Dionathan Almeida, o Dioninho, é Campeão Mundial de Cup Taster 2024

Dionathan Antunes de Almeida conquistou no último domingo (14), o título de Campeão Mundial de Cup Taster 2024 durante a a Specialty Coffee Expo, feira de cafés especiais realizada em Chicago, EUA. Provador de café das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas, Dionathan que é conhecido por Dioninho, bateu ainda o recorde mundial. Ele trabalha nas fazendas de outra trespontana, a premiada e reconhecida também pelo planeta, Carmem Lúcia Chaves de Brito, a Ucha, atual presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

A presidente da BSCA Carmem Lúcia “Ucha” o melhor provador Dionathan Antunes e a presidente da OIC Vanusia Nogueira. Fotos: BSCA Divulgação

O título inédito ao Brasil foi conquitado superando 33 competidores de todo o mundo. Ele teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras na final da competição, em 2’19”, desempenho 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta e 32 segundos melhor do que o terceiro colocado, Hang Jong Lee, da Nova Zelândia. Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto de oito xícaras em 2’09.

O Campeonato Mundial de Cup Taster reconhece e premia os provadores de café especial que demonstram habilidade, velocidade e precisão ao discernir as nuances e os sabores do café. Dionathan Almeida foi selecionado para representar o Brasil nessa prestigiada competição após conquistar o Campeonato Brasileiro de Cup Tasters 2023, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizado entre 22 e 24 de setembro.

Durante o campeonato, são apresentadas oito triangulações de café, cada uma consistindo em três xícaras, sendo que uma delas é diferente das outras duas. Ao contrário das xícaras utilizadas no campeonato nacional, as xícaras no campeonato internacional têm fundo escuro para impedir que os degustadores identifiquem a tonalidade do café. Cada participante é obrigado a provar pelo menos duas xícaras em cada conjunto, e o vencedor é determinado pela quantidade máxima de acertos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here