Por Loui Jordan

A 27ª rodada foi encerrada na noite desta segunda-feira (21). O grande momento do campeonato se aproxima. Os possíveis rebaixados já estão visíveis, embora estejam ainda próximos e mais visível ainda é o título, pelo menos para o time da ponta da tabela. O Flamengo novamente mostrou seu repertório, é um coletivo que aparenta não ter antídotos que o façam perder a taça que está cada vez mais se rendendo ao futebol e aos resultados obtidos pelo rubro-negro do Rio de Janeiro.

RESULTADOS DA 27ª RODADA

Acabou a disputa pelo título?

As duas formas de responder a pergunta são simples. Matematicamente não, porém, no futebol jogado sim. O Flamengo bateu o Fluminense no domingo (20), o rubro-negro foi melhor e contou com belas defesas de Diego Alves, só não foram melhores do que as de Muriel, arqueiro do Flu. O Fluminense precisa ser mais letal no ataque, o time tem uma certa qualidade, mas a postura atrapalha um pouco, já o seu rival, está à espera de um adversário a altura.

O Palmeiras, 2º colocado, empatou com o Furacão na Arena da Baixada. O resumo do jogo é simples: o Athletico por ser uma equipe mais solta, teve mais velocidade na armação, já o Verdão teve certas dificuldades, mas igualou o jogo, visando o título. O time de Mano Menezes necessita de melhorias, principalmente na definição das jogadas. Outro time que briga, no entanto, não ficará com o título, é o Santos que foi derrotado merecidamente para o Atlético.

O Galo jogou em casa e começou avassalador, a postura e o astral mudou, o time de Vagner Mancini foi muito superior e eficaz. O Santos por sua vez, está perdendo potência ofensiva e já não é o mesmo de outrora, é competitivo, mas isso não é o suficiente. Falando em insuficiência, o Tricolor do Morumbi por incrível que pareça é atualmente o 4º colocado. O time paulista bateu o “derrotado” Avaí, o clube de Santa Catarina merece muito respeito, mas querendo ou não, o São Paulo tinha a responsabilidade de vencer o jogo. O Tricolor não joga tão bem, é um coletivo pouco sintonizado, mas por ironia e merecimento, está no G-4, falta um meia de ligação que realmente seja da função.

Um jogo complicado da parte de cima, foi o duelo entre Colorados e Vascaínos. O Internacional jogou em casa e mesmo assim sofreu a primeira derrota em seus domínios nesse Brasileirão. O Vasco venceu sua 3ª partida consecutiva e se vê engrenado, o time é limitado em plantel, mas esforçado e bem aplicado taticamente. O Inter fez um belo gol, mas foi bem anulado. O Colorado já não é tão “energético” no meio de campo.

Goiás segue rumo ao objetivo e Fortaleza vence e terá uma decisão na próxima rodada

O Goiás estava perdendo por 2 a 0 para a Chape, por mais duro que estivesse o jogo, os goianos conseguiriam buscar o empate. A Chapecoense na Arena Condá já não oferece tantas resistências. O time está frágil em vários aspectos e mesmo com vantagem, não conseguiu segurar o Goiás, acabou ficando com um ponto apenas, o clube já enxerga o descenso como uma realidade próxima.

O time do Serra Dourada está em alta no 2º turno, se manter a performance, chegará na Copa Sul-Americana. Outro jogo na rodada, foi Fortaleza e Grêmio. A equipe de Rogério Ceni fez sua parte e venceu em casa, entretanto, terá um jogo contra o Cruzeiro na 28ª rodada que será em Belo Horizonte, detalhe, o Grêmio utilizou os jogadores reservas e o nível de competitividade evidentemente caiu.

Cruzeiro faz sua parte e demonstra reação, porém, segue na zona de rebaixamento

O “cabuloso”, como é chamado por seus torcedores, faz uma campanha cabulosa no aspecto negativo. O time está com cinco jogos de invencibilidade e vem de duas vitórias consecutivas, diante de São Paulo e Corinthians. Nessa rodada, a Raposa visitou o Corinthians, o time paulista abriu o placar e mais uma vez se mostrou limitante, a transição lenta e burocrática e o Cruzeiro parecia ter uma energia maior, conseguindo a virada com um gol um pouco polêmico.

A verdade é que o Cruzeiro está sim fazendo seu papel, sua parte, pelo menos agora. A equipe de Minas Gerais ainda está na zona do descenso, no entanto, não é mais aquele time apático e pouco enérgico. O Corinthians precisa de diversos ajustes, mas aos poucos, uma mudança brusca pode ser perigosa, o time luta por vaga na próxima Libertadores, tudo levava a crer que seria uma missão tranquila, mas o futebol em campo diz o contrário.

A vitória do Cruzeiro de forma alguma foi em vão, mas o triunfo do Ceará diante do Bahia foi primordial. A equipe de Roger Machado jogou na Fonte Nova e por mais que a equipe tivesse uma certa envolvência coletiva no seu jogo, a proposta do Ceará foi melhor sucedida. Os três pontos fazem com que o Ceará fique mais uma rodada fora da zona, a equipe é mais limitada que o Cruzeiro, mas consegue competir. O Bahia busca o G-6, assim como o time do Nordeste, outras equipes miram um lugar na primeira fase do maior torneio continental da América do Sul, é preciso mais confiança e repetir alguns desempenhos que se tornaram escassos em alguns confrontos.

Por fim, o jogo entre Botafogo e CSA. O Fogão triunfou ao enfrentar o time de Alagoas, perdeu fora de casa, embora tenha obtido resultados interessantes nos últimos encontros da Série A, mas não adiantou. O Botafogo vive sempre em altos e baixos, o time carioca é certamente o mais fraco em qualidade técnica e estratégica se comparado aos outros três gigantes do estado. O Botafogo, se tiver um desempenho totalmente inesperado, pode conquistar vaga na Sul-Americana, entretanto, as pretensões atuais visam a ausência de proximidade com mais um possível rebaixamento. Evidentemente que têm equipes piores, nunca é bom arriscar. O Botafogo oscila demais e se cansa com facilidade na segunda etapa dos jogos, é preciso ajustar esses dois pontos.

A tendência é que CSA, Ceará, e talvez Cruzeiro, Botafogo e Flu, briguem contra duas vagas no Z-4. Chape e Avaí possuem perspectivas inferiores, discordando ou não, Fluminense, Raposa e o Fogão possuem mais estofo para sair de uma situação crítica, o problema é se acostumar com ela e não ter psicológico para administrar tal situação.

CLASSIFICAÇÃO

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here