Uma multidão de devotos participaram na noite deste sábado (22), da última celebração da novena do Beato Padre Victor. Como nos últimos anos, as ruas do Centro ficaram iluminadas com as velas utilizadas pelos fiéis. A relíquia e o andor com a imagem de Padre Victor foram conduzidas por leigos e pelos sacerdotes em todo o trajeto. O bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz celebrou missa solene em seguida, concelebrada por diversos padres da região e com a participação de seminaristas. Na sua homília, Dom Pedro destacou a devoção do povo trespontano e o exemplo deixado pelo sacerdote que mesmo depois de mais de 100 anos de sua morte, continua vivo no coração de tanta gente.

Muitos romeiros que caminharam a pé, de suas cidades até a Matriz Nossa Senhora D’Ajuda em Três Pontas, onde estão depositados os restos mortais do religioso, participaram da missa. Quem chegava a Praça Cônego Victor já percebia que estava tudo pronto. A Herma do Padre Victor já estava toda enfeitada com os tradicionais copos de leite.

Em frente a Igreja, a Polícia Militar já havia estacionado sua base móvel comunitária, onde são registradas ocorrências e as pessoas são orientadas quanto as questões de segurança para a festa religiosa, que acaba atraindo ladrões.

No último horário da novena, uma ambulância da Prefeitura também já estava estacionada ao lado do Coreto, para atender casos de urgência, caso for preciso.

A barraca onde é servido o café ao romeiro, já estava erguida. Nela, voluntários durante todo o dia servem café com leite, água e pão com manteiga. Os produtos são doados pela população, que demonstra um carinho especial e único a quem chega por aqui movimentos pela fé. Além das barracas onde são registradas missas e romarias, há confessionários instalados na Praça para atender os visitantes.

O trânsito em torno da Praça Cônego Victor está fechado para veículos. Faixas indicam o caminho a ser feito por pedestres até o Parque Multi Uso da Mina. Além de pegar água fresquinha, este ano é neste local que está a feira, onde todo mundo encontra de tudo para comprar.

COMPARTILHAR

Comentários