e ágil, eficaz e inovadora, atuando como multiplicador de negócios, sempre aliada às tendências de mercado. Reconhecendo e reforçando as bases de suas ações.

A ACAI-TP, conta com um portifólio recheado de soluções e ofertas para seu negócio, e diversos são os parceiros que nos auxiliam. Os convênios firmados, promovem não só o fortalecimento do comercio local, mas também confiança, credibilidade, segurança. E para tanto, graças a vocês associados que estamos ganhando reconhecimento pelo estado. Com muito orgulho, anuncio que nossa associação foi premiada no em 2023, por conseguir realizar a maior oferta de capital de giro do Estado de Minas gerais, aos empresários trespontanos, através do BDMG. Isso comprova que somos comprometidos com o desenvolvimento de empresas e pessoas.

Outro resultado foi o reconhecimento estadual que a Sala Mineira do Empreendedor de Três Pontas recebeu em 2023, com o Selo Prata de Atendimento ao Micro Empreendedor Individual (MEI), com a missão de desenvolver os pequenos negócios e contribuir para o crescimento, estimulando um país mais justo. A expectativa agora é que venha o  reconhecimento nacional agora e o prêmio diamante.

Em 2023 foram capacitados cerca de 100 jovens no Programa Jovens Aprendiz, cerca de 12 desses chegaram a ser efetivados com menos de 30 dias de contratos. A Associação também é referência em capacitação e aprendizagem.

Os membros da diretoria ocuparam a frente do palco durante toda as homenagens, que seguiram também ao ex-presidente Bruno Dixini Carvalho, o “pai”, como ele é chamado pelos colaboradores da Associação Comercial.

Dedicação e competência para resolver problemas e tomar decisões fizeram com que colaboradores o chamassem de “pai”

O menino que iniciou a vida dentro da ACAI-TP, acompanhando o seu pai, tem o associativismo e o empreendedorismo pulsando desde muito cedo nas suas veias.
Na diretoria desde 2009, teve o privilégio de acompanhar vários presidentes em inúmeras decisões e não perdeu a oportunidade de absorver tudo o que podia de cada um deles, pois sabia que logo ali na frente, ocuparia aquela cadeira também. Assumiu a vice presidência na gestão 2015/2017, e logo após, em 2018, veio a presidência da ACAI-TP. Foram ao todo duas gestões, de 2018 a 2023, liderando um grupo de diretores e colaboradores, com o objetivo de ter ao seu lado uma equipe unida, engajada, participativa, empenhada, e com o mesmo objetivo: criar soluções inovadoras para apoiar o associado e transformar o cenário empresarial de Três Pontas.

Em cada reunião, em cada novo projeto, em cada desafio que se apresentava, e foram muitos, a equipe liderada por ele, manteve-se firme e unida. “E é por isso que hoje estamos aqui, para reconhecer todo o trabalho, empenho e o profissionalismo de Bruno Dixini Carvalho, à frente da Associação Comercial”.

Bruno e sua gestão assumiram a ACAI-TP com cerca de 317 empresas associadas, com um trabalho eficiente, subindo de degrau a degrau, plantando semente por semente, que renderam bons frutos. Hoje somos cerca de quase 400 associados, apoiando e oferecendo soluções ao empreendedor do comércio, da agroindústria e serviços.

A pandemia fou superada de portas abertas. Foram realizadas cerca 200 capacitações, como palestras e treinamentos. Passaram nomes como Walter Longo, Jackson Follmann, Giovane Gávio, Geraldo Rufino, dentre outros. Com uma média de 600 pessoas por evento, foi realizado no próprio CCC cinco Seminários Desafios do Crescimento.

Diversos braços nasceram nessa gestão: Sala Mineira do Empreendedor, Observatório Social de Três Pontas, Associação Cultural de Três Pontas (ACTA), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Três Pontas (Condes) e a Comfia, que é o tão sonhado Centro de Inovação e Tecnologia que logo mais estará a todo vapor.

E para homenagear o mais jovem presidente da história da ACAI-TP, seu pai Franciso de Assis Ferreira de Carvalho “Kiko”, sua mãe Dayse Dixini Carvalho e a sua esposa Gabriela de Lima Maiolini Carvalho, apareceram no telão em um vídeo gravado de supresa para ele. Bruno depois recebeu uma placa, materializando o trabalho realizado por ele.

Shows emabalaram o público

A noite terminou com dois grandes shows. Totalmente diferentes nos estilos, o público se animou com clássicos da música popular brasileira, a samba e pagode. Paulinho Veronezi começou com canções que marcaram época com letras que faz remeter ao passado um tempo que não volta mais. Ele surpreendeu quem não tinha o visto ainda. Algum tempo depois, Veronezi apareceu de terno branco, cabelos cumpridos e uma imitação indiscutível de Roberto Carlos. Até o painel no fundo do palco, era do show do Rei. Desse jeito, ainda teve Frejat e Renato Russo.

Antes dele terminar, já colou junto a Batucada Maluca, uma junção de cantores e musicistas que colocou todo mundo no ritmo do Carnaval. Marchinhas, pagode, axé com muito barulho dos instrumentos. Uma turma grande, que reuniu o talento e que promete ser atração de muitos eventos que vem por aí, inclusive na Festa de Momo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here