Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

A Câmara Municipal iniciou nesta segunda-feira (18), uma maratona de solenidades para entregar homenagens aprovadas pelo Plenário durante todo o ano. Por isto, até dezembro, serão duas sessões, a de votação e em seguida a de entregas de Moções de Aplausos e de Títulos de Cidadania Honorária.

Nesta semana, a cerimônia foi Moções de Aplausos, assim como na próxima semana, dia 25. Na quinta-feira, dia 28 haverá a entrega de Títulos de Cidadania no Auditório do Sest Senat e no dia 02 de dezembro, mais Moções serão entregues. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Casa, algumas ficarão para o ano que vem.

Na sessão de votação, nada polêmico: dois projetos de leis do Poder Executivo, mais cinco Títulos e duas Moções. Tudo aprovado por unanimidade. Começando pelos projetos da Administração. O primeiro dá ao Conselho Municipal de Turismo, a possibilidade e autonomia para viabilizar projetos de interesse turístico em âmbito municipal. A lei, ajusta e regulamenta o Fundo Municipal de Turismo a fim de que seja utilizado recursos para fomentar o turismo local.

O segundo projeto, abre crédito suplementar no Orçamento, no valor de R$69.978,76, da Secretaria Municipal de Saúde para pagar o aluguel de um CPAB/BIPAP/Concentrador, que são aparelhos utilizados para melhorar a situação respiratória e quitar também internações em um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos.

Os projetos de Decretos Legislativos, que dão os Títulos de Cidadanias Honorárias da Cidade, foram aprovados sem nenhuma menção por parte dos vereadores que fizeram as indicações. Serão agraciados – João José da Silva “João Bateria”, o bancário aposentado Edísio Abreu de Castro, Paulo Roberto Amaro, Joaquim de Abreu Salgado “Joaquim da Ambulância” e o apresentador da TV Alterosa Ademir Santos. As Moções de Congratulações e Aplausos foram aprovadas para Antônio Valentim e o servidor municipal Douglas Robson de Miranda, “Shrek”.

Robertinho ocupou a Mesa Diretora na vice presidência, por causa das ausência de Antônio do Lázaro

Faltaram a sessão, o vice presidente Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro – PSD) e o vereador Geraldo José Prado (Coelho – PSD). Na Mesa Diretora, o vereador Roberto Donizetti Cardoso (Robertinho – PP), ocupou a cadeira de vice a convite do presidente Maycon Douglas Vitor Machado (PDT).

Pedido de tapa buracos predomina nas reclamações

Robertinho foi o primeiro a usar a Tribuna no Pequeno Expediente. Ele pediu o envio de três ofícios. À Secretaria de Meio Ambiente para que tome providências quanto a queimadas que diariamente estão sendo feitas no Aterro Sanitário. Moradores da região e pessoas que trabalham nas empresas ao redor, reclamam da fumaça.

O outro pedido é à Secretaria de Transportes e Obras para que faça a melhoria no asfalto que liga a região dos Quatis ao bairro São Judas Tadeu. Em frente a Thega, a situação está caótica. A última reivindicação é para o Departamento Municipal de Trânsito que verifique a situação no bairro Jardim das Acácias. No final do bairro, há um Centro de Distribuição de uma rede de lojas de departamentos e o movimento está complicado no local.

O vereador Luiz Flávio Floriano (Flavão – PSL), lembrou que  há três anos ele solicita a instalação de uma antena de telefonia celular no bairro Cidade Jardim. Apesar de já ter ido a Belo Horizonte e Brasília, e pedido apoio aos deputados, a solução ainda não foi encontrada porque as empresas não querem colocar a estrutura. A situação é a mesma nos bairros Califórnia I e Santa Marta. Flavão terminou solicitando providências quanto as reivindicações à Operação Tapa Buracos. Há muitos buracos por toda a cidade, mas ele chamou a atenção pela situação na rua São Paulo, no bairro Santa Edwirges e nas ruas Ítalo Duarte, Guido Mendes e Ari de Brito, no Aristides Vieira.

O presidente Maycon Machado reforçou o pedido do vereador Robertinho, sobre a necessidade de tapar os buracos da via que liga os Quatis, região que está bastante movimentada. Segundo Maycon, uma amiga dele chegou a cair de moto em um dos buracos. Na mesma linha comentou que as vias do bairro Aristides Vieira estão com buracos muito grandes e é preciso providências urgentes. Ele terminou convidando aos vereadores e ao público para o encerramento das atividades do Parlamento Jovem 2019, que será na próxima quinta-feira (21), as 18 horas. Haverá além da entrega de certificados, uma palestra com o coach Tiago Campos que abordará o tema “Sua vida rumo ao extraordinário”. Nesta solenidade, também serão entregues todas as propostas elaboradas pelos jovens estudantes do PJ, ao prefeito Marcelo Chaves e ao presidente da Câmara Maycon Machado, que também preside a Escola do Legislativo, Professora Maria Rogéria de Mesquita “Dona Rogéria”.

Alunos do “Monsenhor” tem participação em Olímpiadas reconhecida pelo Legislativo

A Câmara realizou a entrega de Moções de Aplausos e Congratulações, aos estudantes da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira. Os homenageados foram indicados pelos vereadores Marlene Rosa de Lima Oliveira, Robertinho e Maycon Machado pela participação nas Olimpíadas de Matemática realizada em agosto deste ano, na cidade de Chiang Mai, na Tailândia, conquistando a medalha de bronze.

Eles ocuparam as cadeiras reservadas a eles no centro do Plenário Presidente Tancredo Neves. A ex vereadora Valéria Evangelista Oliveira que é supervisora da escola prestigiou a cerimônia, junto com os ex vereadores Walter Tana e Paulo Vitor da Silva, ocupando as bancadas.

Os alunos Beatriz Naves Tana, Jéssica Dias de Souza, João Paulo de Jesus Lopes, Jonatas Marcelino Rodrigues, Júlia de Oliveira Silva, Marco Túlio Teixeira Cougo, Mariana Naves Tana, Milena Barros da Silva, Pedro Oliveira Cardoso, a professora Tamires Maria Brito Silva e a diretora Rosiane Aparecida Domingues Brito, foram anunciados um a um a frente da Mesa Diretora para serem agraciados. A estudante Isadora Alexandre Miranda não compareceu e sua placa foi entrega à Valerinha. Apenas o estudante João Paulo falou rapidamente em nome dos demais. Apenas agradeceu a escola, os professores e todos aqueles que os ajudaram a realizarem este sonho. A diretora Rosiane Aparecida também foi rápida na Tribuna e mencionou os agradecimentos a todos aqueles que os incentivaram neste sonho, que vai servir de exemplos para tantos outros jovens.

O vereador e professor Érik dos Reis Roberto (PSDB), falou em nome dos parlamentares. Registrou que a experiência de ir para outro país, fazer a prova, foi um momento único. Tudo começou com a tentativa de ir para a Tailândia, a correria e os grandes desafios que enfrentaram. “Não foi uma simples viagem, foi algo conquistado passo a passo, que começou na sala de aula com a professora Tamires”, refletiu Érik dos Reis. Ele destacou que cada um tem seu nome agora marcado na história de Três Pontas e concluiu com uma citação bíblica: “ Tudo é possível àquele que crê”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here