*Provedor Michel Renan prestou contas e deixou contabilidade a disposição de quem queira verificar a aplicação dos recursos

Um sonho de pelo menos 20 anos dos trespontanos, na área da saúde já começou a sair do papel e ganhar forma. É a construção da tão esperada Hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas. Ela está sendo erguida paralelamente aos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ambas já estão em 20% e com uma expectativa enorme para que sejam entregues e colocadas em funcionamento.

Clique aqui e confira

Dando transparência ao investimento calculado em R$5 milhões, para os dois empreendimentos, a Santa Casa criou um Comitê para fazer a gestão das obras. Ele é formado por membros da Irmandade, da direção e administração do Hospital e por profissionais da área da construção civil. O objetivo, segundo o provedor Michel Renan Simão Castro é mostrar à população e as autoridades, onde os recursos financeiros estão sendo empenhados em cada passo da obra.

No fim do mês de junho, será feito uma nova planilha com tomada de preços, realinhando os custos, pois vários itens tiveram aumento. O levantamento para as obras foi feito a um ano e meio atrás e já está defasado. Assim, será avaliada a necessidade ou não de tomar mais recursos para o término das obras.

O provedor fez durante a tarde desta segunda-feira (20), uma prestação de contas de forma geral e deixou a disposição de toda a documentação contábil, mostrando onde cada centavo está sendo investido.

Ele convidou o prefeito Marcelo Chaves, a secretária de Saúde Teresa Cristina Rabello Corrêa, o presidente da Câmara vereador Maycon Machado e membros da irmandade. Como sempre atribui, Michel diz que a conquista é da população trespontana, graças ao empenho de uma união de esforços, de pessoas preocupadas com o bem coletivo. “Nós precisamos estar cada vez mais unidos, para que possamos implementar os melhores esforços em conjunto, pensando em benefício da nossa população”.

Hemodiálise

Os membros do Comitê e as autoridades foram ao canteiro de obras. Iniciaram a visita na futura Hemodiálise, edificada por três empresas – Vinhas Oliveira, Mosaico Engenharia e Consultoria e Gomes e Brito Engenharia, com previsão de conclusão no início de 2022. A Hemodiálise terá uma área total de 1032,00 metros quadrados de área construída, ficará abaixo do setor Psicossocial, mas que vai permitir uma entrada independente, pela Rua Oswaldo Campos Reis, ao lado do Laboratório Municipal Dr. César Alvarenga Gouvêa. O novo serviço da Santa Casa terá capacidade para atender 200 pacientes, em 32 cadeiras, podendo ser ampliada para 40. O espaço será dotado de 6 sanitários, 2 vestiários, copa, cozinha, refeitório, recepção, entrada para ambulância, salas de Hemodiálise, higienização, tratamento de água, manipulação de preparo e elevador.

Leitos de UTI

Os novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), vai ampliar a oferta para os trespontanos e os municípios a que a Santa Casa é referência. Serão 10 novas unidades, totalizando depois de entregueS 22 leitos, sendo 20 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 2 para convênios. A estrutura contará com 2 sanitários, salas de descanso para enfermagem, monitoramento e acolhimento. A obra de 320 metros quadrados está sendo erguida pela Figueiredo Engenharia, em dois pavimentos que vai ligar a UTI atual, totalizando 662,14 metros quadrados e a previsão é que seja finalizada no fim do ano.

A Santa Casa conta atualmente contamos com 20 leitos de UTI no Hospital, sendo 14 leitos para Covid-19 e 6 leitos para UTI geral, sendo que 10 dos 20 leitos mencionados serão acrescidos aos leitos de UTI geral com a ampliação.

OPINIÕES

“Eu queria mais uma vez parabenizar a todos envolvidos  dizer Michel que fico muito feliz de ver essas parcerias ajudando muito Três Pontas e mais uma vez enaltecer a forma transparente como é conduzida a Santa Casa e agora este grande sonho. Quero aproveitar e parabenizar todos os prefeitos da microrregião nossa por este fortalecimento da nossa microrregião. Hoje já existe um entendimento de todos da importância do nosso Hospital, não apenas aqui para a micro, mas tem outros municípios que entenderam e estão ajudando, porque viram a importância do fortalecimento da saúde no interior. Prefeito Marcelo Chaves

Quem trabalha na saúde há 40 anos como eu, sabe o quanto é importante o município possuir uma Hemodiálise. É um trabalho realizado com pessoas que tem dificuldades de usar os rins e de filtrar as impurezas do organismo. Então, é um procedimento desgastante, sofrido. Hoje a referência na Hemodiálise é Varginha, mas eu já tive paciente que precisou fazer Hemodiálise em Pouso Alegre. Três Pontas está ganhando é um presente. Junto com a Oncologia, a Hemodiálise é para mim, os piores procedimentos que o ser humano pode passar. Secretária de Saúde Tereza Cristina

Gostaria de agradecer o convite feito pelo Michel Renan para estar aqui nesta apresentação da prestação de contas. Sabemos o quanto é importante a publicidade. Mais do que isso, a gente sabe que a eficiência é a forma de trabalhar do Michel com muita honestidade e esforço. Quero em nome da Câmara, como presidente, colocar mais uma vez a Câmara a disposição na votação de projetos e parcerias e pedir que São Francisco de Assis, nos ilumine e nos proteja e principalmente todos os funcionários da Santa casa e o Michel que está à frente, trazendo novos serviços e melhorias para toda nossa população. Presidente da Câmara vereador Maycon Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here