Fotos: Equipe Positiva

 

Três Pontas realizou neste sábado (24), o Dia D de combate a Dengue, data de mobilização social, para chamar a atenção da população para o controle do mosquito Aedes aegypti. Entre as doenças transmitidas por ele está a Dengue. O mutirão de limpeza também continua e a quantidade de lixo encontrado é cada vez maior.

Profissionais da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de endemias se reuniram na Praça Tristão Nogueira, a Praça da Fonte, distribuíram panfletos e levaram informações simples, mas cruciais para o combate a doença que colocou Minas Gerais em estado de alerta e tem provocado mortes em todo o Estado e em cidades da região do Sul de Minas.

A secretária municipal de Saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa, se encontrou com os agentes e pediu que eles sejam multiplicadores de informações que fazem a diferença à saúde dos trespontanos. “Peço que abram as portas para os agentes comunitários de endemias, para que possam auxiliá-los nesse trabalho extremamente importante de prevenção”, pede Tereza Cristina.

“Estamos com nossos agentes mobilizados aqui no Centro e em vários pontos de movimento, entregando panfletos com orientações para quem está nos carros e a pé e continuamos com nosso mutirão de limpeza”, contou a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Sebastiana Aparecida da Silva.

O grande objetivo deste dia D, é conseguir orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a Dengue, Zika e Chikungunya é também do cidadão. Está mais do que provado, que ele prolifera é nos quintais e dentro das casas. Com apenas 10 minutos por semana é suficiente para a pessoa fazer a vistoria na sua casa, checar se existe algum criadouro e eliminá-lo.

O trabalho de controle a proliferação do mosquito é rotina de trabalho da equipe, o ano todo, com as visitas nas residências orientando os moradores e mostrando in-loco o perigo que este mosquito oferece à saúde. Entre os meses de outubro a abril, são intensificadas as ações com o mutirão de limpeza, Dia D, trabalho com as escolas e outras iniciativas.

Segundo Sebastiana Aparecida, a situação da doença é classificada de acordo com o número de casos em baixa, média e alta transmissão. O Município de Três Pontas está em alerta como média transmissão, com 193 casos notificados e 33 casos confirmados, até neste sábado, dia 24 de fevereiro.

No mutirão que foi retomado e foi realizado inclusive neste sábado, a quantidade de lixo encontrada em terrenos baldios é muito grande. O pedido é que os moradores não utilizem estes locais para descarte de lixo e nem de entulho. Que os proprietários de lotes não deixem de limpar seus terrenos porque muitas reclamações tem sido feitas e a demanda de trabalho só aumentando. “O lixo jogado nos terrenos ajuda a juntar mosquito. Passou da hora de cada um descartar seu lixo no lugar certo”, alertou.

Mas nos quintais de alguns imóveis a sujeira é impressionante. Em uma única casa no bairro Aristides Vieira, havia tanta coisa a ser descartada que encheu a carroceria de um caminhão usado no mutirão.

Outro problema é quanto as piscinas que estão com água suja acumulando larvas do mosquito. Em vários imóveis foram encontrados focos do Aedes aegypti e as pessoas orientadas quanto aos procedimentos que precisam serem feitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here