Fotos: Hecinho Rafael

 

A Cocatrel inaugurou oficialmente sua nova torrefação, que agora está em um amplo espaço, equipada com maquinário moderno e softwares de torra de última geração, que garantem uma bebida de extrema qualidade para o consumidor final. A cerimônia de inauguração foi fechada aos diretores e veículos de imprensa, por cauda da pandemia do Coronavírus e transmitidas pelas redes sociais da cooperativa.

Os diretores falaram do empreendimento que foi planejado e estava sendo estudado seu modelo a cerca de dois anos, preparando seu layout da indústria. A nova estrutura demandou um investimento de pouco mais de R$2 milhões, valor expressivo, com a compra dos novos maquinários e reforma do galpão, que fica no bairro Santa Margarida, em frente ao seu armazém.

A nova Torrefação Cocatrel tem capacidade para torrar em torno de 5 mil quilos de café por dia, 40 mil sacas de 60 kg por ano, mantendo à disposição do produtor um leque de opções de torra e de moagem, para atender aos variados tipos de métodos existentes para preparar o café.  Ela fornece os cafés em embalagens de meio quilo, 1,2 e agora 6 quilos. “Indicamos que o produtor traga o melhor café que ele tenha. Ele tem a opção ter seu próprio café em embalagens personalizadas, com sua própria logomarca, para presentear amigos ou vendê-lo com valor agregado. Queremos que essa torrefação seja a extensão de suas fazendas para que ele possa se conectar com a outra ponta da cadeia cafeeira, que é o consumidor. Nossa preocupação é que o produtor tenha um café de altíssima qualidade e este torrador preserva as melhores qualidades”, afirmou o presidente da Cocatrel Marco Valério Brito.

Segundo o diretor comercial Luiz Antônio Vinhas Oliveira, quando foi pensado em se investir neste diferencial da cooperativa, oferecido já há 40 anos, aos produtores associados,  a Cocatrel procurou uma empresa que pudesse oferecer o melhor sistema de torrefação e moagem. Os projetos foram todos acompanhados de perto, com muito carinho e tratado com muita dedicação. “Não são todas as cooperativas que fazem este tipo de investimento”, acrescentou Luiz Antônio.

O equipamento antigo que tem ainda grande potencial, foi todo reformado e digitalizado e será para uso exclusivo para atendimento dos cooperados. A primeira máquina de torra foi adquirida em 1980, do Instituto Brasileiro do Café, o IBC. Quem lembra bem disso, é o superintendente comercial da Cocatrel Manoel Rabelo Piedade. Ele recorda que autarquia mantinha o maquinário para torrar o café e distribuir para os seus funcionários. Há 40 anos, o Instituto tinha cerca de 3 mil funcionário. A aquisição na época, foi até uma ideia do ex-diretor Adelino Nogueira. Naquela época, as torrefações tinham café de qualidade muito inferior e o próprio IBC fornecia um café um pouco melhor. Com a aquisição dessa máquina, os produtores associados passaram a ter o direito de torrar todo mês 20 quilos do seu melhor café e deu muito certo.

Linha de cafés

Além do serviço prestado ao cooperado, a Cocatrel reposicionou sua linha de cafés industrializados, que foram adequados às categorias da Abic e estão em novas embalagens.

Para compor a linha 100% arábica do Sul de Minas, o café de entrada da cooperativa é o Mokinha Cocatrel. Posicionado na categoria Tradicional, possui sabor e aroma intensos e torra média.

O Cocatrel Superior possui sabor suave e aroma intenso. Buscando a adequação aos selos da Abic, a Cocatrel substituiu o Gourmet Suave e está lançando este maravilhoso café para o seu dia-a-dia.

A categoria dos cafés Gourmets apresenta os cafés industrializados de melhor qualidade, que representam cerca de 12% do mercado. Para essa categoria, a Cocatrel apresenta o Reserva Cocatrel. Em versões lata, vácuo e capsulas compatíveis com as máquinas Nespresso, o café é produzido a partir de grãos selecionados de cafés especiais e vai agradar os paladares mais exigentes.

A Cocatrel ainda mantém em sua linha de cafés duas preciosidades: a linha de cafés Montrês e os “Melhores Cafés Cocatrel”. Os cafés da linha Montrês seguem as normas da Associação de Cafés Especiais e recebem a certificação 4 C. São cafés com edição limitada cuidadosamente selecionados para proporcionar experiências sensoriais exclusivas. São cafés raros e exclusivos.

Já os “Melhores Cafés Cocatrel” é uma iniciativa que busca valorizar os produtores da cooperativa. Não se trata de um concurso. Todos os cafés que entram na cooperativa são provados e os 12 melhores são escolhidos para compor a linha de torrado e moído dos Melhores da Cocatrel. É uma forma de valorizar os produtores e de estar na vanguarda do mercado mundial de café, fazendo parte do movimento conhecido como “Farm Conect”, que oferece a oportunidade do consumidor conhecer café de uma propriedade específica.

Os cafés Cocatrel podem ser encontrados nos melhores mercados, nas cafeterias Cocatrel e na loja online da cooperativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here