A trespontana Carmem Lúcia Chaves de Brito, a “Ucha”, foi uma das vencedoras do Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2024, conhecido como o Oscar do Agro. Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), ela se tornou referência de mulher empreendedora na valorização feminina na cafeicultura, que vem numa crescente e isto se deve a ela, que carrega com orgulho por onde passa o nome das propriedades, fazendas Caxambu e Aracaçu e principalmente o nome de Três Pontas.

O prêmio foi entregue à Ucha, em cerimônia realizada no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), no dia 30 de abril, onde ela recebeu a estatueta na categoria Produtor Rural.

Realizado anualmente pelo Grupo Mídia, o Oscar do Agronegócio homenageia as figuras que mais se destacaram no setor ao longo dos 12 meses que antecedem a premiação, por meio de escolha realizada pelo Conselho Editorial da organização, com base em dois pilares: pesquisa de mercado e votação aberta no site oficial do evento.

O reconhecimento traz nomes de influentes líderes que atuam no setor e se destacam pelos esforços e comprometimentos para colocar o agronegócio brasileiro como importante agente no desenvolvimento do país.

Carmem Lucia Chaves de Brito é diretora executiva das Fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas e, pela segunda vez, preside a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Por meio do trabalho de capacitação e qualificação que desenvolve em suas propriedades, é de lá que surgiu o primeiro brasileiro campeão mundial de prova de café, Dionatan de Almeida. O provador das fazendas de Ucha venceu, em 14 de abril deste ano, o World Cup Tasters Championship, realizado em Chicago, nos EUA.

A atual diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), a brasileira Vanusia Nogueira, foi outra personalidade a conquistar uma estatueta na cerimônia do Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2024. Ela recebeu o Oscar do Agro – representada pela Ucha no evento – na categoria Pioneirismo devido aos seus préstimos por mais de 15 anos à frente da diretoria executiva da BSCA, trabalho que entende como fundamental para que alcançasse o posto mais importante no principal organismo da cafeicultura global.

Em 2021, mostramos que Ucha teria sido eleita, uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio do país. A divulgação foi feita pela Forbes Brasil, a mais conceituada revista de economia e negócios do mundo, que ranqueia bilionários e influentes. A pesquisa foi divulgada para marcar o Dia Internacional das Mulheres Rurais, comemorado no dia 15 de outubro, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é elevar a consciência mundial sobre a importância dessa figura feminina como protagonista nas mudanças econômicas, sociais, ambientais e políticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here