A Câmara Municipal realizou na noite desta segunda-feira (03), a primeira sessão após as Eleições e obviamente foi este o assunto que predominou do começo ao fim da reunião, que teve apenas dois projetos de leis do Poder Executivo e três decretos Legislativos, que homenageiam personalidades que se destacam na comunidade, mas não nasceram em Três Pontas.

Um dos projetos foi incluso pelo próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), que foi protocolado com pedido de votação em caráter de urgência e recebeu parecer favorável da Assessoria Jurídica. O presidente Maycon Machado comunicou os colegas o protocolo do projeto e pediu que os vereadores fossem analisá-lo durante a semana. Diante disso, Maycon incluiu por iniciativa dele o projeto na pauta.

Antes deste, sem discussão, o Plenário aprovou uma abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$38.753,93 para a manutenção da Secretaria Municipal de Transportes e Obras.

O outro, foi também uma abertura de crédito, no montante de R$1.065.803,69, referente a repasses do Valora Minas que foi recebido pelo Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde, fará o repasse ao Hospital São Francisco de Assis. O programa é a junção do Rede Resposta, Pró-Hosp e Opera Mais. Os recursos são repassados quadrimestralmente, com o cumprimento de metas. De acordo com a provedoria da Santa Casa, ele pode ser gasto no pagamento da folha dos colaboradores, energia elétrica, despesas médicas, na compra de medicamentos em geral e outras despesas. Os projetos foram todos aprovados.

Títulos de Cidadania Honorária Trespontana

Três projetos de Decretos Legislativos foram aprovados pelo Plenário, com a menção apenas dos autores, como rege o Regimento Interno da Casa. A vereadora Maria Selena Silva (Selena Caté – PSD) indicou os médicos – o dermatologista Dr. Silvio Evangelista Bahia de Souza nasceu em Benevides, no Pará e o pediatra Dr. Lucas Vieira de Lima Araújo que é de Araguari no Triângulo Mineiro. Este último, teve como co-autor o secretário da Mesa Diretora Luan Donizeti Elias (Luan do Quilombo – PDT). E Luan apresentou projeto homenageando o advogado, professor universitário e mestre em educação Dr. Ricardo Morais Pereira natural de Varginha.

Grande Expediente – a hora dos parabéns

E os parabéns da semana foram especialmente aos deputados que foram eleitos e reeleitos na Eleição deste domingo, 02 de outubro. Obviamente que as felicitações foram mais aos deputados Mário Henrique ‘Caixa’ (PV) e Diego Andrade (PSD – MG). A grande maioria dos vereadores apoiaram os “deputados trespontanos”.

Começando por Luciano Reis Diniz (PV), ele destacou que a votação que os dois tiveram mostra que a população sabe reconhecer o que é melhor para a cidade e o quanto eles fazem por Três Pontas. Ele disse que foi muito bom estar junto aos dois neste pleito. Acrescentou que esta foi uma Eleição atípica, de união de esforço, mas lamentou que 19,71% dos eleitores não foram votar neste primeiro turno, demonstrando que estão descrentes com a política, o que é muito ruim. Terminou pedindo os eleitores votem no segundo turno para presidente.

José Geraldo Prado (Coelho – PSD) também agradeceu e falou da grande vitória de Caixa e Diego que ele apoiou e caminhou junto nesta disputa. Estendeu os parabéns para os deputados Cleiton e Noraldino e lamentou a derrota do deputado estadual Carlos Pimentar. O vice presidente Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro – PSD), agradeceu os trespontanos em nome dos deputados, citando os moradores da cidade, dos distritos do Quilombo Nossa Senhora do Rosário e Pontalete e as comunidades rurais. Selena Caté parabenizou aos deputados majoritários e acrescentou que lamenta por aqueles que perderam, mas que nem sempre todos ganham. Luis Flávio Floriano (Flavão – PDT), ponderou que estava feliz pela reeleição de Caixa e Diego e outros deputados que voltarão em 2023. Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó – PP), discursou que o reconhecimento ao trabalho do deputado Diego Andrade foi fundamental, pois ele é um cara articulado, que sabe atuar e que é preciso olhar não apenas pelos recursos que chegam mas também pela sua atuação a favor da cidade. Em nome do deputado estadual Noraldino Júnior, que ele apoiou e teve o mesmo número de votos dele, Popó agradeceu e esclareceu que Noraldino não tem atuação apenas na causa animal, mas se destaca também nas questões ambientais do Estado e na procura por pessoas desaparecidas.

O vereador Sérgio Eugênio Silva (Cidadania) que apoiou Diego Andrade pela primeira vez, estendeu as felicitações para ele pela expressiva votação e disse que podem ficar satisfeito com o resultado, pois a quantidade de candidatos é grande. Sérgio não mencionou durante a campanha quem apoiou para deputado estadual.

O vereador Paulo Vitor da Silva (PP) parabenizou os eleitos e reeleitos, mencionou os deputados Caixa e Diego, mas não disse sobre aqueles que ele apoiou. Mais uma vez, falou da liderança de Diego Andrade e acrescentou que as pessoas precisam ficar atentas, ter discernimento para saber escolher quem vai dirigir o país.

O vereador Roberto Donizetti Cardoso (Democratas) só parabenizou os deputados e o governador Romeu Zema no Grande Expediente. No Pequeno, ele anunciou que o Ministério Público arquivou o processo que ele ingressou na Promotoria, denunciando a realização de capina química no Município. Robertinho falou disso a alguns meses no Plenário da Câmara, fotografou e registrou um boletim de ocorrências na época e não se conforma com a versão dada pelo secretário que negou que a capina tenha sido feita. Robertinho vai recorrer da decisão e agora quer os documentos que comprovem todas as compras realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente nos últimos dois anos, para saber qual produto químico estava sendo usado na capina.

O presidente da Câmara Maycon Machado, também parabenizou os deputados eleitos e reeleitos e mencionou o nome da candidata trespontana Giza Alexandre, que disputou uma cadeira no Congresso Nacional, não conseguiu se eleger, mas que levantou bandeiras importantes durante a campanha. Ele quis deixar público o reconhecimento a ela pela coragem em colocar seu nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here