Por Loui Jordan

Eis que o Campeonato Brasileiro conheceu mais um líder, o Internacional é o sexto líder diferente da competição. O time gaúcho assumiu a primeira colocação após bater o Flamengo por 2 a 1 em Porto Alegre pela 23ª rodada. O colorado que viveu seus piores momentos nos últimos dois anos, tem o prazer de desfrutar da liderança do torneio que não vence desde 1979. O Inter já vinha há algum tempo, brigando rodada a rodada pelo topo, por mais que hoje o gigante da beira-rio seja o “comandante”, outros consideráveis concorrentes estão na sua cola.

O mais novo líder

A rodada 23 do Brasileirão teve início quarta-feira (5), os duelos prometiam muito e acabou se cumprindo esse prognóstico.O Inter recebeu o Flamengo, o jogo foi equilibrado em termos de finalizações por exemplo, mas o time da casa teve chances mais claras. Barbieri colocou um Flamengo mais alternativo em campo devido aos desfalques e ao rodízio de atletas. O rubro-negro não soube fazer coincidir posse de bola com finalizações perigosas.

O time do Rio Grande do Sul abriu o placar cedo com Pottker aos 5 minutos, só aos 11 minutos da etapa final o Flamengo conseguiu empatar com o“caro” e criticado Vitinho em um belo chute. O internacional, assim como o adversário, precisa vencer. O Inter vinha de empate com o Cruzeiro e o Flamengo de derrota para o Ceará, acabou que o Flamengo não sustentou a igualdade no placar por mais de 3 minutos e aos 13 o Inter voltou a frente no marcador com o gol de cabeça do bom volante Rodrigo Dourado.

O Inter conseguiu dosar o jogo e venceu o “duvidoso” Flamengo, é claro que para assumir a ponta da tabela, o colorado dependia da derrota do São Paulo para o Atlético Mineiro em Belo Horizonte e não deu outra, o galo venceu e o Inter no critério de desempate, (saldo de gols) ficou com o 1º lugar. A equipe de Edenílson, Lomba, Patrick e companhia, está com 46 pontos, já o Flamengo que parece estar sempre testando a confiança de seus desempenhos, está com 41 pontos e já não tem o mesmo ímpeto de outrora.

Fortes concorrentes

No momento são 6 times que brigam pelo título: Internacional e São Paulo possuem uma irrisória vantagem em se tratando de que o campeonato está na 23ª rodada. O São Paulo chegou a liderar nas últimas seis rodadas, o problema para a equipe paulista parece ser o elenco com poucas peças a altura de uma eventual reposição e também é verdade que o time foi prejudicado nos jogos contra Fluminense e o próprio Atlético Mineiro. O bom para são-paulino e colorados é que eles só disputam o torneio de pontos corridos, a mesma situação que vive o galo.

O principal desafiante ao título para Internacional e São Paulo, é o Palmeiras. É óbvio que o Grêmio está por perto também, no entanto o time dirigido por Felipão está fazendo uma campanha irretocável no pós-Copa, além é claro, de contar com um elenco “recheado”. Felipão conseguiu extrair de seus jogadores algo chamado de competitividade. O time luta e estrategicamente e taticamente, é equilibrado a ponto de sofrer poucos gols. O Grêmio chega logo atrás do alviverde, Renato Gaúcho e seus comandados possuem um problema, oscilam quando encontram adversários da décima colocação para baixo.

Não é apenas sofrer para criar ou até mesmo executar equivocadamente suas oportunidades de gol, o time se encontra algumas vezes limitado no seu repertório e postura de jogo. O tricolor, que é o atual campeão da América, possui o Brasileirão e a Libertadores para disputar e é provável que se dê ao luxo de mesclar a equipe, o que acaba teoricamente prejudicando o desempenho no torneio doméstico. Por fim, o Atlético, mineiro tem um semblante de vitória e comprometimento, porém um futebol oscilante e fraco em diversos momentos.

A oportunidade foi dada a cada uma dessas equipes. O galo por exemplo não é um forte candidato, entretanto o triunfo frente ao São Paulo lhe rendeu a última chance. É claro que o Cruzeiro, Corinthians e talvez outro time, possam ainda surpreender a todos, mas pelo andar da carruagem isso é no mínimo duvidoso. Hoje não temos um favorito, já tivemos o São Paulo com o time acertado, não que isso se desfez, o tricolor segue forte. Observamos também o Flamengo fazendo boas exibições e o Atlético Mineiro mostrando garra, mas o que resta é acompanhar um campeonato disputado e equilibrado, cada um com seu estilo e força.

Tudo em aberto

O Internacional é merecidamente líder, o campeonato segue em aberto com seus favoritos e azarões. A Próxima rodada começa neste sábado (08), a data do futebol marca alguns clássicos para o domingo. Às 16 horas, em Porto Alegre, teremos Internacional recebendo o Grêmio e em São Paulo o derby, Palmeiras recebe o Corinthians do agora Jair Ventura.

Outros jogos importantes terão a devida importância, mas sem dúvida as atenções estarão voltadas para os dois, dos três clássicos da 24ª rodada.

COMPARTILHAR

Comentários