(FOTO: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press/Superesportes)

Por Loui Jordan

Em mais um final de semana recheado de jogos pelos principais Campeonatos Estaduais do Brasil, poucos jogos empolgaram. Os grandes resultados dos times tidos como grandes, foram as vitórias de Atlético Mineiro, Flamengo e Santos, três vitórias completamente distintas no que tange o momento dos clubes. Em quanto Minas Gerais não tem um time favorito ao título, no Rio de Janeiro, a coisa é diferente, os campeonatos mais interessantes desse ponto de vista, têm sido o Paulista e o Gaúcho.

Campeonato Mineiro

A 8ª rodada do Campeonato Mineiro foi encerrada nesse domingo (08). No sábado (07), tivemos o grande jogo da rodada, Atlético e Cruzeiro. O Galo venceu por 2 a 1, a vitória anima, mas o time ainda precisa evoluir e acertar pontos defensivos e de transições. O Atlético foi bem na primeira etapa, enquanto o Cruzeiro melhorou na segunda. A raposa aliás, terá que melhorar no setor de criação, em certos momentos tem sido pouco efetiva e criativa.

Os outros duelos foram marcados pelos triunfos de Caldense e Tombense, que fazem excelente campeonato se observarmos suas expectativas. E o outro duelo, fui do líder América, que ficou no 1 a 1 com o resistente Boa Esporte e um “alerta” merece ser dado: talvez Atlético ou Cruzeiro, quem sabe até os dois, mas é mais difícil, talvez um dos dois fique de fora das semifinais, haja visto o desempenho dos times do interior, aliado a performance obtida na média das partidas de Cruzeiro e Atlético, a ausência na semifinal seria absolutamente normal pelo futebol executado e ao mesmo tempo, considerado uma ratificação das atuações no torneio.

Campeonato Paulista

No Paulistão a 9ª rodada será encerrada nesta segunda-feira com Ponte Preta recebendo o Bragantino. No que envolveu o encontro desse fim de semana, se viu mais do mesmo em se tratando do Corinthians. O clube mais uma vez ficou no empate, 1 a 1 com o Novorizontino, detalhe, o Timão segue tendo dificuldades em fazer gols nas partidas e corre risco de não se classificar para a próxima fase.

Os outros três gigantes vivem realidades opostas ao time do Parque São Jorge. O São Paulo poupou praticamente todo o time titular, acabou sendo derrotado para o Botafogo de Ribeirão Preto, 1 a 0 e o Tricolor vai pressionado para a Libertadores. Já o Palmeiras, deixou escapar a chance de se tornar líder do campeonato nesse momento, o time recebeu a Ferroviária e ficou no 1 a 1, é bem verdade que utilizou time alternativo e só no segundo tempo colocou peças-chave, mesmo assim não foi o suficiente, o time aos poucos vai mostrando o jeito Luxemburgo de jogar, ofensivo, mas com adaptações interessantes.

Por fim, o Santos. Aos poucos tem demonstrado que está engrenando. Após a vitória no principal torneio do continente, o Peixe fez 3 a 1 no Mirassol e somou três pontos importantes, a sequência de trabalha para Jesualdo, merece cautela. No Paulista é assim, o Palmeiras e São Paulo estão melhores, porém, o Santo André e outros times do interior podem muito bem aprontar. Vale informar que o Santo André é o líder geral com 19 pontos.

Campeonato Carioca

No Carioca tudo segue como imaginado. No clássico de sábado (07) no Maracanã, o Flamengo fez 3 a 0 no Botafogo. O Fogão reclama de um gol anulado, a reclamação tem indícios fortes, no entanto, no segundo tempo o Flamengo mostrou sua eficiência e aplicou seu jogo rápido, intenso e coletivo, o Botafogo é um time que está se ajeitando, mas ainda não consegue fazer sequer sombra para o rubro-negro. Importante ressaltar que em muitos momentos, apesar do 3 a 0, o time alvinegro se postou bem defensivamente.

Em ralação aos outros dois gigantes, o Vasco despensa apresentações. O time que ainda não venceu na Taça Rio, amargurou o empate sem gols contra o Volta Redonda. O time precisa de reforços em cada setor do campo e claro, adquirir mais repertório. Já o Fluminense, venceu por 4 a 0 o Resende, mais uma goleada que empolga, no entanto, é apenas o Campeonato Carioca que não serve de base. O Flu é promissor e joga um futebol envolvente, mas não é favorito a nada.

Por mais que os times tradicionais do estado do Rio de Janeiro, que não sejam os quatro grandes tenham suas estratégias, caso de Boa Vista, Volta Redonda, etc, o Flamengo está literalmente em outro patamar.

Campeonato Gaúcho

Por fim o Gaúcho. O Grêmio venceu, embora com placar magro, mas venceu com o gol do bom jogador Pepê. O adversário na ocasião foi o Pelotas. Já o Colorado, trinfou diante do Brasil de Pelotas, o resultado foi 2 a 0, dois gols de Patrick, validando a tese que o forte do Inter ou o principal setor do Inter, é o meio de campo. Tanto Grêmio, quanto Inter, são favoritos, mas não podemos nos esquecer do campeão do primeiro turno, o Caxias.

A 2ª rodada do Campeonato Gaúcho que está no seu segundo turno, será encerrada nesta segunda (09), com São Luiz recebendo o competitivo, Caxias. O Grêmio joga mais bonito, o Inter é mais físico e competitivo, o Caxias é adaptável e com uma estratégia bem definida.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here