Despertar vocações, oferecer acesso à arte e cultura através de aulas gratuitas de instrumentos musicais. Este é o objetivo de uma iniciativa da Sociedade Musical Lira Trespontana. A ação é voltada para crianças e adolescentes e já conta com sua primeira turma de cinco alunos.

O projeto está sendo realizado de forma autônoma pela Lira Trespontana, que após parceria com a escola de música Pro Arte, montou uma sala de aula na referida escola. A banda não recebe nenhuma ajuda financeira, os instrumentos e materiais foram emprestados por seus músicos, que também ajudam financeiramente no pagamento do aluguel da sala. A Banda Lira Barbacenense, através de seu maestro José Saraiva do Nascimento, emprestou à Lira Trespontana um saxofone, um trompete e um bombardino, viabilizando o início das aulas. Lembrando que os professores, Amanda Abreu, Miguel Pereira e André Arantes são músicos voluntários da Lira Trespontana.

Buscando uma formação dinâmica e completa dos novos músicos, o grupo de cinco alunos recebe uma aula semanal de iniciação musical/teoria e uma aula semanal prática (sendo o grupo dividido entre trompete e saxofone). Atentos aos cuidados sanitários, cada aluno recebe para uso exclusivo um bocal ou boquilha para a prática. A forma de ministrar as aulas vem trazendo grande interesse dos alunos que tem 100% de assiduidade. Já havendo fila de espera para abertura de novas turmas.

No intuito de estimular o interesse pela música instrumental entre os jovens, buscar mais aluno e divulgar o trabalho da banda, a diretoria da Lira Trespontana já programa realizar apresentações em bairros da cidade na forma de “ensaio aberto”, onde a população poderá desfrutar de forma gratuita à performance do grupo.

Presidente Francisco Araújo afirma que diretoria já programa realizar apresentações em bairros da cidade

De acordo com Francisco Evangelista de Araujo, músico e presidente da Lira Trespontana, as aulas de instrumentos para jovens é um dos principais objetivos do grupo, constando inclusive no artigo primeiro do estatuto de fundação. “Isso é apenas o início. Pela alta qualidade e comprometimento dos nossos músicos temos tudo para crescer, nosso objetivo é oferecer cultura e aulas de música instrumental a um grande número de jovens da nossa cidade a um custo relativamente baixo. Já possuímos o local, professores habilitados em todos instrumentos e já há uma procura por parte dos alunos. Para essa ampliação estamos à procura de pessoas interessadas em ajudar e fazer parcerias.” ressalta Francisco.

Após ampliada as atividades, serão oferecidas aulas de trombone, trompete, bombardino, tuba, saxofone e bateria/percussão. Um objetivo a ser alcançado é a formação de uma banda composta somente pelos novos músicos, que os prepararão para integrarem à Lira Trespontana.

 

Grupo completa 5 anos

A Sociedade Musical Lira Trespontana, completará em outubro desse ano cinco anos de atividades, é composta por 22 músicos e já se apresentou em diversas cidades da região, sempre honrando a cidade da música com sua organização, afinação de seus músicos e a harmonia de seus arranjos.

Atualmente a Lira Trespontana ensaia às quintas-feiras às 19:30 horas no Centro Cultural Milton Nascimento (cedido gentilmente pela Prefeitura Municipal de Três Pontas), já estão programadas duas apresentações para o mês de julho nas cidades de Três Pontas (dia 02 de Julho próximo sábado às 14 horas – na tenda cultural da Praça da Matriz) e também em Varginha (detalhes de horários serão divulgados nas redes sociais).

Contato:
[email protected]
whatsapp: 35 98822 6591
Página Facebook: Sociedade Musical Lira Trespontana
Instagram: @liratrespontana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here