Fotos: Arquivo EP

 

 

A maior voz do rádio trespontano se calou de vez. A política perdeu um ícone e a população, um esteio

Dezenas de afilhados ficaram órfãos de padrinho. A política trespontana perdeu uma pessoa que se dedicou durante muitas décadas anos ao desenvolvimento de Três Pontas. O rádio sul mineiro perdeu de vez, um ícone que com seus bordões acordou centenas de pessoas todos os dias com o seu Alvorada Sertaneja.

Três Pontas acordou com a notícia da morte do ex radialista e ex vereador Ruy Quintão. “O mais amigo”. Ele nasceu em 31 de outubro de 1927, em Volta Grande (MG). Foi casado durante 63 anos, com Maria Campos Quintão, que faleceu no dia 02 de maio de 2021. Dona Maria foi sua grande companheira, de todas as horas. Ruy Quintão faleceu em casa, foi levado para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), mas já estava morto.

Ruy morou durante um tempo em Santana da Vargem, onde era dono de um bar. Muito falante e sempre interessado no desenvolvimento de sua região, participou da emancipação política de Santana, preparando toda a documentação e oficializando o ato, juntamente com o saudoso Monsenhor José Ribeiro.

Já de volta a Três Pontas, em 1958, foi candidato a vereador pela primeira vez pela Aliança Social Trabalhista e com 120 votos ficou com a suplência. Somente em 1960 foi empossado. A partir dai não parou mais e cumpriu sete mandatos como vereador, sendo seis deles de quatro anos e um de seis. Quando não era eleito, trabalhava para os prefeitos da época. Foi secretário municipal em duas oportunidades. Também por duas vezes conseguiu ser o recordista de votos em Três Pontas. Há cerca de 30 anos, na administração de João Vicente Diniz, foi eleito vereador com 672 votos, um marco naquele tempo. A façanha se repetiu na administração de Nilson Vilela em 1992, quando recebeu 850 votos, sendo eleito novamente para a Câmara.

A última eleição que disputou aconteceu em 2001, ao que justifica ter saído derrotado porque trabalhou mais para a ex-prefeita Adriene Andrade e não para si. Apesar da filiação em um partido político, a corrida eleitoral já não atraiu Ruy Quintão mas ele sempre foi envolvido com as questões municipais.

Durante 30 anos, todo Natal fazia a ceia para mais de 100 presos. Centenas de casas foram reformadas com a sua ajuda. Dezenas de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas serviam quem precisava de ajuda. Foram muitos anos de campanhas de cestas básicas, do agasalho, do brinquedo, entre tantas outras.

Durante 56 anos, apresentou na Rádio Três Pontas AM, o Programa “Alvorada Sertaneja” de segunda a sábado 5:00 as 9:00 da manhã. Foi o locutor mais ouvido em toda a região. Acordava os trespontanos e sul mineiros com seus bordões que ficaram famosos e são conhecidos até hoje: “olha a hora minha gente, olha a hora; relógio que atrasa não adianta; acerte o seu pelo meu”. Apresentou também o programa que levava seu nome e que apresentava duplas, trio e grupos sertanejos. Foi espelho e fonte de inspiraçãopara muita gente que sonhava em atuar no rádio. Foi um dos criadores do Encontro de Companhias de Reis, apresentou durante muitos anos a Exposição Agropecuária de Três Pontas e fazia brincadeiras na época, que ficaram na memória dos trespontanos. Narrou as partidas do Três Pontas Atlético Clube, o glorioso Tac e é dono do bordão “vai rasgando Tacão”. Realizou também caravanas para que o torcedor pudesse assistir as partidas e torcer pelo primeiro time do seu coração, o Tac, depois o Flamengo.

No centro da foto, com o certificado que recebeu, Ruy Quintão, juntamente com os vereadores Coelho, Flavão, Robertinho e Luisinho. Foto: Aqruivo EP

Em dezembro de 2018, durante a inauguração da entrega das obras de reestruturação e modernização do prédio da Câmara Municipal, ele foi um dos homenageados, ao lado dos seus ex-colegas Itamar Duarte, José Darcy Pereira, os dois já faleceram. Na época, o radialista recordou de quanta coisa fez pelo povo através do rádio e da política. Depois que discursou, saiu da Tribuna, foi até a esposa que estava assentada junto ao público e a beijou.

Em novembro de 2021, o Município entregou a revitalização do Estádio Municipal Ruy Campos Quintão, no Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário. O evento contou com a presença do deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que disponibilizou recursos de emenda parlamentar e também do homenageado.

Inauguração da revitalização do Estádio que leva o nome de Ruy Quintão

O prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia (PSD), concedeu entrevista por telefone à Equipe Positiva e lamentou a perda de seu amigo e colega de vereança. Os dois foram vereadores juntos, inclusive quando Marcelo foi presidente da Câmara. O gestor lembra que a cidade tem um carinho muito grande por ele. Deixando as condolências aos familiares, o prefeito lamenta não poder participar deste momento de despedida.

O vice prefeito Luis Carlos da Silva (PP), disse que foi muito feliz em poder homenageá-lo em vida, quando fez uma inauguração na Câmara em 2018. Ruy foi um dos campeões em número de mandatos. O ex-presidente do Poder Legislativo destacou que ele foi carismático, brincalhão, pessoa de fé e preocupado sempre em ajudar os outros.

O prefeito Marcelo e o vice Luisinho estão em viagem a Brasília durante toda a semana e por isso não poderão participar do velório e sepultamento de Ruy Quintão.

Quem lembra de Ruy Quintão desde criança é o diretor executivo do Instituto de Transporte e Logística (ITL). O radialista viu João Victor nasceu e literalmente o pegou no colo. Quando morava na roça e ia aos comícios do ex-prefeito João Vicente Diniz, Ruy fazia questão de colocá-lo em cima dos caminhões que serviam como palco. João diz ter entrado na política pelas mãos de Ruy. Ele morou na casa dos seus avós que eram vizinhos dele. Em 1997, eles trabalharam juntos durante quatro anos na Câmara, quando João foi eleito vereador.  “Ruy fez muito bem para Três Pontas, de um jeito brincalhão e sou testemunho disso. Na terra, ele plantou caridade, bondade, pensando nos menos favorecidos. Para nós trespontanos, que conhecemos ele é um dia muito triste”, lamentou João Victor.

O corpo de Ruy está sendo velado no Plenário da Câmara Municipal até as 17:00 horas e em seguida será transladado para o Cemitério Municipal onde acontecerá o sepultamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here