Água benta foi retirada do acesso aos fiéis na Matria Nossa Senhora d'Ajuda Foto: Equipe Positiva

 

Atualizada as 15:40

Equipe Positiva fez levantamento e mostra que orgãos e instituições de vários setores tomaram  iniciativas para evitar o Coronavírus

A rápida disseminação do Coronavírus, declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está causando preocupação nas pessoas e colocou o setor de saúde em situação de alerta. Para evitar o contágio algumas medidas preventivas estão sendo adotadas em Três Pontas para evitar a chegada do Covid-19.

A Câmara Municipal fechou o acesso da população as sessões ordinárias realizadas toda segunda-feira, a partir de hoje 16 de março até o dia 30 de março. O Poder Legislativo afirma que segue os protocolos adotados em todo o país. Quem quiser, pode acompanhar as sessões ao vivo pela internet, no site oficial da Câmara.

Nas três paróquias da cidade, a recomendação recebida pela Diocese da Campanha, mudou hábitos tradicionais durante as celebrações religiosas. Durante as missas não são dados o “abraço da paz” e os fiéis não dão as mãos. A eucaristia está sendo recebida nas mãos e não diretamente na boca. As visitas aos doentes e idosos e de levar a comunhão para eles em casa e no Hospital fossem suspensas. As águas que ficavam nas portas das igrejas foram retiradas, como na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, onde um aviso foi colocado informando os fiéis.

De acordo com o paróco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre André Rodrigues Villas Boas, eventos também foram cancelados, como a Jornada Diocesana da Juventude que seria realizada no fim do mês em Nepomuceno e o Encontro dos Acólitos da Forania Beato Padre Victor.

Nesta segunda-feira (16), começa o mutirão de confissões, mas os padres estão orientando as pessoas a não irem se tiverem com gripe ou alguma doença respiratória. As portas e janelas ficarão abertas e os confessores e penitentes terão disponível álcool em gel.

A Pastoral Nacional da Pessoa Idosa, comunicou a suspensão das visitas domiciliares. São 170 mil pessoas idosas visitas em todo Brasil.

A Pastoral Catequética da Diocese da Campanha, considerando o grande número de catequistas idosos, está recomendando que suspenda as atividades da Catequese nas paróquias de toda a Diocese da Campanha (Catequese Batismal, Catequese com crianças e adolescentes, Catequese com adultos). Os encontros retornarão assim que as autoridades indicarem que as medidas não são mais necessárias.

Todas as cirurgias eletivas marcadas no Hospital Unimed foram canceladas. Apenas procedimentos de urgências serão realizados. A decisão foi tomada neste sábado (14), e segundo o diretor técnico da unidade de saúde, Dr. Cláudio Márcio de Carvalho Silva, esta é uma medida de prevenção, já que casos de Coronavírus podem precisar de internação no hospital e ficar isoladas.

Na Vila São Vicente de Paulo, a direção restringiu por enquanto as visitas de grupos de pessoas. Como os idosos é o maior grupo de risco, as precauções serão tomadas nas visitas ao lar. Entrarão apenas um familiar por vez, para cada um dos que residem na instituição e todos deverão fazer a higienização das mãos com álcool em gel ou água na chegada. Caso haja outras orientações de órgãos de saúde, todas as visitas serão proibidas. A Vila Vicentina conta atualmente com 27 homens e 31 mulheres. As visitas são de segunda a sábado de 14h as 15h e aos domingos de 14h as 16 horas.

Vila Vicentina está restriguindo as visitas aos idosos que residem no lar

A Justiça Eleitoral emitiu um comunicado em que mostra, que entre os dias 16 de março e 7 de abril, o atendimento no Cartório Eleitoral de Três Pontas, será unicamente pelo sistema de agendamento, a fim de se evitar a aglomeração de pessoas na fila. A chefe do Cartório Maria Rosa Guimarães Miari, disse que a biometria ainda não é obrigatória nos municípios de Santana da Vargem e Três Pontas. 

Na Faculdade de Três Pontas, a Fateps, que integra o Grupo Unis, as aulas não serão suspensas, mas todos os colaboradores, professores e alunos acima de 60 anos serão preventivamente afastados. No caso dos professores, que se enquadram nesta faixa etária darão suas aulas on-line usando os recursos tecnológicos que já são utilizados.

O Unis Sênior está com suas atividades suspensas temporariamente e o VI Congresso Internacional do Unis que seria realizado em maio também foi suspenso e será remarcado posteriormente.

Além disso, o Unis está disponibilizando álcool em gel em todas as salas de aula e corredores do setor técnico administrativo. As janelas serão mantidas abertas para a circulação de ar, mesmo em ambientes que haja ar condicionado.

O Tribunal de Justiça adotou medidas temporárias de prevenção. Os juízes devem realizar audiências com apenas as pessoas que são indispensáveis. O acesso as dependências do Fórum Dr. Carvalho de Mendonça está restrita aos servidores e pessoas que tenham sido intimadas.

Fórum Dr. Carvalho de Mendonça em TP

O Sesi divulgou nota nas redes sociais, informando que as atividades nos clubes em todo o Estado estão interrompidas, juntamente com todas as atividades esportivas, a partir desta segunda-feira (16). O clube está fechado provisoriamente. A instituição informou que até 31 de março, parte das atividades abertas ao público estará suspensa, como precaução e por cuidado com a saúde humana.

A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) também aderiu a suspensão das atividades para seus associados e estará fechada desta segunda-feira (16), até o dia 05 de abril.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) considerando a vulnerabilidade das populações prisional e socioeducativa, tomou as primeiras medidas desde sexta-feira (13). No Presídio “Rita de Cássia da Luz”, em Três Pontas e em todas as unidades prisionais de Minas Gerais, a visitação está restrita a um visitante por preso. As visitas íntimas estão suspensas assim a entrada de pessoas com 60 anos ou mais. Todos os visitantes serão submetidos a uma avaliação das condições gerais de saúde a fim de evitar a transmissão do vírus à população prisional.

Além dessas medidas, a Sejusp está preparando unidades para receber os possíveis contaminados, caso ocorram, e, dentre outras medidas, com foco na preservação da saúde da população carcerária, dos servidores e dos prestadores de serviço dos sistemas penitenciário e socioeducativo.

A Sejusp possui protocolos de atuação interna nas unidades prisionais e socioeducativas, com fluxos definidos, de acompanhamento de saúde e observação de presos, jovens, servidores e colaboradores que possam apresentar qualquer sintoma de gripe ou histórico de viagem para o exterior.

Presídio restringiu visitas em prevenção ao Coronavírus. Foto: Arquivo

Governo de Minas e ALMG

O Governo de Minas Gerais decretou na sexta-feira (13), a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias. A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada. O Governo ressalta a importância da iniciativa privada seguir também as orientações do Ministério da Saúde.

Neste domingo (15) Zema publicou outro Decreto, em que impede o retorno ao trabalho, de servidores que estiveram em localidades com alto índice de transmissão comunitária do vírus e a antecipação do recesso escolar a partir da próxima quarta-feira (18). Sendo assim, todas as escolas da rede estadual de ensino estarão com suas atividades paralisadas a partir desta quarta-feira (18) até o dia 1º de abril.

O governador Zema também ressaltou que não há motivo para pânico e que as medidas adotadas até o momento são preventivas.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também adotou um novo protocolo, que passa a vigorar na Casa, a partir desta segunda-feira (16) e foram comunicadas pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), na sexta-feira (13).

“Vamos tomar algumas medidas de restrição de público. Todos sabem que a Assembleia valoriza muito a participação popular, ela se dará através das redes sociais e das perguntas em tempo real nas audiências públicas. Vamos transmitir todas as reuniões pela TV Assembleia, ou pela internet, para que esta participação possa se dar em sua plenitude”, enfatizou o presidente da ALMG.

Entre as ações que a Assembleia adotará estão a restrição de atividades com aglomeração de pessoas na sua sede e o cancelamento de audiências no interior do Estado. Serão mantidas reuniões de Plenário e de comissões relacionadas ao processo legislativo, com presença restrita a deputados e funcionários da Casa, além da imprensa credenciada.

Diariamente, passam pela Assembleia cerca de 6 mil pessoas, provenientes de diversas regiões do Estado. Com tal fluxo, o coronavírus, dada a sua rápida propagação (pelo ar e em superfícies contaminadas) poderia ser transmitido mais rapidamente, inclusive sendo levado ao interior do Estado. Daí a necessidade de reduzir aglomerações.

Outra medida confirmada foi o reforço na higienização da ALMG, principalmente em áreas de uso comum (como banheiros, elevadores, corrimãos), e a instalação de pontos com dispensers de álcool-gel. As medidas adotadas pela Assembleia não têm prazo para se encerrarem, elas permanecerão enquanto houver risco de propagação do vírus.

O presidente da Casa esclareceu que as medidas restritivas não vão interferir no andamento dos trabalhos legislativos e todos os prazos nos trâmites dos projetos permanecem inalterados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here